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Questões Sobre Gestão da Aprendizagem - Pedagogia - concurso

Questão 11

No processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, a pessoa adulta tem importante papel mediador.
Assinale a alternativa que NÃO configura um exemplo de mediação adequada.

  • A)Apresentar na sala os problemas do dia a dia, solicitando que as crianças os identifiquem e analisem.
  • B)Não dar às crianças informações demais, mesmo que elas solicitem, passando apenas o que elas dão conta de assimilar.
  • C)Incentivar as crianças a assumirem mais responsabilidades aos poucos quando estiverem seguras do que podem fazer.
  • D)Falar com as crianças de maneira adequada, porém sem transgredir as informações da realidade.
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A alternativa correta é B)

A mediação realizada pelo adulto no processo de aprendizagem infantil é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. No entanto, algumas abordagens podem ser mais eficazes do que outras, e é importante identificar quais práticas não contribuem adequadamente para esse processo.

Entre as alternativas apresentadas, a opção B) se destaca como um exemplo de mediação inadequada. Isso porque limitar intencionalmente as informações fornecidas à criança, mesmo quando ela demonstra interesse e capacidade de compreensão, pode prejudicar sua curiosidade natural e seu desenvolvimento intelectual. A mediação eficaz deve ser responsiva, ou seja, ajustar-se ao ritmo e às necessidades da criança, oferecendo desafios adequados sem subestimar seu potencial.

As demais alternativas apresentam práticas adequadas de mediação: a opção A) estimula o pensamento crítico ao contextualizar problemas reais; a opção C) promove autonomia progressiva de forma segura; e a opção D) mantém um diálogo honesto sem distorcer a realidade. Essas abordagens respeitam os princípios de uma mediação construtiva, que deve ser desafiadora, porém acessível, e sempre pautada no desenvolvimento integral da criança.

Portanto, a alternativa que não configura uma mediação adequada é de fato a B), pois a restrição desnecessária de informações pode criar barreiras ao aprendizado, em vez de facilitá-lo.

Questão 12

Considere a situação fictícia a seguir.

Numa escola de Ensino Fundamental a professora da primeira série do ciclo da alfabetização deparou-se, no início do ano, com uma turma bastante heterogênea, composta por alunos com perfil cultural diversificado e com diferentes graus de familiaridade com o mundo da escrita. A partir disso, planejou seu trabalho realizando uma avaliação diagnóstica durante o primeiro mês do ano letivo. Durante vários dias, realizou observações e planejou atividades diversas, que permitiram considerar fatores como a aquisição do sistema de escrita, a leitura, e a escrita e produção textual. Ao final da avaliação, a professora analisou individualmente os alunos a partir do nível de desenvolvimento de cada um destes fatores, bem como realizou uma análise global da turma, com o intuito de planejar suas atividades a partir destes dados.
No que se refere à atuação da professora, assinale a alternativa correta:

  • A)A atitude da professora é adequada, pois uma avaliação que considere os níveis de desenvolvimento da criança e seu conhecimento prévio da cultura escrita é instrumento fundamental para o planejamento de práticas pedagógicas mais eficazes para a alfabetização.
  • B)Apesar de considerar os conhecimentos prévios dos alunos e seus diferentes níveis de conhecimento, a professora adota uma atitude equivocada ao introduzir um modelo de avaliação padronizado em categorias e níveis de desempenho.
  • C)O texto demonstra que a estratégia da professora foi adequada, pois esta realizou uma avaliação diagnóstica a partir das ações espontâneas da criança, evitando constrangimentos e comparações entre os alunos.
  • D)A realização de avaliação diagnóstica no primeiro mês do ano letivo é precipitada, sendo que o próprio processo de inserção na cultura escrita formal mobiliza o interesse da criança para o processo de alfabetização.
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A alternativa correta é A)

A importância da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização

A situação apresentada ilustra uma prática pedagógica essencial no contexto da alfabetização: a avaliação diagnóstica inicial. A professora, ao se deparar com uma turma heterogênea, demonstra sensibilidade ao reconhecer as diferenças individuais no processo de aprendizagem da escrita. Sua abordagem reflete uma compreensão atualizada sobre alfabetização, que vai além da simples transmissão de códigos linguísticos.

