Questões Sobre Gestão da Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 21
avaliativa das aprendizagens que se paute pela lógica da
- A)meritocracia, inclusão, dialogicidade.
- B)inclusão, construção da autonomia, mediação.
- C)seleção, participação, investigação.
- D)quantificação, autonomia, construção da responsabilidade coletiva.
- E)autoavaliação, emancipação, classificação.
A alternativa correta é B)
Um sistema de avaliação coerente com uma perspectiva democrática na escola deve priorizar práticas que valorizem a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de sua autonomia e a construção coletiva do conhecimento. Entre as alternativas apresentadas, a opção B) "inclusão, construção da autonomia, mediação" é a que melhor reflete esses princípios.
A inclusão garante que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham oportunidades equitativas de aprendizagem. Já a construção da autonomia permite que os estudantes desenvolvam capacidade crítica e autogestão, essenciais para uma formação cidadã. Por fim, a mediação reforça o papel do professor como facilitador, promovendo diálogo e reflexão em vez de imposição hierárquica.
As demais alternativas falham em abordar integralmente esses aspectos. A meritocracia (A) pode reproduzir desigualdades, enquanto a seleção (C) e a quantificação (D) tendem a reduzir o processo avaliativo a critérios excludentes. A autoavaliação (E), embora válida, perde sentido quando associada à classificação, que contradiz a ideia de emancipação.
Portanto, a alternativa B representa o caminho mais alinhado com uma avaliação formativa, democrática e transformadora.
Questão 22
diagnóstico inicial da turma, frequência do aluno,
planejamento, avaliações e relatório final do
trabalho do professor, bem como da carga horária
prevista na Matriz Curricular. É também documento
de escrituração escolar coletivo, em que devem ser
registradas, sistematicamente, as atividades
desenvolvidas com a turma e o resultado do
desempenho e frequência dos alunos. Trata-se
do(da):
- A)Histórico Escolar.
- B)Diário de Classe.
- C)Ata de resultado.
- D)Mapa de Conceitos.
- E)Ficha Individual do Aluno.
A alternativa correta é B)
O Diário de Classe é um documento essencial no contexto escolar, cumprindo múltiplas funções que garantem a organização e o registro das atividades pedagógicas. Nele, o professor registra o diagnóstico inicial da turma, a frequência dos alunos, o planejamento das aulas, as avaliações realizadas e o relatório final do trabalho desenvolvido ao longo do período letivo. Além disso, serve como um instrumento de escrituração coletiva, onde são anotadas sistematicamente as atividades realizadas em sala de aula, bem como o desempenho e a presença dos estudantes.
Diferentemente de outros documentos, como o Histórico Escolar, que concentra informações individuais do aluno ao longo de sua trajetória acadêmica, ou a Ficha Individual, que acompanha o estudante de forma personalizada, o Diário de Classe tem um caráter coletivo. Ele reflete o trabalho do professor com toda a turma, sendo uma ferramenta fundamental para a gestão pedagógica e o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem.
Portanto, a alternativa correta é a letra B) Diário de Classe, pois esse documento é o que melhor se adequa à descrição apresentada, abrangendo registros cotidianos, planejamentos e resultados do grupo de alunos como um todo.
Questão 23
no momento em que é efetivada a matrícula do
aluno na escola e que deverá conter todos os dados
pessoais do aluno, inclusive endereço completo é:
- A)ficha individual.
- B)ficha de matrícula.
- C)histórico escolar.
- D)certificado ou diploma.
- E)relatório individual.
A alternativa correta é B)
O documento em questão, preenchido no ato da matrícula do aluno e que contém todas as informações pessoais, incluindo endereço completo, é conhecido como ficha de matrícula. Essa ficha serve como registro oficial da instituição de ensino e é fundamental para a organização dos dados dos estudantes.
Entre as alternativas apresentadas:
- A) Ficha individual - Geralmente se refere a um documento mais abrangente, mas não é o termo específico para o registro inicial.
- B) Ficha de matrícula - Resposta correta, pois é o documento padrão utilizado nesse momento.
- C) Histórico escolar - Registra o desempenho acadêmico ao longo do tempo, não os dados pessoais iniciais.
- D) Certificado ou diploma - Documentos que comprovam conclusão de estudos, não relacionados à matrícula.
- E) Relatório individual - Normalmente contém avaliações pedagógicas, não dados cadastrais.
Portanto, a alternativa B é a única que corresponde exatamente ao documento descrito no enunciado.
Questão 24
educadores que se dispuseram a discutir mudanças de
natureza pedagógica. Para ele, a educação envolve uma
relação de comunicação entre o conhecimento e os sujeitos
participantes: educador e educando. É essa relação
que abre espaço para uma prática libertadora.
trabalha para que haja um(a)
- A)clima de abertura, tolerância e respeito.
