Estudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001, entre outros) entendem que o professor precisa dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa maneira produzirá uma “educação científica”. Tal pressuposto indica que o professor deve:
Estudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001,
entre outros) entendem que o professor precisa dominar os
saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa
maneira produzirá uma “educação científica”. Tal pressuposto
indica que o professor deve:
- A)integrar os saberes das áreas disciplinares, ser motivador dos alunos, dominar as novas tecnologias, promover diálogos interculturais, acompanhar os alunos nas redes sociais.
- B)ter conhecimento interdisciplinar, saber realizar mediações didáticas, ter interesse pelas mídias, adquirir habilidades holísticas, ser formador de opinião pública.
- C)conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares.
- D)integrar saberes, promover interações epistemológicas, ser motivador de experiências inovadoras, empreender esforços para uma pedagogia crítica.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Estudiosos da didática, como Carlos e Gil (1993) e Castro (2001), defendem que o professor deve dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área para produzir uma "educação científica". Essa perspectiva sugere que o docente precisa não apenas transmitir conhecimento, mas também compreender profundamente sua disciplina e as formas como esse conhecimento é construído.
Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor reflete essa visão, pois destaca:
- O conhecimento das especificidades da área de atuação;
- O domínio da metodologia de produção do conhecimento científico;
- A familiaridade com a produção recente na área;
- A capacidade de realizar abordagens transdisciplinares.
Esses elementos são essenciais para que o professor possa não apenas ensinar, mas também formar alunos capazes de pensar criticamente e compreender a ciência como um processo dinâmico e em constante evolução. As demais alternativas, embora apresentem aspectos válidos da prática docente, não focam diretamente no domínio conceitual e metodológico específico da disciplina, que é o cerne da proposta dos autores citados.
Portanto, a alternativa C) é a que melhor representa a ideia de uma educação científica baseada no domínio dos saberes específicos e metodológicos da área de conhecimento do professor.
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