Segundo os resultados observados por Dore (2014), em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais do estudante e institucionais da escola. A exemplo do exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que se refere aos fatores individuais. I. A situação econômica dos estudantes, que têm de deixar os estudos por falta de recursos para fazer o curso, o que os levam a procurar trabalho; II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio psicopedagógico, monitoria e aulas extras; III. A opção por curso superior, seja pela maior valorização do profissional com nível superior pelo mercado, seja pela possibilidade de mudança de carreira quando o estudante não se identifica com o curso técnico; IV. A não identificação com a área do curso técnico, devido à falta de informação e orientação prévia para a escolha da carreira profissional; V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por não estimular a disciplina e a frequência às aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e ocasionando, por vezes, problemas de reprovação.
Segundo os resultados observados por Dore (2014),
em sua pesquisa sobre a evasão nos cursos técnicos
de nível médio da Rede Federal de Educação
Profissional de Minas Gerais, os fatores associados à
evasão são múltiplos, envolvendo questões individuais
do estudante e institucionais da escola. A exemplo do
exposto, analise as afirmativas a respeito dos fatores
apresentados na pesquisa e assinale a alternativa que
se refere aos fatores individuais.
I. A situação econômica dos estudantes, que têm
de deixar os estudos por falta de recursos para
fazer o curso, o que os levam a procurar
trabalho;
II. A falta de suporte acadêmico, tais como apoio
psicopedagógico, monitoria e aulas extras;
III. A opção por curso superior, seja pela maior
valorização do profissional com nível superior
pelo mercado, seja pela possibilidade de
mudança de carreira quando o estudante não se
identifica com o curso técnico;
IV. A não identificação com a área do curso técnico,
devido à falta de informação e orientação prévia
para a escolha da carreira profissional;
V. A falta de incentivo aos estudos pela escola, por
não estimular a disciplina e a frequência às
aulas, dando excesso de liberdade aos alunos e
ocasionando, por vezes, problemas de
reprovação.
- A)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
- B)As afirmativas I, IV e V estão corretas.
- C)As afirmativas II, IV e V estão corretas
- D)As afirmativas I, III e IV estão corretas.
- E)As afirmativas III, IV e V estão corretas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A pesquisa de Dore (2014) sobre a evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais destaca que os motivos para o abandono escolar são complexos, envolvendo tanto questões individuais dos estudantes quanto fatores institucionais relacionados à escola. Dentre os fatores apresentados, os individuais são aqueles que dizem respeito diretamente às condições, escolhas e percepções do próprio aluno, sem relação direta com a estrutura ou gestão da instituição de ensino.
Analisando as afirmativas, observa-se que os fatores individuais incluem: a situação econômica do estudante (I), que o obriga a priorizar o trabalho em detrimento dos estudos; a opção por um curso superior (III), motivada pela valorização do mercado ou pela insatisfação com a carreira técnica escolhida; e a falta de identificação com o curso (IV), decorrente de uma escolha profissional mal orientada. Esses elementos refletem aspectos pessoais, como condições financeiras, aspirações profissionais e autoconhecimento.
Por outro lado, as afirmativas II (falta de suporte acadêmico) e V (falta de incentivo pela escola) referem-se a deficiências institucionais, pois estão ligadas à organização e ao oferecimento de recursos pela escola. Portanto, a alternativa correta é a D), que contempla exclusivamente os fatores individuais: I, III e IV.
Deixe um comentário