Questões Sobre Evasão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 51
- A)O fracasso e a evasão escolar são consequências normais e inevitáveis, uma vez que os estudantes de nível socioeconômico mais desfavorecido não têm acesso a bens culturais e sociais.
- B)O desenvolvimento intelectual inferior e o fracasso escolar estão associados somente à privação de estímulos durante a infância.
- C)O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros.
- D)O fracasso escolar tem origem apenas nas carências culturais dos estudantes das classes populares, por isso o impacto sobre esses discentes é mais grave e destruidor.
- E)Os maiores índices de repetência e evasão escolar estão entre os alunos de nível socioeconômico mais baixo, o que evidencia os déficits mentais e a necessidade de maior envolvimento de suas famílias com a escola.
A alternativa correta é C)
A evasão, repetência e fracasso escolar são temas complexos que envolvem múltiplos fatores sociais, econômicos e pedagógicos. Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é a C), que afirma: "O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros."
Essa afirmação reflete uma crítica amplamente discutida na sociologia da educação, especialmente a partir das contribuições de autores como Pierre Bourdieu. O sistema educacional, em muitos casos, reproduz desigualdades ao validar conhecimentos e comportamentos associados às elites, desconsiderando as realidades e saberes de estudantes de classes menos favorecidas. Isso cria barreiras invisíveis que contribuem para o fracasso escolar.
As demais alternativas apresentam visões reducionistas ou deterministas. A alternativa A) naturaliza o fracasso como inevitável, ignorando o papel transformador da educação. A opção B) limita o problema à infância, desconsiderando fatores estruturais. A alternativa D) culpabiliza os estudantes, enquanto a E) recai em preconceitos ao associar desempenho a "déficits mentais".
Portanto, a alternativa C) é a que melhor captura a dimensão estrutural do fracasso escolar, destacando como o sistema educacional pode perpetuar desigualdades ao invés de combatê-las.
Questão 52
associados à evasão escolar, assinale a opção correta.
- A)O mercado de trabalho passou a exigir uma formação especializada, reduzindo o custo da escolarização.
- B)As condições de ensino com poucos recursos pedagógicos e a formação deficitária de professores e alunos aumentam os potenciais para o sucesso escolar.
- C)A democratização do acesso à educação elevou as diferenças dos padrões de qualidade entre o ensino privado e o ensino público.
- D)Como o cenário econômico não acompanha o crescimento do acesso ao ensino, o mercado de trabalho absorve cada vez mais os egressos do ensino superior, diminuindo a competição.
- E)A massificação e os custos da expansão do acesso ao ensino superior aumentaram a qualidade do ensino e a competitividade no mercado de trabalho.
A alternativa correta é C)
A evasão escolar é um fenômeno complexo influenciado por diversos fatores macrossistêmicos, como políticas educacionais, condições socioeconômicas e disparidades na qualidade do ensino. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) destaca um aspecto relevante: a democratização do acesso à educação, paradoxalmente, acentuou as diferenças qualitativas entre o ensino público e privado.
Enquanto a expansão do acesso à educação permitiu maior inclusão, a falta de investimentos estruturais no setor público aprofundou desigualdades. Escolas privadas, com mais recursos, mantiveram padrões superiores, enquanto a rede pública enfrenta deficiências crônicas, como infraestrutura precária e formação docente insuficiente. Essa discrepância contribui para a evasão, especialmente entre estudantes de baixa renda que não encontram condições adequadas para permanecer na escola.
As demais alternativas apresentam distorções: em A), a exigência do mercado por especialização aumenta os custos da escolarização; em B), condições de ensino deficitárias reduzem o sucesso escolar; em D), o mercado não absorve egressos com facilidade, mas sim intensifica a competição; e em E), a massificação do ensino superior, sem planejamento, muitas vezes compromete a qualidade. Portanto, a alternativa C) é a única que corretamente relaciona a democratização do acesso com a ampliação das desigualdades educacionais, fator crítico para a evasão.
Questão 53
da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção
correta.
- A)Práticas psicopedagógicas são pouco eficientes se o estudante possuir certas características e determinados atributos individuais, limitações psicomotoras, intelectuais ou sensórias associadas a condições socioeconômicas desfavorecidas.
- B)A democratização dos espaços educativos é garantida essencialmente pelo acesso à educação. Para que a universidade cumpra a sua função social, cada um de seus atores precisa estar consciente de seu papel primordial na transmissão do conhecimento científico.
- C)Para reduzir a evasão e a repetência, é preciso defender as relações de poder hierárquicas entre o educador, a equipe multidisciplinar e o educando. As diferenças na autonomia intelectual precisam ser resgatadas e valorizadas em prol da ordem e da disciplina na sala de aula.
