Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,
Consoante a concepção tradicional de gestão educacional,
- A)o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle.
- B)os conselhos de escola têm função deliberativa.
- C)as decisões são centralizadas, e os espaços escolares são essencialmente coletivos.
- D)o gestor escolar, indicado pelo poder local, zela pelos interesses da comunidade.
- E)as relações entre os segmentos escolares estruturam-se horizontalmente.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Consoante a concepção tradicional de gestão educacional, o acompanhamento do trabalho dos profissionais da educação realiza-se por meio de mecanismos gerenciais de controle. Essa abordagem reflete um modelo hierárquico e burocrático, no qual a tomada de decisões é centralizada e as práticas administrativas priorizam a fiscalização e a supervisão dos processos educacionais.
As alternativas apresentadas no questionário ilustram diferentes perspectivas sobre a gestão escolar. Enquanto a opção A) corretamente identifica a ênfase nos mecanismos de controle, as demais alternativas descrevem características mais alinhadas com modelos participativos ou democráticos de gestão, que não correspondem à visão tradicional.
Na gestão tradicional, a figura do gestor escolar geralmente é indicada por instâncias superiores, e sua atuação está mais vinculada à implementação de diretrizes externas do que à representação dos interesses da comunidade escolar. Além disso, as relações entre os segmentos escolares tendem a ser verticais, com pouca participação coletiva na tomada de decisões.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor representa a concepção tradicional de gestão educacional, marcada pelo controle e centralização das decisões.
Deixe um comentário