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Questões Sobre Gestão da Aprendizagem - Pedagogia - concurso

Questão 91

No regime de progressão continuada, as decisões a respeito da classificação dos alunos, ao final de cada ciclo letivo, ficam sob a autoridade pedagógica do

  • A)respectivo professor, individualmente.
  • B)Diretor da escola, após entrevistar o aluno.
  • C)Conselho de Escola, em sessão extraordinária.
  • D)respectivo Conselho de Classe e Série.
  • E)Supervisor de Ensino que acompanha a escola.
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A alternativa correta é D)

No regime de progressão continuada, a avaliação e classificação dos alunos ao final de cada ciclo letivo são processos que demandam uma análise coletiva e criteriosa. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra D), que aponta para o "respectivo Conselho de Classe e Série" como o órgão responsável por essas decisões.

O Conselho de Classe e Série é composto por professores, coordenadores pedagógicos e, em alguns casos, representantes da equipe gestora da escola. Sua função é avaliar o desempenho dos alunos de forma integral, considerando não apenas aspectos cognitivos, mas também socioemocionais e de desenvolvimento. Essa abordagem coletiva permite uma visão mais abrangente do processo de aprendizagem, evitando que decisões sejam tomadas de maneira isolada ou subjetiva.

As demais alternativas apresentam falhas significativas. A opção A) atribui a decisão ao professor individualmente, o que contraria o princípio de avaliação colegiada. A alternativa B) transfere a responsabilidade ao diretor, que, apesar de sua autoridade, não possui o conhecimento pedagógico específico de todos os alunos. A opção C) menciona o Conselho de Escola em sessão extraordinária, porém esse órgão tem funções mais administrativas e não é o mais adequado para decisões pedagógicas. Por fim, a alternativa E) cita o Supervisor de Ensino, que, embora tenha um papel importante na orientação pedagógica, não é o responsável direto por essas decisões.

Portanto, a estrutura do Conselho de Classe e Série garante que as decisões sobre a progressão dos alunos sejam tomadas de forma democrática, técnica e contextualizada, alinhando-se aos objetivos da progressão continuada de promover uma educação mais inclusiva e menos excludente.

Questão 92

O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é

  • A)adotar os procedimentos técnicos indicados a cada um dos três momentos/critérios metodológicos, pois avaliar é julgar com critério e coerência.
  • B)a alta freqüência das ações avaliativas, as quais devem cobrir o dinamismo do processo de aprendizagem do aluno.
  • C)a ética, formando o aluno para se auto-avaliar, assumir e corrigir seus erros e aprender a aprender.
  • D)cumprir as condições que o autor coloca: esclarecer atores, variar práticas, dar transparência aos critérios e não abusar do poder de julgar.
  • E)velar para jamais perder o rumo e o sentido da atividade.
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A alternativa correta é E)

O grupo de professores da Escola Estadual do Jardim Hortências realizou um seminário de estudos sobre avaliação, fundamentado nas ideias de Hadji (2005). A iniciativa foi desenvolvida ao longo de reuniões mensais de HTPC, coordenadas por Ivone, professora-coordenadora da escola, e contou com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. O processo foi considerado satisfatório pelos participantes, que perceberam tanto reforço em suas concepções e práticas quanto desafios para reconstrução em outras áreas.

O estudo e o debate das ideias do autor permitiram ao grupo compreender que, na avaliação formativa, o aspecto mais importante é:

  • A) adotar os procedimentos técnicos indicados a cada um dos três momentos/critérios metodológicos, pois avaliar é julgar com critério e coerência.
  • B) a alta frequência das ações avaliativas, as quais devem cobrir o dinamismo do processo de aprendizagem do aluno.
  • C) a ética, formando o aluno para se autoavaliar, assumir e corrigir seus erros e aprender a aprender.
  • D) cumprir as condições que o autor coloca: esclarecer atores, variar práticas, dar transparência aos critérios e não abusar do poder de julgar.
  • E) velar para jamais perder o rumo e o sentido da atividade.

Conforme o gabarito oficial, a alternativa correta é a E).