A alternativa correta (A) destaca justamente o aspecto mais relevante dessa prática: a avaliação como ferramenta de planejamento pedagógico. Ao mapear os conhecimentos prévios e os diferentes estágios de desenvolvimento em relação à escrita, a professora coleta dados valiosos que lhe permitirão adequar suas estratégias de ensino às reais necessidades da turma. Essa postura vai ao encontro das teorias contemporâneas de alfabetização, que enfatizam a importância de considerar o perfil específico de cada grupo de aprendizes.

A avaliação diagnóstica realizada no primeiro mês letivo não se configura como precipitada, mas sim como fundamental para um trabalho pedagógico consciente e direcionado. Ao contrário do que sugere a alternativa D, esse processo inicial não limita, mas potencializa as possibilidades de aprendizagem, pois permite intervenções mais precisas por parte do educador. A professora, em sua atuação, demonstra compreender que a alfabetização é um processo complexo que requer mediação qualificada, adaptada às particularidades de cada aluno.

Portanto, a atitude da professora representa uma prática pedagógica alinhada com as melhores perspectivas sobre alfabetização na atualidade. Sua avaliação diagnóstica, longe de ser um mero instrumento classificatório, transforma-se em um valioso recurso para planejar atividades significativas que respeitem os diferentes ritmos de aprendizagem e promovam o desenvolvimento de todas as crianças em sua jornada de inserção no mundo da escrita.

Questão 13

Acerca dos aspectos de higiene e de segurança na escola, discutidos
por Faria e Monlevade (2008), do ponto de vista da comunidade
acadêmica,

I- o alcance de bons resultados depende da mudança de hábitos.

II- a mesma é influenciada pelos exemplos praticados.

III- a combinação entre educação, higiene e saneamento deve ser
prioridade.

IV-a escola que possui condições adequadas torna-se um modelo
para os alunos.

V- a falta de higiene na escola pode causar interdição e demissão
de funcionários.

Estão corretas as afirmativas

  • A)I e II.
  • B)II e IV.
  • C)III e V.
  • D)I, III, IV e V.
  • E)I, II, III, IV e V.
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A alternativa correta é E)

Acerca dos aspectos de higiene e segurança na escola, discutidos por Faria e Monlevade (2008), é possível afirmar que a comunidade acadêmica desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente saudável e seguro. As afirmativas apresentadas destacam diferentes dimensões dessa questão, todas elas relevantes e interligadas.

A primeira afirmativa (I) ressalta que a obtenção de bons resultados depende da mudança de hábitos, o que indica a importância de uma transformação cultural dentro do espaço escolar. Já a segunda (II) enfatiza que a comunidade é influenciada pelos exemplos praticados, reforçando a ideia de que ações concretas têm um impacto direto no comportamento coletivo.

A terceira afirmativa (III) aponta para a necessidade de priorizar a combinação entre educação, higiene e saneamento, elementos essenciais para garantir um ambiente adequado ao aprendizado. A quarta (IV) complementa essa visão ao destacar que uma escola com condições adequadas serve como modelo para os alunos, incentivando práticas positivas.

Por fim, a quinta afirmativa (V) alerta para as consequências negativas da falta de higiene, como a interdição do espaço e até mesmo demissões, evidenciando a seriedade do tema. Diante disso, todas as afirmativas estão corretas, pois abordam aspectos complementares e essenciais para a promoção da higiene e segurança no ambiente escolar.

Portanto, a alternativa correta é a E) I, II, III, IV e V, já que todas as afirmações refletem perspectivas válidas e interligadas sobre o tema.

