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Questões Sobre Evasão Escolar - Pedagogia - concurso

Questão 61

Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau,  
apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança
“carente” e suas razões, concluindo que as razões do fracasso
encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares.

Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os
docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos
alunos “carentes”:

1) responsabilidade da escola;

2) culpa da vítima;

3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.

Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas
à resposta 2.

  • A)Insuficiência do tempo de permanência na escola e atitudes preconceituosas do professor.
  • B)Falta de recursos humanos e materiais e ausência de valores morais e desorganização da família.
  • C)Desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI.
  • D)Desnutrição, alimentação fraca e inadequação dos conteúdos aos valores culturais dessas crianças.
  • E)Abandono e desinteresse dos pais e falta de condições econômicas da família para assistir aos filhos.
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A alternativa correta é C)

No livro Magistério de 1º grau, Guiomar Namo de Mello (2003) aborda o fracasso escolar de crianças em situação de carência, destacando que suas causas podem ser divididas em fatores intra e extraescolares. Em sua pesquisa com professores, identificou três principais respostas para justificar esse fracasso: responsabilidade da escola, culpa da vítima e responsabilidade da pobreza e desinteresse familiar.

A resposta 2, que atribui o fracasso à "culpa da vítima", concentra-se em características individuais do aluno, como desinteresse, falta de esforço ou supostas limitações intelectuais. Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a única que se enquadra nessa perspectiva, pois menciona "desinteresse, falta de esforço da criança e baixo QI" — elementos que culpabilizam diretamente o aluno, sem considerar fatores externos ou estruturais.

As demais alternativas ou apontam falhas da escola (A e D), problemas familiares (B e E) ou condições socioeconômicas (D e E), desviando-se da lógica da resposta 2. Portanto, o gabarito correto é C), conforme indicado.

Questão 62

Com relação ao fracasso escolar, julgue o item abaixo.

Atualmente, as políticas voltadas para erradicação do fracasso
escolar são estruturadas em torno de projetos de ação que
favorecem a criação de espaços para reflexão e intervenção na
prática docente concreta por meio da formação continuada
dos professores.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

Com relação ao tema do fracasso escolar, é importante analisar as políticas educacionais contemporâneas e suas estratégias para enfrentar esse desafio. O item apresentado afirma que as atuais políticas de erradicação do fracasso escolar estão baseadas em projetos de ação que promovem espaços de reflexão e intervenção na prática docente, principalmente através da formação continuada dos professores.

Essa abordagem está correta, pois a formação continuada é reconhecida como um elemento fundamental para a melhoria da qualidade do ensino. Ao proporcionar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e oferecer ferramentas para intervenções mais eficazes, os professores podem adaptar suas metodologias às necessidades dos alunos, reduzindo assim os índices de fracasso escolar.

Portanto, a afirmação está correta (C), já que as políticas educacionais atuais realmente priorizam a formação docente como meio de combater o fracasso escolar, criando espaços para análise e aprimoramento das práticas em sala de aula.

Questão 63

Hoffmann (2000), em sua obra sobre avaliação mediadora, examina a questão dos responsáveis pelo fracasso escolar (professor, aluno ou sociedade?) e desenvolve sua proposta avaliativa. Dessa perspectiva, destaca que é importante

  • A)valer-se, em especial, da visão de conhecimento behaviorista, segundo a qual, para o professor, o aluno não aprende simplesmente porque não faz as tarefas previstas, não presta atenção às explicações do docente nem atinge o ideal de “bom” aluno
  • B)tornar os professores mais responsáveis pela aprendizagem dos alunos, aplicando técnicas de motivação e controle, provenientes da Gestalt, que estimulem os alunos e os façam interessarem-se pelo objeto de estudo e cumprirem suas tarefas.
  • C)aplicar o tecnicismo educacional que valoriza as tecnologias e destaca a importância do professor na classe, incentivando o uso dos recursos tecnológicos que estudam e superam o caráter classificatório das práticas avaliativas
  • D)recorrer à contribuição de Piaget e desarmar o professor quanto às suas tradicionais culpas, levando-o a entender, urgentemente, como o conhecimento se realiza nos diferentes estágios de desenvolvimento da criança e do jovem.
  • E)afastar-se da visão tradicional de avaliação, recorrendo aos pareceres descritivos semanais, os quais documentam o desempenho dos alunos e permitem decisões seguras sobre a promoção ou retenção nas séries iniciais de alfabetização
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A alternativa correta é D)

No estudo de Hoffmann (2000) sobre avaliação mediadora, a autora aborda a complexa questão do fracasso escolar, questionando quem seria o principal responsável por esse fenômeno: o professor, o aluno ou a sociedade. Em sua análise, Hoffmann desenvolve uma proposta avaliativa que busca superar visões tradicionais e punitivas da educação.

A alternativa correta (D) aponta para a necessidade de o professor compreender os processos de aprendizagem conforme os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget. Essa perspectiva permite:

  • Superar a culpabilização tradicional dos agentes educacionais
  • Compreender a construção do conhecimento como processo dinâmico
  • Adaptar as práticas pedagógicas às reais possibilidades dos alunos

As demais alternativas apresentam limitações:

  • A) Mantém uma visão behaviorista que culpabiliza o aluno
  • B) Foca excessivamente na responsabilidade do professor
  • C) Prioriza aspectos técnicos em detrimento do processo cognitivo
  • E) Apesar de inovadora, ainda mantém caráter classificatório

A proposta piagetiana, destacada na alternativa correta, oferece uma base teórica sólida para compreender como ocorre a construção do conhecimento, permitindo ao professor desenvolver estratégias avaliativas mais adequadas às capacidades reais dos estudantes em seus diferentes estágios de desenvolvimento.

