Os conteúdos escolares são um meio para a transformação dos alunos, e não um fim em si mesmos. Analise as seguintes afirmativas sobre aprendizagem e os conteúdos escolares. I. A natureza do conteúdo escolar não implica diferenças relevantes na maneira como os alunos aprendem. II. Os objetivos gerais da educação auxiliam na seleção e determinação dos critérios de caracterização e organização dos conteúdos escolares no currículo. III. Por meio dos objetivos gerais da educação, “para que se ensina o que se ensina”, ocorre a concretização das capacidades que os professores propõem para que os alunos construam em cada etapa. A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas
Os conteúdos escolares são um meio para a transformação dos alunos, e não um fim em
si mesmos.
Analise as seguintes afirmativas sobre aprendizagem e os conteúdos escolares.
I. A natureza do conteúdo escolar não implica diferenças relevantes na maneira como
os alunos aprendem.
II. Os objetivos gerais da educação auxiliam na seleção e determinação dos critérios de
caracterização e organização dos conteúdos escolares no currículo.
III. Por meio dos objetivos gerais da educação, “para que se ensina o que se ensina”,
ocorre a concretização das capacidades que os professores propõem para que os
alunos construam em cada etapa.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas
- A)I e II apenas.
- B)I e III apenas.
- C)II e III apenas
- D)I, II e III.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Os conteúdos escolares são um meio para a transformação dos alunos, e não um fim em si mesmos. Analisando as afirmativas sobre aprendizagem e os conteúdos escolares, podemos concluir que as alternativas corretas são II e III apenas.
A afirmativa I está incorreta, pois a natureza do conteúdo escolar influencia diretamente a forma como os alunos aprendem. Diferentes disciplinas e abordagens requerem estratégias de ensino distintas para que a aprendizagem seja efetiva.
Já a afirmativa II está correta, uma vez que os objetivos gerais da educação orientam a seleção e organização dos conteúdos no currículo, garantindo coerência e propósito no processo educativo.
A afirmativa III também está correta, pois os objetivos gerais da educação definem as capacidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa, respondendo à pergunta "para que se ensina o que se ensina".
Portanto, a alternativa C) II e III apenas é a correta.
Deixe um comentário