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Questões Sobre Evasão Escolar - Pedagogia - concurso

Questão 51

A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, assinale a opção correta.

  • A)O fracasso e a evasão escolar são consequências normais e inevitáveis, uma vez que os estudantes de nível socioeconômico mais desfavorecido não têm acesso a bens culturais e sociais.
  • B)O desenvolvimento intelectual inferior e o fracasso escolar estão associados somente à privação de estímulos durante a infância.
  • C)O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros.
  • D)O fracasso escolar tem origem apenas nas carências culturais dos estudantes das classes populares, por isso o impacto sobre esses discentes é mais grave e destruidor.
  • E)Os maiores índices de repetência e evasão escolar estão entre os alunos de nível socioeconômico mais baixo, o que evidencia os déficits mentais e a necessidade de maior envolvimento de suas famílias com a escola.
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A alternativa correta é C)

A evasão, repetência e fracasso escolar são temas complexos que envolvem múltiplos fatores sociais, econômicos e pedagógicos. Analisando as opções apresentadas, a alternativa correta é a C), que afirma: "O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros."

Essa afirmação reflete uma crítica amplamente discutida na sociologia da educação, especialmente a partir das contribuições de autores como Pierre Bourdieu. O sistema educacional, em muitos casos, reproduz desigualdades ao validar conhecimentos e comportamentos associados às elites, desconsiderando as realidades e saberes de estudantes de classes menos favorecidas. Isso cria barreiras invisíveis que contribuem para o fracasso escolar.

As demais alternativas apresentam visões reducionistas ou deterministas. A alternativa A) naturaliza o fracasso como inevitável, ignorando o papel transformador da educação. A opção B) limita o problema à infância, desconsiderando fatores estruturais. A alternativa D) culpabiliza os estudantes, enquanto a E) recai em preconceitos ao associar desempenho a "déficits mentais".

Portanto, a alternativa C) é a que melhor captura a dimensão estrutural do fracasso escolar, destacando como o sistema educacional pode perpetuar desigualdades ao invés de combatê-las.

Questão 52

Considerando as causas relacionadas aos aspectos macrossistêmicos
associados à evasão escolar, assinale a opção correta.

  • A)O mercado de trabalho passou a exigir uma formação especializada, reduzindo o custo da escolarização.
  • B)As condições de ensino com poucos recursos pedagógicos e a formação deficitária de professores e alunos aumentam os potenciais para o sucesso escolar.
  • C)A democratização do acesso à educação elevou as diferenças dos padrões de qualidade entre o ensino privado e o ensino público.
  • D)Como o cenário econômico não acompanha o crescimento do acesso ao ensino, o mercado de trabalho absorve cada vez mais os egressos do ensino superior, diminuindo a competição.
  • E)A massificação e os custos da expansão do acesso ao ensino superior aumentaram a qualidade do ensino e a competitividade no mercado de trabalho.
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A alternativa correta é C)

A evasão escolar é um fenômeno complexo influenciado por diversos fatores macrossistêmicos, como políticas educacionais, condições socioeconômicas e disparidades na qualidade do ensino. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) destaca um aspecto relevante: a democratização do acesso à educação, paradoxalmente, acentuou as diferenças qualitativas entre o ensino público e privado.

Enquanto a expansão do acesso à educação permitiu maior inclusão, a falta de investimentos estruturais no setor público aprofundou desigualdades. Escolas privadas, com mais recursos, mantiveram padrões superiores, enquanto a rede pública enfrenta deficiências crônicas, como infraestrutura precária e formação docente insuficiente. Essa discrepância contribui para a evasão, especialmente entre estudantes de baixa renda que não encontram condições adequadas para permanecer na escola.

As demais alternativas apresentam distorções: em A), a exigência do mercado por especialização aumenta os custos da escolarização; em B), condições de ensino deficitárias reduzem o sucesso escolar; em D), o mercado não absorve egressos com facilidade, mas sim intensifica a competição; e em E), a massificação do ensino superior, sem planejamento, muitas vezes compromete a qualidade. Portanto, a alternativa C) é a única que corretamente relaciona a democratização do acesso com a ampliação das desigualdades educacionais, fator crítico para a evasão.

Questão 53

No que se refere ao papel do psicólogo na identificação das causas
da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção
correta.