Questão 93

Helena é Supervisora de Ensino em uma escola pública da periferia de um Município da Grande São Paulo. Procura programar suas visitas às escolas de modo a poder participar, pelo menos mensalmente, de reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Numa dessas ocasiões, em outubro de 2007, visitando a Escola Estadual Vila Nova, Helena participa de HTPC do Ciclo I do Ensino Fundamental e ouve o desabafo angustiado de Teresa: “Eu sou professora há quinze anos e adoro meu trabalho; sempre alfabetizei. Lá na minha cidade, alfabetizei durante doze anos com essa mesma cartilha. Até maio, quase todos já tinham dado o “estalinho”; em outubro eu tinha terminado a cartilha e fazia a festa de entrega do primeiro livro. Em classes com trinta e cinco alunos, um ano ou outro, dois ou três alunos, no máximo, repetiam. Aqui, não sei o que está acontecendo. Faço como fazia lá. Trabalho mais, venho mais cedo, fico até mais tarde para atender alunos individualmente e estou com a metade da classe que não sabe ler. (Caiu no choro!). Colegas tentam consolar. Júlia diz que a classe dela está na mesma; que ninguém a está culpando. Rute arrisca: “As crianças daqui são diferentes das de lá, quem sabe se você tentar outras coisas?” A professora- coordenadora intervém: “Vamos tomar um cafezinho e, em seguida, faremos o levantamento da situação dos alunos, turma por turma, que marcamos para hoje”. Depois do café, antes do grupo reiniciar a tarefa do dia, Helena sugeriu seminários quinzenais sobre a psicogênese da leitura e da escrita, em HTPC, com estudo das produções de alunos, o que foi prontamente aceito. Ela comprometeu-se a assessorar a professora-coordenadora para elaborar o projeto e a convidar o assistente técnico pedagógico de Alfabetização da Oficina Pedagógica para participar.

A proposta de formação profissional docente sugerida corresponde ao defendido por Imbernón (2004) em relação a quais dos itens abaixo?

I. Tem despontado como promissora a criação de espaço de reflexão e participação, nos quais o profissional da educação faça surgir a teoria subjacente a sua prática com o objetivo de recompô- la, justificá-la ou destruí-la.
II. Quando a formação se relaciona com o “contexto educativo concreto”, as características do conhecimento profissional se enriquecem com infinidades de matizes que não se manifestam em um contexto padronizado.
III. O único modelo realmente eficaz de formação permanente é o realizado na escola, pela equipe escolar e voltado a resolver seus problemas específicos.
IV. As assessorias de formação devem intervir a partir das demandas dos professores ou das instituições educativas.
V. A maneira mais eficaz de realizar a formação permanente é mediante o estudo de forma cooperativa, por parte dos próprios docentes, dos problemas e temas que integram sua intenção de realizar uma prática coerente com seus valores educativos.

Corresponde ao pensamento do autor o contido nos itens

  • A)I e III, apenas.
  • B)I, II e III, apenas.
  • C)II, III, IV e V, apenas.
  • D)I, II, IV e V, apenas.
  • E)I, II, III, IV e V.
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A alternativa correta é D)

O caso de Helena e Teresa ilustra um desafio comum no campo da educação, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. A angústia da professora Teresa, que vê seus métodos tradicionais falharem diante de uma realidade diferente daquela em que atuava anteriormente, evidencia a necessidade de uma formação docente que vá além da técnica e considere as particularidades do contexto educativo.

A proposta de Helena, que sugere seminários quinzenais sobre a psicogênese da leitura e escrita com análise das produções dos alunos, está alinhada com as ideias de Imbernón (2004) em vários aspectos. Em primeiro lugar, cria um espaço de reflexão sobre a prática (item I), permitindo que os professores reconstruam seu conhecimento a partir da realidade concreta (item II). Além disso, parte de uma demanda específica dos docentes (item IV) e promove um estudo cooperativo para resolver problemas reais da prática educativa (item V).

O que diferencia esta abordagem é que ela não impõe soluções padronizadas, mas parte das necessidades identificadas pelos próprios educadores, dentro de seu contexto de trabalho. A intervenção proposta por Helena respeita o conhecimento prévio dos professores, ao mesmo tempo em que os desafia a repensar suas práticas à luz de novas referências teóricas.

Nota-se que a alternativa correta é D) I, II, IV e V, pois embora a formação ocorra na escola, o autor não defende que este seja o "único" modelo eficaz (item III), como sugere a alternativa. A proposta de Helena mantém um equilíbrio entre a formação no local de trabalho e a contribuição de especialistas externos, como o assistente técnico pedagógico convidado.

Questão 94

Reportando-se à lógica da avaliação normalmente realizada na escola seriada e às suas repercussões nos ciclos e na progressão continuada, Freitas (2003) afirma que

  • A)na escola seriada, a avaliação foi separada da prática social pela necessidade de enquadramento da força de trabalho.
  • B)o fenômeno da avaliação em sala de aula tem, principalmente, dois componentes: o domínio de habilidades e conteúdos e o comportamento do aluno.
  • C)as avaliações formalizadas são independentes das avaliações informais e, por isso, são mais confiáveis.
  • D)a criação de trilhas diferenciadas de progressão é a melhor opção para superar o dilema entre a promoção automática e a retenção.
  • E)a visibilidade dos alunos que não aprendem, apesar de avançarem nos estudos, é a evidência da inoperância dos ciclos e da progressão continuada.
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A alternativa correta é A)

Reportando-se à lógica da avaliação normalmente realizada na escola seriada e às suas repercussões nos ciclos e na progressão continuada, Freitas (2003) afirma que

  • A) na escola seriada, a avaliação foi separada da prática social pela necessidade de enquadramento da força de trabalho.
  • B) o fenômeno da avaliação em sala de aula tem, principalmente, dois componentes: o domínio de habilidades e conteúdos e o comportamento do aluno.
  • C) as avaliações formalizadas são independentes das avaliações informais e, por isso, são mais confiáveis.
  • D) a criação de trilhas diferenciadas de progressão é a melhor opção para superar o dilema entre a promoção automática e a retenção.
  • E) a visibilidade dos alunos que não aprendem, apesar de avançarem nos estudos, é a evidência da inoperância dos ciclos e da progressão continuada.

