O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é
O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é
- A)adotar os procedimentos técnicos indicados a cada um dos três momentos/critérios metodológicos, pois avaliar é julgar com critério e coerência.
- B)a alta freqüência das ações avaliativas, as quais devem cobrir o dinamismo do processo de aprendizagem do aluno.
- C)a ética, formando o aluno para se auto-avaliar, assumir e corrigir seus erros e aprender a aprender.
- D)cumprir as condições que o autor coloca: esclarecer atores, variar práticas, dar transparência aos critérios e não abusar do poder de julgar.
- E)velar para jamais perder o rumo e o sentido da atividade.
Resposta:
A alternativa correta é E)
O grupo de professores da Escola Estadual do Jardim Hortências realizou um seminário de estudos sobre avaliação, fundamentado nas ideias de Hadji (2005). A iniciativa foi desenvolvida ao longo de reuniões mensais de HTPC, coordenadas por Ivone, professora-coordenadora da escola, e contou com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. O processo foi considerado satisfatório pelos participantes, que perceberam tanto reforço em suas concepções e práticas quanto desafios para reconstrução em outras áreas.
O estudo e o debate das ideias do autor permitiram ao grupo compreender que, na avaliação formativa, o aspecto mais importante é:
- A) adotar os procedimentos técnicos indicados a cada um dos três momentos/critérios metodológicos, pois avaliar é julgar com critério e coerência.
- B) a alta frequência das ações avaliativas, as quais devem cobrir o dinamismo do processo de aprendizagem do aluno.
- C) a ética, formando o aluno para se autoavaliar, assumir e corrigir seus erros e aprender a aprender.
- D) cumprir as condições que o autor coloca: esclarecer atores, variar práticas, dar transparência aos critérios e não abusar do poder de julgar.
- E) velar para jamais perder o rumo e o sentido da atividade.
Conforme o gabarito oficial, a alternativa correta é a E).
Deixe um comentário