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O planejamento, no espaço educacional, tem, dentre outras, as seguintes funções: 1. Explicar os princípios, as diretrizes e os procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as demandas do contexto social e do processo de participação democrática. 2. Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas de ensino. 3. Garantir uma organização que possibilite ao professor a improvisação, a rotina e a cristalização de práticas segmentadas e lineares. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O planejamento, no espaço educacional, tem,
dentre outras, as seguintes funções:

1. Explicar os princípios, as diretrizes e os procedimentos
do trabalho docente que assegurem
a articulação entre as tarefas da escola e as
demandas do contexto social e do processo
de participação democrática.

2. Expressar os vínculos entre o posicionamento
filosófico, político-pedagógico e profissional e
as ações efetivas que o professor irá realizar na
sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos,
métodos e formas organizativas de ensino.

3. Garantir uma organização que possibilite ao
professor a improvisação, a rotina e a cristalização
de práticas segmentadas e lineares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.

Resposta:

A alternativa correta é B)

O planejamento educacional é um elemento fundamental para a organização e eficácia do trabalho docente. No contexto apresentado, três funções principais são destacadas, cada uma delas contribuindo para a articulação entre teoria e prática pedagógica.

A primeira afirmativa destaca a importância do planejamento em explicitar os princípios e diretrizes que norteiam o trabalho do professor, garantindo que as ações educacionais estejam alinhadas com as demandas sociais e a participação democrática. Essa função é essencial para contextualizar o ensino e torná-lo relevante para os alunos e a sociedade.

A segunda afirmativa reforça a necessidade de coerência entre o posicionamento filosófico e político-pedagógico do educador e suas práticas em sala de aula. Essa conexão é vital para que os objetivos, conteúdos e métodos escolhidos reflitam uma abordagem consistente e intencional, promovendo um ensino mais significativo.

Já a terceira afirmativa, que menciona a improvisação e a cristalização de práticas segmentadas, não se alinha com as funções adequadas do planejamento. Um bom planejamento deve justamente evitar a rotina inflexível e promover a adaptação criativa, sem cair na fragmentação ou linearidade excessiva.

Portanto, as afirmativas corretas são apenas a 1 e a 2, como indicado na alternativa B. O planejamento educacional deve ser um instrumento dinâmico que articule teoria e prática, sempre visando à qualidade do processo ensino-aprendizagem e sua relevância social.

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