Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.É correto afirmar que a avaliação diagnóstica é a responsável pela identificação de fragilidades e competências na aprendizagem.

O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

É correto afirmar que a avaliação diagnóstica é a responsável
pela identificação de fragilidades e competências na
aprendizagem.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O vocábulo avaliar, originário do latim a + valere, carrega em sua essência a ideia de atribuir valor e mérito. No âmbito educacional, esse conceito assume um papel fundamental, pois as avaliações servem como instrumentos essenciais para diagnosticar, acompanhar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Dentre os diferentes tipos de avaliação, a avaliação diagnóstica destaca-se por sua função primordial: identificar tanto as fragilidades quanto as competências dos estudantes. Essa modalidade de avaliação não tem como objetivo classificar ou atribuir notas, mas sim mapear o conhecimento prévio dos alunos, permitindo que o professor adapte suas estratégias pedagógicas às necessidades específicas da turma.

Portanto, a afirmação de que a avaliação diagnóstica é responsável pela identificação de fragilidades e competências na aprendizagem está correta. Ela serve como um ponto de partida essencial para um planejamento educacional mais eficaz, garantindo que as intervenções sejam direcionadas de maneira assertiva.

Em síntese, a avaliação diagnóstica cumpre um papel estratégico no contexto educacional, pois fornece subsídios valiosos para a promoção de uma aprendizagem significativa e inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *