Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Libâneo (1994) conceitua o processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Desta forma, é característica do processo ensino-aprendizagem:

Libâneo (1994) conceitua o processo de ensino como uma sequência de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilação de conhecimentos e habilidades. Desta forma, é característica do processo ensino-aprendizagem:

Resposta:

A alternativa correta é B)

O processo de ensino, conforme definido por Libâneo (1994), vai além de uma simples transmissão de conhecimentos ou aplicação de técnicas em sala de aula. Trata-se de uma dinâmica que envolve a interação entre professor e alunos, visando a assimilação de saberes e o desenvolvimento de habilidades. No entanto, esse processo não se limita ao ambiente escolar ou a métodos pedagógicos isolados, mas está intrinsecamente ligado a fatores sociais, políticos e econômicos que influenciam e moldam a educação.

A alternativa correta, portanto, é a B), pois reconhece que o ensino-aprendizagem não pode ser dissociado do contexto mais amplo em que está inserido. A educação reflete e é refletida pelas estruturas sociais, políticas e econômicas, que determinam não apenas os conteúdos ensinados, mas também as formas de ensinar e as oportunidades de aprendizagem disponíveis para diferentes grupos sociais.

As demais alternativas apresentam visões reducionistas do processo educativo. A primeira (A) restringe o ensino a métodos e técnicas, ignorando seu caráter social. A terceira (C) reduz a aprendizagem a uma quantificação por meio de notas, desconsiderando seu aspecto qualitativo e formativo. A quarta (D) nega a importância dos conhecimentos sociais, que são fundamentais para uma educação crítica e transformadora. Por fim, a quinta (E) limita o ensino ao espaço da sala de aula, desprezando as múltiplas possibilidades de aprendizagem presentes no cotidiano e na sociedade como um todo.

Portanto, compreender o processo de ensino-aprendizagem exige uma visão ampla, que considere não apenas as dinâmicas internas da escola, mas também suas relações com o mundo exterior, confirmando a alternativa B como a correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *