Segundo o documento “Orientações ao projeto de apoio pedagógico: recuperação paralela” (SME, 2018), o Projeto de Apoio Pedagógico, regulamentado pela Portaria n° 1.084/14, tem como premissa auxiliar estudantes com dificuldade de aprendizagem nos três ciclos do ensino fundamental, garantindo o direito de aprender, com vistas
pedagógico: recuperação paralela” (SME, 2018), o Projeto de Apoio Pedagógico, regulamentado pela Portaria
n° 1.084/14, tem como premissa auxiliar estudantes com
dificuldade de aprendizagem nos três ciclos do ensino
fundamental, garantindo o direito de aprender, com vistas
- A)à redução da defasagem idade/ano e da evasão escolar.
- B)à valorização da escola por parte dos pais e/ou responsáveis pelos alunos.
- C)à recuperação do prestígio da educação escolar pública.
- D)à eliminação do bullying contra alunos repetentes.
- E)a que concluam essa etapa da escolaridade antes de começarem a trabalhar.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O Projeto de Apoio Pedagógico, conforme estabelecido no documento "Orientações ao projeto de apoio pedagógico: recuperação paralela" (SME, 2018) e regulamentado pela Portaria n° 1.084/14, tem como objetivo principal oferecer suporte a estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem nos três ciclos do ensino fundamental. Sua finalidade é assegurar o direito de aprender, promovendo estratégias que contribuam para o desenvolvimento educacional desses alunos.
Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra A), que destaca a redução da defasagem idade/ano e da evasão escolar como um dos focos centrais do projeto. Essa escolha está alinhada com a premissa de garantir que os alunos não apenas permaneçam na escola, mas também tenham condições de acompanhar o ritmo de aprendizagem esperado para sua faixa etária, minimizando assim os impactos negativos do atraso escolar.
As demais alternativas, embora possam refletir preocupações válidas no contexto educacional, não representam os objetivos específicos do Projeto de Apoio Pedagógico conforme descrito no documento mencionado. A redução da evasão e da defasagem idade/ano é um aspecto crucial para a efetividade das políticas públicas de educação, pois está diretamente relacionada à inclusão e à equidade no processo de ensino-aprendizagem.
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