- D)As práticas educativas devem ser revistas, criticadas, estruturadas e reestruturadas continuamente, levando-se em consideração tanto a relação entre professor e aluno, quanto a metodologia, os sistemas de avaliação e a gestão escolar.
- E)A atuação do psicólogo escolar deve ser pautada no histórico das carências culturais dos estudantes e em visões psicologizantes associadas a práticas medicalizantes que têm uma resposta rápida para as queixas escolares.
A alternativa correta é D)
O papel do psicólogo na identificação das causas da evasão e da repetência no ensino superior é fundamental para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz. Entre as opções apresentadas, a alternativa D) destaca-se como a mais adequada, pois aborda a necessidade de uma revisão contínua das práticas educativas, considerando múltiplos fatores que influenciam o desempenho acadêmico.
A alternativa D) propõe uma abordagem holística, que envolve não apenas a relação entre professor e aluno, mas também aspectos metodológicos, sistemas de avaliação e gestão escolar. Essa perspectiva é essencial para compreender as complexidades do fenômeno da evasão e da repetência, que não podem ser reduzidas a causas individuais ou socioeconômicas isoladas.
As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção A) tende a culpabilizar o estudante por suas características individuais, enquanto a B) simplifica o problema ao focar apenas no acesso à educação. A alternativa C) defende relações hierárquicas que podem ser prejudiciais ao processo de aprendizagem, e a E) propõe uma abordagem medicalizante que não considera a complexidade dos fatores envolvidos.
Portanto, a resposta correta é D), pois reflete uma visão sistêmica e crítica do problema, alinhada com o papel transformador que o psicólogo pode exercer no contexto educacional.
Questão 54
Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos
treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino
superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante
preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é
de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.
SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:
<http://convergenciacom.net> (com adaptações).
Tendo as informações do texto precedente como referência e
considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem
como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.
- A)É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
- B)A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
- C)A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
- D)É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
- E)A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
A alternativa correta é E)
O texto apresentado destaca um problema significativo no ensino superior brasileiro: as altas taxas de evasão, que atingem 24,9% no ensino presencial e 28,8% na modalidade a distância. Esse cenário exige uma reflexão sobre as causas desse fenômeno e as estratégias para combatê-lo, incluindo o papel do psicólogo nesse contexto. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra E, que propõe a execução ou aprimoramento de programas de assistência e orientação aos alunos para identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem.
A evasão no ensino superior é um problema multifatorial, envolvendo questões financeiras, adaptação ao ambiente acadêmico, falta de identificação com o curso escolhido e dificuldades pedagógicas. Nesse sentido, a atuação do psicólogo é fundamental, pois ele pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de acolhimento, orientação vocacional e suporte emocional, contribuindo para a permanência e o sucesso dos estudantes.
A alternativa E é a mais adequada porque reconhece a necessidade de intervenções direcionadas às dificuldades específicas dos alunos, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado. Programas de assistência e orientação, quando bem estruturados, podem reduzir a evasão ao oferecer suporte personalizado, ajudando os estudantes a superar obstáculos acadêmicos e emocionais. As demais alternativas, embora abordem aspectos relevantes, não contemplam de forma tão abrangente e direta a importância do acompanhamento individualizado e da detecção de problemas de aprendizagem.
Questão 55
O fracasso escolar pode ser compreendido como a:
- A)não aprendizagem de conteúdos escolares que resulta na repetência e na evasão.
- B)dificuldade da escola de promover a socialização no ambiente escolar.
- C)incapacidade da escola de implementar um projeto político-pedagógico.
- D)não aprovação de 30% dos estudantes no Exame do Ensino Médio (ENEM).
- E)precarização do trabalho dos professores da rede pública em âmbito municipal, estadual e federal.
A alternativa correta é A)
O fracasso escolar pode ser compreendido como a:
- A) não aprendizagem de conteúdos escolares que resulta na repetência e na evasão.
- B) dificuldade da escola de promover a socialização no ambiente escolar.
- C) incapacidade da escola de implementar um projeto político-pedagógico.
- D) não aprovação de 30% dos estudantes no Exame do Ensino Médio (ENEM).
- E) precarização do trabalho dos professores da rede pública em âmbito municipal, estadual e federal.
O gabarito correto é A.
Questão 56
Brasil entre os países que apresentam os mais altos índices
da triste realidade do fracasso escolar. Investigar, desvelar
esse fenômeno em sua complexidade implica explicitar o
que assumimos como sucesso escolar e implica compreender
as formas pelas quais o fracasso é produzido e legitimado
dentro do espaço escolar.”
Pedagógico e questões da contemporaneidade. 2. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007, p.93.