O gabarito correto é A).

Questão 95

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de

I. dispor os móveis e equipamentos de sala de aula de forma que o professor tenha visão rápida da turma para detectar quando os alunos precisam de ajuda e que padrões de interação social ocorre entre eles.
II. ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa.
III. envolver o aluno em tarefas relacionadas a coisas de seu interesse; a partir daí, estimulá-lo a descobrir novas informações, idéias e conceitos próprios de uma maneira estruturada e a compartilhar suas informações com os colegas.
IV. propor atividades, em maior número, a serem realizadas individualmente, para que o aluno possa testar suas próprias habilidades e ampliá-las, para sentir-se à altura do grupo.
V. adotar, na classe, uma atitude de estímulo para que cada aluno divida com o professor a responsabilidade de atingir seu objetivo de aprendizagem, o que pode fazer muito para concentrar sua atenção na aula.

Está de acordo com as estratégias apresentadas em Stainback (1999) o contido apenas em

  • A)I, III e IV.
  • B)II, III e IV.
  • C)III, IV e V.
  • D)I, II, III e V.
  • E)II, III, IV e V.
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A alternativa correta é D)

Um grupo de Supervisores de Ensino, ao orientar as escolas da Diretoria de Ensino a respeito de atitudes que podem prevenir problemas disciplinares (Stainback, 1999), enfatizou a importância de:

  1. dispor os móveis e equipamentos de sala de aula de forma que o professor tenha visão rápida da turma para detectar quando os alunos precisam de ajuda e que padrões de interação social ocorre entre eles.
  2. ter como objetivo aumentar o tempo do aluno na tarefa.
  3. envolver o aluno em tarefas relacionadas a coisas de seu interesse; a partir daí, estimulá-lo a descobrir novas informações, ideias e conceitos próprios de uma maneira estruturada e a compartilhar suas informações com os colegas.
  4. propor atividades, em maior número, a serem realizadas individualmente, para que o aluno possa testar suas próprias habilidades e ampliá-las, para sentir-se à altura do grupo.
  5. adotar, na classe, uma atitude de estímulo para que cada aluno divida com o professor a responsabilidade de atingir seu objetivo de aprendizagem, o que pode fazer muito para concentrar sua atenção na aula.

Está de acordo com as estratégias apresentadas em Stainback (1999) o contido apenas em:

  • A) I, III e IV.
  • B) II, III e IV.
  • C) III, IV e V.
  • D) I, II, III e V.
  • E) II, III, IV e V.

O gabarito correto é D).

Questão 96

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os
seguintes itens.

A formação de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discussão.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é E)

Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.

A formação de grupos de trabalho em um planejamento participativo deve buscar homogeneidade entre os seus componentes para facilitar o processo de discussão.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E) ERRADO.

No contexto do planejamento participativo, a busca por homogeneidade nos grupos de trabalho pode limitar a diversidade de perspectivas e experiências, elementos essenciais para um debate rico e plural. A heterogeneidade, ao contrário, promove a troca de ideias, o confronto de visões e a construção coletiva de soluções mais abrangentes e democráticas. Portanto, a afirmação está incorreta, pois a homogeneidade não facilita, mas sim empobrece o processo de discussão participativa.

Questão 97

À luz dos pressupostos da pesquisa participante, julgue os itens
seguintes.

A confirmação ou rejeição de uma hipótese deve ocorrer a partir do contato direto e imediato com a realidade e pela sua utilidade no desenvolvimento da consciência de classe do grupo pesquisado.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
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A alternativa correta é C)

À luz dos pressupostos da pesquisa participante, a afirmação apresentada está correta. A confirmação ou rejeição de uma hipótese deve, de fato, ocorrer a partir do contato direto e imediato com a realidade, conforme propõe essa abordagem metodológica.

A pesquisa participante tem como princípio fundamental a interação entre pesquisador e o grupo pesquisado, visando não apenas a produção de conhecimento, mas também a transformação social. Nesse contexto, a utilidade da hipótese no desenvolvimento da consciência de classe do grupo pesquisado é um critério essencial para sua validação.

Portanto, o item está CERTO, pois reflete adequadamente os princípios da pesquisa participante, que valoriza:

  • A imersão na realidade pesquisada
  • A práxis como forma de validação do conhecimento
  • O caráter transformador do processo de pesquisa
  • A elevação da consciência crítica dos participantes
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