A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como
A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como
- A)ferramenta de controle daquilo que é planejado nas esferas administrativas mais elevadas do sistema escolar.
- B)agente fiscalizador da qualidade de ensino e da educação fornecida às gerações mais jovens incumbindo- se portanto de cuidar do futuro.
- C)aparato institucional, cuja finalidade é garantir a preservação do prédio escolar e das atividades previstas em calendário, tal como programadas.
- D)instância responsável por estabelecer uma parceria com a equipe escolar, auxiliando-a a romper com o ultrapassado e a construir o novo.
- E)instrumento de regulação das relações pessoais e profissionais que se passam nas escolas, entre escolas e destas com as esferas administrativas.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A visão contemporânea da supervisão pedagógica vai além de um papel burocrático ou de controle, posicionando-se como uma força transformadora no ambiente escolar. O supervisor, nessa perspectiva, não é um mero fiscalizador ou executor de diretrizes, mas um agente ativo na construção de uma educação crítica e emancipadora.
A alternativa D) corretamente identifica o supervisor como uma instância que estabelece parcerias com a equipe escolar, promovendo a ruptura com modelos ultrapassados e a construção de novas práticas pedagógicas. Esse papel dialoga diretamente com a necessidade de formar cidadãos conscientes, capazes de analisar criticamente a realidade e participar ativamente da sociedade.
As demais alternativas apresentam visões limitadas ou reducionistas da supervisão:
- A) Restringe o supervisor a um papel de controle, alinhado a interesses administrativos
- B) Limita a atuação à fiscalização, sem considerar o aspecto transformador
- C) Reduz a função a aspectos meramente institucionais e burocráticos
- E) Foca excessivamente na regulação de relações, perdendo o foco pedagógico
A escolha da alternativa D) reflete uma compreensão da supervisão como processo mediador e articulador, essencial para a construção de uma escola democrática e transformadora, alinhada com as demandas da sociedade atual.
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