Continua após a publicidade..
Considere o relato a seguir para responder às questão.Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes: P1 – Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?P2 – Mais ou menos… Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco. P1 – Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa. P2 – Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles. Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem como
Considere o relato a seguir para responder às questão.
Dois professores de uma mesma turma de 1º período conversam sobre suas atividades docentes:
P1 – Você está conseguindo dar a matéria para esta turma?
P2 – Mais ou menos… Tenho passado os conteúdos, mas eles pegam pouco.
P1 – Pois é! Tento ensinar, mas eles não guardam bem o que a gente passa.
P2 – Eu explico bem, repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles.
Considerando-se a conversa dos dois professores, verifica-se
que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem
como
que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem
como
- A)articulação dos tópicos centrais das disciplinas
- B)transmissão de valores socialmente relevantes
- C)construção contextualizada de conhecimentos
- D)transmissão e acumulação de conhecimentos
- E)elaboração de conceitos significativos
Resposta:
A alternativa correta é D)
O diálogo entre os dois professores revela uma visão tradicional do processo de ensino e aprendizagem, na qual o conhecimento é entendido como algo a ser transmitido pelo docente e acumulado pelos alunos. Essa perspectiva fica evidente nas falas como "Tenho passado os conteúdos" e "repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles", que demonstram uma abordagem centrada na repetição e memorização.
Analisando as alternativas:
- A) Articulação dos tópicos centrais das disciplinas - Não é mencionada nenhuma preocupação com a estruturação lógica dos conteúdos.
- B) Transmissão de valores socialmente relevantes - A conversa não aborda questões de valores ou aspectos sociais.
- C) Construção contextualizada de conhecimentos - Não há indícios de uma abordagem construtivista ou contextualizada.
- D) Transmissão e acumulação de conhecimentos - Corresponde exatamente à visão expressa pelos professores.
- E) Elaboração de conceitos significativos - Não há evidências de preocupação com a significação ou elaboração conceitual.
Portanto, a alternativa D) é a que melhor representa a concepção de ensino demonstrada pelos professores, caracterizada por uma perspectiva tradicional de transmissão de conhecimentos.
Deixe um comentário