Questão 14

Numa reunião pedagógica, os professores discutiram como
tema a utilização de jogos no processo ensino aprendizagem.
Ao expor as experiências com a temática a professora Ana
afirmou que o uso dos jogos no ensino de alguns conteúdos
vinha apresentando bons resultados, inclusive gerando mudança
positiva nas atitudes de alguns estudantes. A experiência
socializada pela professora Ana indica que o uso de jogos no
processo educativo pode promover, EXCETO:

  • A)Integração
  • B)Socialização
  • C)Autoconfiança
  • D)Apatia
  • E)Motivação
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A alternativa correta é D)

Numa reunião pedagógica, os professores discutiram como tema a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem. Ao compartilhar suas experiências, a professora Ana destacou que a adoção de jogos em sala de aula tem gerado resultados positivos, inclusive promovendo mudanças de atitude em alguns estudantes.

De acordo com a experiência relatada pela professora Ana, o uso de jogos no ambiente educacional pode trazer diversos benefícios, como:

  • Integração: Os jogos favorecem a interação entre os alunos, criando um ambiente mais colaborativo.
  • Socialização: Atividades lúdicas estimulam a comunicação e o trabalho em equipe.
  • Autoconfiança: Ao superar desafios nos jogos, os alunos desenvolvem maior segurança em suas capacidades.
  • Motivação: O aspecto lúdico torna o aprendizado mais envolvente e estimulante.

Entretanto, entre as opções apresentadas, o único item que não é promovido pelo uso de jogos educativos é a apatia, que se caracteriza pela falta de interesse ou entusiasmo. Pelo contrário, os jogos tendem a combater a apatia, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e participativo.

Portanto, a alternativa correta é D) Apatia, pois ela representa justamente o oposto dos benefícios observados com a utilização de jogos na educação.

Questão 15

Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de
atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um
conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com
objetivos de aprendizagem é denominado:

  • A)Contrato pedagógico.
  • B)Projetos de intervenção.
  • C)Atividades interativas.
  • D)Sequência didática.
  • E)Transposição didática.
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A alternativa correta é D)

Na organização do trabalho pedagógico, o conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa, de forma gradual, de acordo com objetivos de aprendizagem é denominado:

  • A) Contrato pedagógico.
  • B) Projetos de intervenção.
  • C) Atividades interativas.
  • D) Sequência didática.
  • E) Transposição didática.

O gabarito correto é D) Sequência didática.

Questão 16

As atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas, em outros espaços de educação e podem
ser feitas pontualmente ou se constituir com verdadeiros projetos durante um bimestre, semestre ou ano.
(KRASILCHIK, M. MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania, Editora Moderna, 1. ed., 2004. p.47)
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:

  • A)Ter a preocupação com os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado e conduzir uma pesquisa sobre esses aspectos antes da visita.
  • B)Não ser influenciado pelos contextos locais e manter o seu objetivo pedagógico para além da realidade local.
  • C)Tentar se manter isento dos conflitos locais, uma vez que a relação entre escola/comunidade/sociedade pode ser muito complexa.
  • D)Levar em conta que a relevância pedagógica do local a ser visitado deve pesar mais na escolha do que a idade, escolaridade e expectativa dos seus alunos.
  • E)Escolher locais que os alunos não poderiam visitar espontaneamente.
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A alternativa correta é A)

As atividades de estudo do meio têm ganhado espaço significativo no ambiente educacional, seja em escolas ou em outros espaços de aprendizagem. Como destacado por Krasilchik e Marandino, essas atividades podem ocorrer de forma pontual ou se desenvolver como projetos mais extensos, abrangendo períodos como bimestres, semestres ou até mesmo um ano letivo. Essa abordagem pedagógica visa enriquecer a formação dos alunos, conectando o conhecimento teórico à realidade prática.

Entre os pressupostos essenciais para a realização de estudos do meio, a alternativa A) se destaca como a correta, pois enfatiza a importância de considerar os aspectos sociais, culturais e ambientais do local a ser visitado, além de conduzir uma pesquisa prévia sobre esses elementos. Essa preparação não só amplia o entendimento dos alunos sobre o contexto visitado, mas também promove uma experiência mais significativa e engajadora.

As demais alternativas apresentam limitações ou desvios em relação ao propósito educativo dessas atividades. Por exemplo, a alternativa B) sugere ignorar os contextos locais em prol de um objetivo pedagógico genérico, o que pode resultar em uma experiência desconectada da realidade. Já a alternativa C) propõe uma neutralidade diante de conflitos locais, o que pode ser visto como uma postura passiva diante de questões relevantes para a formação cidadã dos estudantes.

