Quando a prática pedagógica for adequada e eficiente, haverá diminuição substancial do número de alunos excluídos das escolas. Para ensinar e avaliar uma turma de alunos, é necessário contrariar certas práticas consagradas nas escolas, investindo em ações que produzem: I. Organização dos conteúdos programáticos por série, adotando o livro didático como ferramenta essencial de orientação e avaliação dos programas de ensino. II. Supressão do caráter classificatório de notas e provas, substituindo-o por uma visão diagnóstica da avaliação escolar. III. Priorização da avaliação de desenvolvimento das competências dos alunos diante de situações problema, em detrimento da memorização de informações e reprodução de conhecimentos. IV. Formação de grupos de alunos por níveis de desempenho escolar, encaminhando os estudantes que não conseguem se adequar, em nenhum desses grupos, para classes e escolas especiais. Quais estão corretas?
substancial do número de alunos excluídos das escolas. Para ensinar e avaliar uma turma de alunos,
é necessário contrariar certas práticas consagradas nas escolas, investindo em ações que produzem:
essencial de orientação e avaliação dos programas de ensino.
da avaliação escolar.
que não conseguem se adequar, em nenhum desses grupos, para classes e escolas especiais.
- A)Apenas I e II.
- B)Apenas II e III.
- C)Apenas II e IV.
- D)Apenas III e IV.
- E)I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A educação é um processo dinâmico que exige constante reflexão sobre as práticas pedagógicas. O texto apresentado discute estratégias para reduzir a exclusão escolar, destacando quatro ações possíveis. Analisando cada item, percebe-se que a resposta correta é a alternativa B) Apenas II e III, pois estas propostas estão alinhadas com uma visão mais inclusiva e formativa da educação.
O item I sugere a organização rígida por séries com uso do livro didático como guia principal, o que pode limitar a flexibilidade necessária para atender às diversidades dos alunos. Já o item IV propõe a segregação por níveis de desempenho, prática que contradiz os princípios da educação inclusiva. Por outro lado, os itens II e III apresentam abordagens mais modernas: a avaliação diagnóstica substitui a visão punitiva das notas, enquanto a ênfase no desenvolvimento de competências valoriza a aprendizagem significativa em detrimento da mera memorização.
Portanto, as práticas realmente eficazes para reduzir a exclusão escolar são aquelas que transformam a avaliação em ferramenta de acompanhamento do desenvolvimento (II) e que priorizam a construção de competências (III), tornando a aprendizagem mais relevante e acessível a todos os estudantes.
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