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Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade. II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola. III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola. IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE. V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal. Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como

I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.

II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.

III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.

IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.

V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em

Resposta:

A alternativa correta é A)

O papel do supervisor escolar tem sido amplamente discutido na literatura atual, com ênfase em uma abordagem mais colaborativa e reflexiva. Diante disso, analisaremos as proposições apresentadas para entender qual delas melhor representa as expectativas em relação a esse profissional.

A primeira afirmação (I) destaca a importância da participação, cooperação, integração e flexibilidade. Esses elementos são fundamentais para que o supervisor atue como um agente facilitador, promovendo um ambiente escolar mais dinâmico e inclusivo.

A segunda proposta (II) reforça a necessidade de uma parceria sólida com a equipe escolar, garantindo espaços de diálogo. Essa perspectiva é essencial para que o supervisor não seja visto como uma figura distante, mas como parte integrante do processo educativo.

Já a quinta afirmação (V) aborda a importância da autoavaliação e do aperfeiçoamento contínuo. Um supervisor que reflete sobre sua prática e busca constantemente melhorar seu desempenho contribui significativamente para o desenvolvimento da escola.

Por outro lado, a terceira (III) e quarta (IV) proposições apresentam visões mais limitadas ou distorcidas da função supervisora. Enquanto a terceira sugere uma falta de objetivos claros, a quarta reduz o papel do supervisor a uma mera extensão burocrática do poder administrativo, desconsiderando sua dimensão pedagógica.

Portanto, as propostas I, II e V são as que melhor representam o que se espera de um supervisor escolar contemporâneo, conforme indicado pela alternativa correta (A). Essas ideias convergem para uma visão do supervisor como um profissional participativo, colaborativo e reflexivo, comprometido com a melhoria contínua do processo educativo.

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