Por fim, as alternativas D) e E) também apresentam problemas, pois desconsideram fatores como a faixa etária, o nível de escolaridade e os interesses dos alunos, elementos fundamentais para o planejamento de qualquer atividade educativa. Além disso, restringir as visitas a locais inacessíveis espontaneamente pode limitar as oportunidades de aprendizagem em ambientes cotidianos, que também possuem grande valor pedagógico.

Portanto, a abordagem mais adequada para os estudos do meio é aquela que valoriza a integração entre teoria e prática, considerando o contexto local e promovendo uma experiência educativa rica e contextualizada.

Questão 17

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e
sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera
localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.
Nessa perspectiva, uma proposta educacional

  • A)não deve adotar uma pluralidade de currículos, pois estes dificultam a unidade de conhecimentos de uma nação.
  • B)exige uma base nacional comum, a ser complementada pelo conhecimento específico de cada etapa da educação básica.
  • C)necessita atender as experiências compatíveis aos projetos instituídos pela administração pública em exercício.
  • D)não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas.
  • E)precisa partir da realidade dos alunos e professores para viabilizar a compreensão de conceitos abstratos.
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A alternativa correta é D)

Os homens/sujeitos relacionam-se diretamente com o lugar em que vivem, preenchido de percepções de sua realidade e sentimentos, caracterizados em suas experiências. Por isso, exige-se uma leitura que não se contenta em ter no lugar, mera localização, mas a compreensão das diversas experiências vividas tanto no lugar como no espaço de atuação.

Nessa perspectiva, uma proposta educacional não pode ser única e de acordo com propostas curriculares determinadas e padronizadas, como aponta a alternativa D). A rigidez de um currículo padronizado ignora as particularidades dos sujeitos e dos lugares, limitando a riqueza das experiências individuais e coletivas que moldam o processo de ensino-aprendizagem. A educação deve ser flexível o suficiente para abraçar as múltiplas realidades, permitindo que alunos e professores construam conhecimentos a partir de suas vivências e contextos específicos.

A ideia de um currículo único desconsidera a diversidade cultural, social e geográfica que compõe uma nação. Em vez de impor uma uniformidade artificial, é essencial valorizar as diferenças e promover abordagens que respeitem as singularidades de cada comunidade escolar. Somente assim a educação poderá cumprir seu papel de transformação e emancipação, conectando-se verdadeiramente com a vida daqueles que a vivenciam.

Questão 18

A problematização enquanto postura metodológica e categoria de construção do conhecimento em sala de aula
implica, exceto:

  • A)na desvinculação do problema que deu origem ao conflito cognitivo da questão presente da prática educativa.
  • B)na apropriação significativa do conhecimento, tanto do ponto de vista epistemológico quanto do ponto de vista existencial.
  • C)na recuperação da gênese, da origem e do desenvolvimento do conhecimento, possibilitando a recuperação de uma significação mais ampla e concreta.
  • D)numa mudança de postura do educador, superando sua posição de expositor de conteúdo, utilizando a mediação para a construção do conhecimento.
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A alternativa correta é A)

A problematização como postura metodológica e categoria de construção do conhecimento em sala de aula é um processo que visa estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos. No entanto, entre as alternativas apresentadas, a única que não se alinha com essa perspectiva é a opção A.

A letra A afirma que a problematização implica na "desvinculação do problema que deu origem ao conflito cognitivo da questão presente da prática educativa". Essa afirmação é incorreta, pois a problematização justamente busca relacionar o problema ao contexto real e ao conflito cognitivo, promovendo uma aprendizagem significativa. Desvincular o problema de sua origem seria contraditório ao propósito dessa abordagem.

As demais alternativas estão corretas:

  • B) A problematização de fato contribui para a apropriação significativa do conhecimento, tanto epistemológica quanto existencialmente.
  • C) Ela também recupera a gênese e o desenvolvimento do conhecimento, ampliando sua significação.
  • D) Além disso, exige uma mudança na postura do educador, que passa a atuar como mediador, não apenas como expositor de conteúdos.