[fragmento]
para falso.
sociais, uma vez que a escola está estruturada para incluir, sendo
um local privilegiado com boa organização de formação.
mediador, constitui num território em constante movimento
de ressignificação do homem, considerando seus sentimentos,
suas dificuldades etc.
sistema que reforça e legitima uma sociedade seletiva, desigual
e excludente.
através da reprovação e da repetência, criando oportunidades
para a evasão escolar.
- A)V, F, F, V.
- B)F, V, V, F.
- C)F, F, V, F.
- D)F, F, V, V.
- E)V, V, F, F.
A alternativa correta é D)
O fracasso escolar no Brasil é um fenômeno complexo que reflete não apenas as limitações individuais dos alunos, mas principalmente as falhas estruturais do sistema educacional e da sociedade como um todo. Como apontado no fragmento de Almeida e Placcco, esse problema está intrinsecamente ligado a questões como analfabetismo, repetência e evasão, que colocam o país em posição desfavorável no cenário educacional internacional.
Ao analisar as afirmativas, percebe-se que a primeira é falsa (F), pois contradiz a realidade de que muitas escolas brasileiras não estão adequadamente estruturadas para incluir todos os alunos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A segunda afirmação também é falsa (F), já que o fracasso escolar não pode ser concebido como um processo mediador positivo, mas sim como um resultado negativo do sistema.
As duas últimas afirmações são verdadeiras (V). A terceira corretamente identifica o fracasso escolar como produto de uma estrutura social e política desigual, enquanto a quarta demonstra como esse fracasso se manifesta concretamente através da reprovação, repetência e evasão. Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa D.
Essa análise revela que o fracasso escolar não é um problema isolado, mas sim sintoma de desigualdades mais profundas que precisam ser enfrentadas tanto no âmbito educacional quanto no social e político. Somente através de uma abordagem multidimensional será possível transformar essa realidade e construir um sistema educacional verdadeiramente inclusivo e eficaz.
Questão 57
“A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. Um
documento hindu, de origem milenar, denominado Bhagavad-Gita, refere-se ao ser humano como sendo uma
criatura engajada na ação, pois ‘mesmo sua vida física não saberia sobreviver sem ação’ (Bhagavad-Gita. Capítulo
III, versículos 6-8-47). E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. Em geral, o ser
humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando à consecução de
objetivos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista, ou seja, supõe fins a atingir. A educação, sendo
uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a
atuação de educadores e educandos está voltada para a consecução de objetivos.”
(HAYDT, 2004)
Considerando o trecho citado e que os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: geral ou
específico, assinale a alternativa que representa um objetivo geral.
- A)Analisar os motivos da evasão escolar na escola “X”.
- B)Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos.
- C)Identificar o nível de interesse dos alunos na escola “X”.
- D)Verificar a relação entre professores e alunos na escola “X”.
A alternativa correta é A)
O trecho citado de Haydt (2004) destaca a natureza finalista da ação humana, especialmente no contexto educacional, onde a atividade pedagógica é orientada por objetivos claros. Esses objetivos podem ser classificados em dois níveis: gerais e específicos. Enquanto os objetivos específicos são mais direcionados e mensuráveis, os objetivos gerais abrangem uma visão mais ampla e estrutural do processo educativo.
No caso da questão apresentada, a alternativa A) Analisar os motivos da evasão escolar na escola "X" representa um objetivo geral, pois busca compreender um fenômeno complexo e multifatorial, sem se limitar a aspectos pontuais. Esse tipo de objetivo permite uma abordagem mais abrangente, que pode subsidiar a formulação de políticas e estratégias educacionais mais efetivas.
As demais alternativas (B, C e D) apresentam objetivos mais específicos, pois focam em aspectos particulares da realidade escolar, como prioridades dos alunos, nível de interesse ou relações interpessoais. Embora relevantes, esses objetivos não possuem a mesma amplitude do objetivo geral, que busca entender as causas profundas de um problema estrutural como a evasão escolar.
Portanto, a alternativa correta é de fato a A), que melhor representa um objetivo geral no contexto educacional, alinhando-se com a perspectiva de ação finalista descrita no texto base.
Questão 58
Em relação ao fracasso escolar, NÃO podemos afirmar que
- A)desde o início da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa na escola tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no País.
- B)no ensino fundamental, o eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita.
- C)o fracasso escolar pode ser observado com mais clareza nos dois gargalos em que se concentra a maior parte da repetência: no fim da primeira série (ou mesmo das duas primeiras) e na quinta série.
- D)sabe-se que os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais — inaceitáveis mesmo em países muito mais pobres — não estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever.
A alternativa correta é D)
O fracasso escolar é um tema complexo e multifacetado, que tem sido amplamente discutido no contexto da educação brasileira. Ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar que a alternativa D) é a única que não pode ser considerada correta, conforme o gabarito indicado.
