Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão presentes no quadro a seguir. I- Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a problemática em questão. II- Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo. III- Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se refere ao objeto de estudo. IV- Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo. São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens
Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso
da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de
outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão
presentes no quadro a seguir.
I- Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a
problemática em questão.
II- Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo.
III- Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se
refere ao objeto de estudo.
IV- Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo.
São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens
- A)II e IV.
- B)I e III.
- C)III e IV.
- D)I e II.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A questão apresentada aborda as decisões metodológicas de uma professora que está investigando a evasão de estudantes em um curso da UFRN. Entre as alternativas, é necessário identificar quais decisões são consideradas inadequadas para o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica sólida e coerente.
O item I propõe definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação sintética antes de uma revisão aprofundada da literatura. Essa abordagem é problemática, pois um problema de pesquisa deve ser construído com base em evidências e no estado da arte, evitando generalizações prematuras. Já o item II sugere definir a metodologia antes mesmo de formular as questões de estudo, o que é metodologicamente inconsistente, pois a escolha dos métodos deve ser guiada pelos objetivos e perguntas da pesquisa.
Por outro lado, os itens III e IV seguem princípios adequados da pesquisa científica. O item III defende que o problema seja definido após uma revisão do estado da questão, garantindo embasamento teórico. O item IV afirma que a metodologia deve ser subordinada à natureza do objeto de estudo, o que é essencial para a adequação dos métodos aos fins da pesquisa.
Portanto, as decisões inadequadas estão presentes nos itens I e II, conforme indicado na alternativa D). Esses erros metodológicos podem comprometer a validade e a confiabilidade da pesquisa, destacando a importância de seguir um processo rigoroso e bem fundamentado na investigação acadêmica.
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