  • A)Práticas psicopedagógicas são pouco eficientes se o estudante possuir certas características e determinados atributos individuais, limitações psicomotoras, intelectuais ou sensórias associadas a condições socioeconômicas desfavorecidas.
  • B)A democratização dos espaços educativos é garantida essencialmente pelo acesso à educação. Para que a universidade cumpra a sua função social, cada um de seus atores precisa estar consciente de seu papel primordial na transmissão do conhecimento científico.
  • C)Para reduzir a evasão e a repetência, é preciso defender as relações de poder hierárquicas entre o educador, a equipe multidisciplinar e o educando. As diferenças na autonomia intelectual precisam ser resgatadas e valorizadas em prol da ordem e da disciplina na sala de aula.
  • D)As práticas educativas devem ser revistas, criticadas, estruturadas e reestruturadas continuamente, levando-se em consideração tanto a relação entre professor e aluno, quanto a metodologia, os sistemas de avaliação e a gestão escolar.
  • E)A atuação do psicólogo escolar deve ser pautada no histórico das carências culturais dos estudantes e em visões psicologizantes associadas a práticas medicalizantes que têm uma resposta rápida para as queixas escolares.
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A alternativa correta é D)

O papel do psicólogo na identificação das causas da evasão e da repetência no ensino superior é fundamental para a promoção de um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz. Entre as opções apresentadas, a alternativa D) destaca-se como a mais adequada, pois aborda a necessidade de uma revisão contínua das práticas educativas, considerando múltiplos fatores que influenciam o desempenho acadêmico.

A alternativa D) propõe uma abordagem holística, que envolve não apenas a relação entre professor e aluno, mas também aspectos metodológicos, sistemas de avaliação e gestão escolar. Essa perspectiva é essencial para compreender as complexidades do fenômeno da evasão e da repetência, que não podem ser reduzidas a causas individuais ou socioeconômicas isoladas.

As demais alternativas apresentam limitações significativas. A opção A) tende a culpabilizar o estudante por suas características individuais, enquanto a B) simplifica o problema ao focar apenas no acesso à educação. A alternativa C) defende relações hierárquicas que podem ser prejudiciais ao processo de aprendizagem, e a E) propõe uma abordagem medicalizante que não considera a complexidade dos fatores envolvidos.

Portanto, a resposta correta é D), pois reflete uma visão sistêmica e crítica do problema, alinhada com o papel transformador que o psicólogo pode exercer no contexto educacional.

Questão 54

    Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos
treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino
superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante
preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é
de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.

                                    SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:

                                       <http://convergenciacom.net>   (com adaptações).

Tendo as informações do texto precedente como referência e
considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem
como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A)É importante considerar, na melhoria do desempenho acadêmico, um conjunto de ações voltadas para as políticas de permanência fundamentadas na insuficiência de condições financeiras e culturais dos alunos.
  • B)A evasão poderá ser reduzida ao ser realizado um acompanhamento efetivo das instituições de ensino superior, sem ênfase ao problema aluno-mercado de trabalho.
  • C)A articulação entre disciplinas, demandas dos alunos e mercado de trabalho é dispensável, uma vez que a evasão tem taxas semelhantes no ensino tanto presencial quanto a distância.
  • D)É importante a avaliação dos processos de ensino, uma vez que as semelhanças entre as taxas de evasão nas duas modalidades de ensino superior indicam a inexistência de falhas no tipo de serviço prestado.
  • E)A execução de programas de assistência e de orientação de alunos deve ser desenvolvida ou aperfeiçoada para serem detectadas as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
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A alternativa correta é E)

O texto apresentado destaca um problema significativo no ensino superior brasileiro: as altas taxas de evasão, que atingem 24,9% no ensino presencial e 28,8% na modalidade a distância. Esse cenário exige uma reflexão sobre as causas desse fenômeno e as estratégias para combatê-lo, incluindo o papel do psicólogo nesse contexto. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra E, que propõe a execução ou aprimoramento de programas de assistência e orientação aos alunos para identificar e solucionar dificuldades de aprendizagem.

A evasão no ensino superior é um problema multifatorial, envolvendo questões financeiras, adaptação ao ambiente acadêmico, falta de identificação com o curso escolhido e dificuldades pedagógicas. Nesse sentido, a atuação do psicólogo é fundamental, pois ele pode auxiliar no desenvolvimento de estratégias de acolhimento, orientação vocacional e suporte emocional, contribuindo para a permanência e o sucesso dos estudantes.