Portanto, a alternativa que não representa uma característica da problematização é a A, conforme indicado no gabarito.

Questão 19

Estudiosos da didática (Carlos e Gil, 1993; Castro, 2001,
entre outros) entendem que o professor precisa dominar os
saberes conceituais e metodológicos de sua área, pois dessa
maneira produzirá uma “educação científica”. Tal pressuposto
indica que o professor deve:

  • A)integrar os saberes das áreas disciplinares, ser motivador dos alunos, dominar as novas tecnologias, promover diálogos interculturais, acompanhar os alunos nas redes sociais.
  • B)ter conhecimento interdisciplinar, saber realizar mediações didáticas, ter interesse pelas mídias, adquirir habilidades holísticas, ser formador de opinião pública.
  • C)conhecer as especificidades de sua área de conhecimento, dominar a metodologia de produção de tais conhecimentos, conhecer a produção recente, ser capaz de abordagens transdisciplinares.
  • D)integrar saberes, promover interações epistemológicas, ser motivador de experiências inovadoras, empreender esforços para uma pedagogia crítica.
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A alternativa correta é C)

Estudiosos da didática, como Carlos e Gil (1993) e Castro (2001), defendem que o professor deve dominar os saberes conceituais e metodológicos de sua área para produzir uma "educação científica". Essa perspectiva sugere que o docente precisa não apenas transmitir conhecimento, mas também compreender profundamente sua disciplina e as formas como esse conhecimento é construído.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) é a que melhor reflete essa visão, pois destaca:

  • O conhecimento das especificidades da área de atuação;
  • O domínio da metodologia de produção do conhecimento científico;
  • A familiaridade com a produção recente na área;
  • A capacidade de realizar abordagens transdisciplinares.

Esses elementos são essenciais para que o professor possa não apenas ensinar, mas também formar alunos capazes de pensar criticamente e compreender a ciência como um processo dinâmico e em constante evolução. As demais alternativas, embora apresentem aspectos válidos da prática docente, não focam diretamente no domínio conceitual e metodológico específico da disciplina, que é o cerne da proposta dos autores citados.

Portanto, a alternativa C) é a que melhor representa a ideia de uma educação científica baseada no domínio dos saberes específicos e metodológicos da área de conhecimento do professor.

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Questão 20

Dadas as afirmativas quanto ao Conselho Escolar,

I. É uma instância formalmente instituída na Secretaria
Municipal de Educação.

II. Conta com a participação de pais, alunos e funcionários.

III. Visa fiscalizar a atuação dos professores, garantindo a
qualidade do ensino.

IV. Busca avaliar todo o processo educacional da unidade
escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A)III, apenas.
  • B)I e III, apenas.
  • C)II e IV, apenas.
  • D)I, II e IV, apenas.
  • E)I, II, III e IV.
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A alternativa correta é C)

O Conselho Escolar é um órgão fundamental para a gestão democrática nas instituições de ensino, promovendo a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas e administrativas. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais estão corretas de acordo com as atribuições desse colegiado.

A afirmativa I está incorreta, pois o Conselho Escolar não é uma instância da Secretaria Municipal de Educação, mas sim um órgão próprio da unidade escolar. Já a afirmativa II está correta, já que o Conselho deve contar efetivamente com a participação de pais, alunos, funcionários e outros representantes da comunidade escolar.

A afirmativa III apresenta um equívoco ao sugerir que o papel do Conselho Escolar seria fiscalizar os professores. Na verdade, seu objetivo é acompanhar o processo educativo como um todo, conforme indica corretamente a afirmativa IV, que está alinhada com a função avaliativa e propositiva desse órgão.

Portanto, apenas as afirmativas II e IV estão corretas, o que corresponde à alternativa C. O gabarito reforça a compreensão de que o Conselho Escolar tem caráter participativo e avaliativo, sem função fiscalizadora sobre o trabalho docente especificamente.

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