Questão 64

Com relação ao fracasso escolar, julgue o item abaixo.

Atualmente, as políticas voltadas para erradicação do fracasso escolar são estruturadas em tomo de projetos de ação que favorecem a criação de espaços para reflexão e intervenção na prática docente concreta por meio da formação continuada dos professores.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

O fracasso escolar é um desafio complexo que exige políticas educacionais bem estruturadas e ações efetivas para ser combatido. Atualmente, as iniciativas voltadas para essa questão têm se concentrado na formação continuada dos professores, criando espaços de reflexão e intervenção direta na prática docente.

Essa abordagem é fundamental, pois reconhece que o professor é um agente central no processo de aprendizagem. Ao investir na capacitação constante dos educadores, as políticas públicas buscam não apenas atualizar seus conhecimentos, mas também promover uma análise crítica sobre os métodos de ensino e as dificuldades enfrentadas pelos alunos.

Os projetos de ação que surgem nesse contexto permitem:

  • O desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais eficazes
  • A identificação precoce de problemas de aprendizagem
  • A criação de ambientes educacionais mais inclusivos
  • A troca de experiências entre profissionais da educação

Portanto, a afirmação está correta (C) CERTO, pois reflete adequadamente a atual orientação das políticas educacionais para combater o fracasso escolar através da valorização da formação docente e da transformação das práticas pedagógicas.

Questão 65

A evasão escolar constitui preocupação para o gestor local, para os sistemas de ensino e para a sociedade como um todo, que se afasta dos mínimos desejados de educação para todos. Para evitá-la, é necessário que a escola inclua, entre as suas responsabilidades,

  • A)a moderação nos processos avaliativos e a adoção da promoção automaticamente, de forma que todos possam atingir níveis de aprovação e fiquem satisfeitos.
  • B)o controle efetivo da permanência do aluno, permitindo seu desligamento apenas em situações especiais.
  • C)a distribuição de recompensas para garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola.
  • D)a moderação nos critérios para o acesso de forma que as salas fiquem sempre cheias e a evasão natural não prejudique a escola.
  • E)o combate ao bullying e à discriminação, de qualquer ordem, além do cuidado com a apreciação e autoestima de cada um aluno, em particular.
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A alternativa correta é E)

A evasão escolar é um problema complexo que afeta não apenas os sistemas de ensino, mas toda a sociedade, comprometendo o ideal de educação para todos. Para enfrentar esse desafio, é essencial que as escolas adotem medidas que vão além de simplesmente garantir a presença física dos alunos. Entre as alternativas apresentadas, a opção E) se destaca como a mais adequada, pois aborda questões fundamentais para a permanência dos estudantes no ambiente escolar.

O combate ao bullying e à discriminação, assim como o cuidado com a autoestima de cada aluno, são elementos cruciais para criar um espaço acolhedor e inclusivo. Quando os estudantes se sentem respeitados e valorizados, a probabilidade de abandonarem os estudos diminui significativamente. A escola deve ser um ambiente onde todos possam se desenvolver sem medo de exclusão ou violência psicológica.

As demais alternativas, apesar de bem-intencionadas, apresentam limitações. A promoção automática (A), por exemplo, pode mascarar dificuldades de aprendizagem sem resolvê-las. O controle rígido da permanência (B) ignora as causas profundas da evasão. Recompensas materiais (C) podem ter efeito temporário, mas não atacam as raízes do problema. Já a moderação nos critérios de acesso (D) pode comprometer a qualidade do ensino sem necessariamente garantir a permanência dos alunos.

Portanto, a alternativa E) é a que melhor representa uma estratégia sustentável e humanizada para reduzir a evasão escolar, ao priorizar o bem-estar emocional e social dos estudantes como base para sua permanência e sucesso na escola.

Questão 66

Muitos alunos evadem da escola por que:

  • A)Nós, educadores ainda não descobrimos qual é o melhor método de ensino para esses alunos.
  • B)Os alunos trazem para a sala de aula problemas e necessidades que, às vezes, nós professores não damos conta deles.
  • C)Algumas famílias desistem dos filhos, afirmando que os mesmos não aprendem e precisam então, contribuir em casa com o trabalho.
  • D)Por não aprenderem, os alunos tornam-se indisciplinados.
  • E)Todas as alternativas anteriores estão corretas.
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A alternativa correta é E)

Muitos alunos evadem da escola porque:

  • A) Nós, educadores ainda não descobrimos qual é o melhor método de ensino para esses alunos.
  • B) Os alunos trazem para a sala de aula problemas e necessidades que, às vezes, nós professores não damos conta deles.
  • C) Algumas famílias desistem dos filhos, afirmando que os mesmos não aprendem e precisam então, contribuir em casa com o trabalho.
  • D) Por não aprenderem, os alunos tornam-se indisciplinados.
  • E) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

O gabarito correto é E).

Questão 67

À luz do PNE, julgue o item a seguir.

Para a regularização do fluxo escolar, a meta é reduzir os índices de evasão e repetência em 80%.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

À luz do Plano Nacional de Educação (PNE), o item em questão afirma que a meta para a regularização do fluxo escolar é reduzir os índices de evasão e repetência em 80%. No entanto, conforme o gabarito indicado, essa afirmação está incorreta.

O PNE estabelece metas específicas para a educação brasileira, mas a redução de 80% nos índices de evasão e repetência não corresponde a nenhuma das diretrizes oficiais do plano. O objetivo do PNE é melhorar a qualidade da educação e garantir a permanência dos estudantes na escola, mas sem estipular um percentual tão elevado e específico como mencionado no item.

Portanto, a alternativa correta é E) ERRADO, pois a meta apresentada não está alinhada com as disposições do PNE.

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