A alternativa E é a mais adequada porque reconhece a necessidade de intervenções direcionadas às dificuldades específicas dos alunos, incluindo aquelas relacionadas ao aprendizado. Programas de assistência e orientação, quando bem estruturados, podem reduzir a evasão ao oferecer suporte personalizado, ajudando os estudantes a superar obstáculos acadêmicos e emocionais. As demais alternativas, embora abordem aspectos relevantes, não contemplam de forma tão abrangente e direta a importância do acompanhamento individualizado e da detecção de problemas de aprendizagem.

Questão 55

O fracasso escolar pode ser compreendido como a:

  • A)não aprendizagem de conteúdos escolares que resulta na repetência e na evasão.
  • B)dificuldade da escola de promover a socialização no ambiente escolar.
  • C)incapacidade da escola de implementar um projeto político-pedagógico.
  • D)não aprovação de 30% dos estudantes no Exame do Ensino Médio (ENEM).
  • E)precarização do trabalho dos professores da rede pública em âmbito municipal, estadual e federal.
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A alternativa correta é A)

O fracasso escolar pode ser compreendido como a:

  • A) não aprendizagem de conteúdos escolares que resulta na repetência e na evasão.
  • B) dificuldade da escola de promover a socialização no ambiente escolar.
  • C) incapacidade da escola de implementar um projeto político-pedagógico.
  • D) não aprovação de 30% dos estudantes no Exame do Ensino Médio (ENEM).
  • E) precarização do trabalho dos professores da rede pública em âmbito municipal, estadual e federal.

O gabarito correto é A.

Questão 56

“O analfabetismo, a repetência e a evasão têm colocado o
Brasil entre os países que apresentam os mais altos índices
da triste realidade do fracasso escolar. Investigar, desvelar
esse fenômeno em sua complexidade implica explicitar o
que assumimos como sucesso escolar e implica compreender
as formas pelas quais o fracasso é produzido e legitimado
dentro do espaço escolar.”
ALMEIDA, Laurindo Ramalho e PLACCO, Vera Maria Nigro e Souza(orgs.) O coordenador
Pedagógico e questões da contemporaneidade
. 2. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007, p.93.
[fragmento]
Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F)
para falso.
( )o fracasso escolar, na maioria dos casos, advém de problemas
sociais, uma vez que a escola está estruturada para incluir, sendo
um local privilegiado com boa organização de formação.
( )o fracasso escolar concebe uma educação que, com seu caráter
mediador, constitui num território em constante movimento
de ressignificação do homem, considerando seus sentimentos,
suas dificuldades etc.
( )o fracasso escolar é parte da estrutura social e política de um
sistema que reforça e legitima uma sociedade seletiva, desigual
e excludente.
( )o fracasso escolar, que leva à exclusão na escola, faz-se presente
através da reprovação e da repetência, criando oportunidades
para a evasão escolar.
A sequência correta é

  • A)V, F, F, V.
  • B)F, V, V, F.
  • C)F, F, V, F.
  • D)F, F, V, V.
  • E)V, V, F, F.
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A alternativa correta é D)

O fracasso escolar no Brasil é um fenômeno complexo que reflete não apenas as limitações individuais dos alunos, mas principalmente as falhas estruturais do sistema educacional e da sociedade como um todo. Como apontado no fragmento de Almeida e Placcco, esse problema está intrinsecamente ligado a questões como analfabetismo, repetência e evasão, que colocam o país em posição desfavorável no cenário educacional internacional.

Ao analisar as afirmativas, percebe-se que a primeira é falsa (F), pois contradiz a realidade de que muitas escolas brasileiras não estão adequadamente estruturadas para incluir todos os alunos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. A segunda afirmação também é falsa (F), já que o fracasso escolar não pode ser concebido como um processo mediador positivo, mas sim como um resultado negativo do sistema.

As duas últimas afirmações são verdadeiras (V). A terceira corretamente identifica o fracasso escolar como produto de uma estrutura social e política desigual, enquanto a quarta demonstra como esse fracasso se manifesta concretamente através da reprovação, repetência e evasão. Portanto, a sequência correta é F, F, V, V, correspondente à alternativa D.