A alternativa A) destaca que, desde a década de 80, o ensino de Língua Portuguesa tem sido central nas discussões sobre a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Essa afirmação é verdadeira, pois a língua materna é frequentemente apontada como base para o desenvolvimento das demais habilidades acadêmicas.
Já a alternativa B) menciona que, no ensino fundamental, o fracasso escolar está frequentemente associado às dificuldades de leitura e escrita. Isso também é válido, já que essas habilidades são fundamentais para o progresso do aluno em todas as disciplinas.
A alternativa C) aponta os dois momentos críticos em que a repetência se concentra: no final da primeira série (ou das duas primeiras) e na quinta série. Essa observação está alinhada com os dados educacionais, que mostram esses períodos como pontos de maior evasão e reprovação.
Por fim, a alternativa D), que é a incorreta, afirma que os altos índices de repetência nas séries iniciais não estão diretamente ligados às dificuldades de leitura e escrita. Essa afirmação é equivocada, pois justamente essas habilidades são consideradas determinantes para o sucesso ou fracasso dos alunos nos primeiros anos escolares. A dificuldade em ler e escrever é um dos principais fatores que contribuem para a repetência e a evasão, especialmente em um país como o Brasil, onde as desigualdades educacionais ainda são marcantes.
Portanto, a resposta correta é D), pois contradiz a realidade educacional brasileira e as pesquisas sobre o tema.
Questão 59
os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão
escolar, esgotados os recursos escolares, e os casos de
elevados níveis de repetência devem ser
- A)encaminhados pela professora à direção da escola, para a devida advertência do aluno.
- B)comunicados ao Conselho Tutelar pelos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental.
- C)notificados à secretaria da escola, pelo professor, para devido registro no livro de ocorrências.
- D)registrados no diário de classe, para posterior notificação ao Conselho de Escola.
A alternativa correta é B)
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a educação é um direito fundamental garantido a todos os jovens, cabendo ao Estado, à família e à sociedade assegurar sua efetivação. O texto apresentado aborda uma questão específica relacionada à reiteração de faltas injustificadas, evasão escolar e altos índices de repetência, situações que demandam medidas além das ações pedagógicas internas da escola.
O ECA estabelece que, quando os recursos escolares se esgotam diante de casos graves como esses, a comunicação ao Conselho Tutelar é o procedimento adequado. Isso porque o Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, podendo intervir de forma mais ampla, inclusive acionando a família, a rede de proteção social ou o Ministério Público, se necessário.
A alternativa B está correta, pois reflete a obrigação legal dos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental de comunicar tais situações ao Conselho Tutelar. As demais opções, embora possam fazer parte do fluxo interno da escola, não atendem à exigência legal de notificação ao órgão competente quando as medidas escolares se mostram insuficientes.
Portanto, a resposta correta é B) comunicados ao Conselho Tutelar pelos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental, conforme determina o ECA para garantir a proteção integral do aluno em situação de vulnerabilidade educacional.
Questão 60
- A)não se justifica, uma vez que as taxas de frequência e conclusão do Ensino Médio estão muito próximas de sua totalidade.
- B)não faz sentido, uma vez que as escolas e os professores não devem se ocupar de uma tarefa exclusiva das famílias.
- C)compromete o desenvolvimento curricular.
- D)considera a atual alta taxa de abandono dos alunos do Ensino Médio.
- E)é uma iniciativa desvinculada do contexto educacional e social da atualidade.
A alternativa correta é D)
O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática para reforçar a autoestima e o vínculo dos alunos com a escolarização é uma iniciativa relevante e necessária no contexto educacional atual. A alternativa correta, D), destaca que essa abordagem considera a alta taxa de abandono no Ensino Médio, um problema persistente no Brasil.
Apesar de algumas visões equivocadas, como as apresentadas nas alternativas A) e B), que sugerem que o trabalho do professor é desnecessário ou de responsabilidade exclusiva das famílias, a realidade mostra que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes. A evasão escolar não está resolvida, e estratégias que fortaleçam o pertencimento dos alunos ao ambiente escolar são essenciais para reverter esse quadro.
Além disso, a alternativa C), que afirma que essa iniciativa compromete o desenvolvimento curricular, ignora o fato de que aspectos socioemocionais e a motivação dos alunos são fundamentais para a aprendizagem efetiva. Da mesma forma, a alternativa E), que considera a ação do professor desvinculada do contexto atual, despreza a necessidade de adaptar o ensino às demandas dos jovens, que muitas vezes enfrentam desafios pessoais e sociais que impactam sua permanência na escola.
Portanto, a resposta correta é D), pois o trabalho do professor está alinhado com a necessidade de reduzir o abandono escolar e fortalecer o engajamento dos estudantes, contribuindo não apenas para sua formação acadêmica, mas também para seu desenvolvimento pessoal e social.