Essa análise revela que o fracasso escolar não é um problema isolado, mas sim sintoma de desigualdades mais profundas que precisam ser enfrentadas tanto no âmbito educacional quanto no social e político. Somente através de uma abordagem multidimensional será possível transformar essa realidade e construir um sistema educacional verdadeiramente inclusivo e eficaz.

Questão 57

“A ação, como sinônimo de atividade, é inerente ao ser humano. O homem é um ser que pensa e age. Um
documento hindu, de origem milenar, denominado Bhagavad-Gita, refere-se ao ser humano como sendo uma
criatura engajada na ação, pois ‘mesmo sua vida física não saberia sobreviver sem ação’ (Bhagavad-Gita. Capítulo
III, versículos 6-8-47). E se o homem age, ele o faz em função de uma finalidade a ser alcançada. Em geral, o ser
humano age tendo em vista um propósito, isto é, ele é impulsionado para a ação visando à consecução de
objetivos. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista, ou seja, supõe fins a atingir. A educação, sendo
uma atividade humana, também se realiza em função de propósitos e metas. Assim, no processo pedagógico, a
atuação de educadores e educandos está voltada para a consecução de objetivos.”

                                                                                                       (HAYDT, 2004)

Considerando o trecho citado e que os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: geral ou
específico, assinale a alternativa que representa um objetivo geral. 

  • A)Analisar os motivos da evasão escolar na escola “X”.
  • B)Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos.
  • C)Identificar o nível de interesse dos alunos na escola “X”.
  • D)Verificar a relação entre professores e alunos na escola “X”.
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A alternativa correta é A)

O trecho citado de Haydt (2004) destaca a natureza finalista da ação humana, especialmente no contexto educacional, onde a atividade pedagógica é orientada por objetivos claros. Esses objetivos podem ser classificados em dois níveis: gerais e específicos. Enquanto os objetivos específicos são mais direcionados e mensuráveis, os objetivos gerais abrangem uma visão mais ampla e estrutural do processo educativo.

No caso da questão apresentada, a alternativa A) Analisar os motivos da evasão escolar na escola "X" representa um objetivo geral, pois busca compreender um fenômeno complexo e multifatorial, sem se limitar a aspectos pontuais. Esse tipo de objetivo permite uma abordagem mais abrangente, que pode subsidiar a formulação de políticas e estratégias educacionais mais efetivas.

As demais alternativas (B, C e D) apresentam objetivos mais específicos, pois focam em aspectos particulares da realidade escolar, como prioridades dos alunos, nível de interesse ou relações interpessoais. Embora relevantes, esses objetivos não possuem a mesma amplitude do objetivo geral, que busca entender as causas profundas de um problema estrutural como a evasão escolar.

Portanto, a alternativa correta é de fato a A), que melhor representa um objetivo geral no contexto educacional, alinhando-se com a perspectiva de ação finalista descrita no texto base.

Questão 58

Em relação ao fracasso escolar, NÃO podemos afirmar que

  • A)desde o início da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa na escola tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no País.
  • B)no ensino fundamental, o eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita.
  • C)o fracasso escolar pode ser observado com mais clareza nos dois gargalos em que se concentra a maior parte da repetência: no fim da primeira série (ou mesmo das duas primeiras) e na quinta série.
  • D)sabe-se que os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais — inaceitáveis mesmo em países muito mais pobres — não estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever.
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A alternativa correta é D)

O fracasso escolar é um tema complexo e multifacetado, que tem sido amplamente discutido no contexto da educação brasileira. Ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar que a alternativa D) é a única que não pode ser considerada correta, conforme o gabarito indicado.

A alternativa A) destaca que, desde a década de 80, o ensino de Língua Portuguesa tem sido central nas discussões sobre a melhoria da qualidade da educação no Brasil. Essa afirmação é verdadeira, pois a língua materna é frequentemente apontada como base para o desenvolvimento das demais habilidades acadêmicas.

Já a alternativa B) menciona que, no ensino fundamental, o fracasso escolar está frequentemente associado às dificuldades de leitura e escrita. Isso também é válido, já que essas habilidades são fundamentais para o progresso do aluno em todas as disciplinas.

A alternativa C) aponta os dois momentos críticos em que a repetência se concentra: no final da primeira série (ou das duas primeiras) e na quinta série. Essa observação está alinhada com os dados educacionais, que mostram esses períodos como pontos de maior evasão e reprovação.

Por fim, a alternativa D), que é a incorreta, afirma que os altos índices de repetência nas séries iniciais não estão diretamente ligados às dificuldades de leitura e escrita. Essa afirmação é equivocada, pois justamente essas habilidades são consideradas determinantes para o sucesso ou fracasso dos alunos nos primeiros anos escolares. A dificuldade em ler e escrever é um dos principais fatores que contribuem para a repetência e a evasão, especialmente em um país como o Brasil, onde as desigualdades educacionais ainda são marcantes.

Portanto, a resposta correta é D), pois contradiz a realidade educacional brasileira e as pesquisas sobre o tema.

Questão 59

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente,
os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão
escolar, esgotados os recursos escolares, e os casos de
elevados níveis de repetência devem ser 

  • A)encaminhados pela professora à direção da escola, para a devida advertência do aluno.
  • B)comunicados ao Conselho Tutelar pelos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental.
  • C)notificados à secretaria da escola, pelo professor, para devido registro no livro de ocorrências.
  • D)registrados no diário de classe, para posterior notificação ao Conselho de Escola.
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A alternativa correta é B)

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a educação é um direito fundamental garantido a todos os jovens, cabendo ao Estado, à família e à sociedade assegurar sua efetivação. O texto apresentado aborda uma questão específica relacionada à reiteração de faltas injustificadas, evasão escolar e altos índices de repetência, situações que demandam medidas além das ações pedagógicas internas da escola.

O ECA estabelece que, quando os recursos escolares se esgotam diante de casos graves como esses, a comunicação ao Conselho Tutelar é o procedimento adequado. Isso porque o Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, podendo intervir de forma mais ampla, inclusive acionando a família, a rede de proteção social ou o Ministério Público, se necessário.

A alternativa B está correta, pois reflete a obrigação legal dos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental de comunicar tais situações ao Conselho Tutelar. As demais opções, embora possam fazer parte do fluxo interno da escola, não atendem à exigência legal de notificação ao órgão competente quando as medidas escolares se mostram insuficientes.

Portanto, a resposta correta é B) comunicados ao Conselho Tutelar pelos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental, conforme determina o ECA para garantir a proteção integral do aluno em situação de vulnerabilidade educacional.

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Questão 60

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. 

O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

  • A)não se justifica, uma vez que as taxas de frequência e conclusão do Ensino Médio estão muito próximas de sua totalidade.
  • B)não faz sentido, uma vez que as escolas e os professores não devem se ocupar de uma tarefa exclusiva das famílias.
  • C)compromete o desenvolvimento curricular.
  • D)considera a atual alta taxa de abandono dos alunos do Ensino Médio.
  • E)é uma iniciativa desvinculada do contexto educacional e social da atualidade.
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A alternativa correta é D)

O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática para reforçar a autoestima e o vínculo dos alunos com a escolarização é uma iniciativa relevante e necessária no contexto educacional atual. A alternativa correta, D), destaca que essa abordagem considera a alta taxa de abandono no Ensino Médio, um problema persistente no Brasil.

Apesar de algumas visões equivocadas, como as apresentadas nas alternativas A) e B), que sugerem que o trabalho do professor é desnecessário ou de responsabilidade exclusiva das famílias, a realidade mostra que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes. A evasão escolar não está resolvida, e estratégias que fortaleçam o pertencimento dos alunos ao ambiente escolar são essenciais para reverter esse quadro.

Além disso, a alternativa C), que afirma que essa iniciativa compromete o desenvolvimento curricular, ignora o fato de que aspectos socioemocionais e a motivação dos alunos são fundamentais para a aprendizagem efetiva. Da mesma forma, a alternativa E), que considera a ação do professor desvinculada do contexto atual, despreza a necessidade de adaptar o ensino às demandas dos jovens, que muitas vezes enfrentam desafios pessoais e sociais que impactam sua permanência na escola.

Portanto, a resposta correta é D), pois o trabalho do professor está alinhado com a necessidade de reduzir o abandono escolar e fortalecer o engajamento dos estudantes, contribuindo não apenas para sua formação acadêmica, mas também para seu desenvolvimento pessoal e social.

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