- B)conhecimento maior das técnicas pedagógicas contemporâneas.
- C)padronização das experiências com melhores resultados.
- D)explicitação dos erros cometidos para que sejam corrigidos.
- E)construção do conhecimento calcada nas experiências de sala de aula.
A alternativa correta é A)
Paulo Freire é um dos educadores brasileiros mais influentes, reconhecido por sua abordagem pedagógica que valoriza a comunicação e a relação dialógica entre educador e educando. Sua filosofia defende uma educação libertadora, na qual o processo de ensino-aprendizagem não se limita à transmissão de conhecimentos, mas promove a reflexão crítica e a autonomia dos sujeitos envolvidos.
No contexto escolar, Freire propõe que o pedagogo atue como um facilitador, criando um ambiente propício para o diálogo e a construção coletiva do saber. Isso implica estabelecer um clima de abertura, tolerância e respeito (alternativa A), onde os educandos se sintam seguros para expressar suas ideias e questionamentos. Essa postura é essencial para uma prática educacional verdadeiramente transformadora, pois permite que os alunos desenvolvam sua consciência crítica e participem ativamente do processo de aprendizagem.
As demais alternativas, embora possam ter algum mérito em determinados contextos, não representam o cerne da pedagogia freireana. A padronização (C) e a ênfase nos erros (D), por exemplo, são contrárias à proposta de uma educação humanizadora e dialógica. Já o conhecimento técnico (B) e as experiências de sala de aula (E), embora relevantes, são secundários em relação ao princípio fundamental de criar um espaço democrático e acolhedor para o desenvolvimento intelectual e humano.
Portanto, a resposta correta é a alternativa A, que sintetiza a essência do pensamento de Paulo Freire: uma educação que liberta por meio do diálogo, do respeito mútuo e da valorização do saber popular em conjunto com o conhecimento científico.
Questão 25
Na escola, o tempo é contado. Os didáticos, quando
analisam as sequências, mostram que o professor
muitas vezes organiza um pseudodiálogo que lhe permite
avançar, levar os alunos para onde pretende.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na
incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.72.
objetivo de construir, na sala de aula, uma interação eficaz
dos saberes, dentro do tempo disponível, onde
- A)apresente uma pergunta e estebeleça uma resposta correspondente.
- B)flua a conversa em todos os sentidos.
- C)seja o tempo a referência principal.
- D)sejam dados espaço e voz aos alunos, seguindo o fio condutor do tema em questão.
- E)sejam ignoradas as intervenções divergentes.
A alternativa correta é D)
A dinâmica da sala de aula é um elemento crucial no processo de ensino-aprendizagem, como destacado por Perrenoud (2001). O autor aponta que, frequentemente, os professores organizam pseudodiálogos para conduzir os alunos a um objetivo pré-determinado, limitando a verdadeira troca de ideias. Essa abordagem, embora eficiente em termos de controle do tempo, pode comprometer a construção coletiva do conhecimento.
Nesse contexto, a alternativa correta (D) propõe uma mudança de paradigma: em vez de impor um ritmo unilateral, o educador deve criar espaços onde os alunos tenham voz ativa, mantendo o foco no tema em discussão. Essa perspectiva valoriza a participação dos estudantes sem perder de vista os objetivos pedagógicos, equilibrando liberdade de expressão e direcionamento didático.
As demais alternativas apresentam limitações evidentes: a opção A reproduz o modelo tradicional de pergunta-resposta fechada; a B sugere uma conversa sem foco pedagógico; a C prioriza o tempo em detrimento da qualidade das interações; e a E exclui visões divergentes, essenciais para o pensamento crítico. Portanto, a alternativa D representa o equilíbrio ideal entre estrutura e autonomia no processo educativo.
PERRENOUD, Philippe. Ensinar: Agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.72.
Questão 26
sobre o limite de suas disciplinas, a relatividade das mesmas
e a necessidade da interdisciplinaridade, que permite
- A)ensinar dentro de uma nova metodologia.
- B)hierarquizar melhor as disciplinas.
- C)organizar melhor os conteúdos de cada disciplina.
- D)passar de um saber setorizado a um conhecimento integrado.
- E)maior consenso entre os professores.
A alternativa correta é D)
O tema central da questão apresentada é a importância da interdisciplinaridade no contexto educacional, especialmente durante reuniões pedagógicas, onde os professores são convidados a refletir sobre os limites e a relatividade de suas disciplinas. A interdisciplinaridade surge como uma abordagem essencial para superar a fragmentação do conhecimento, promovendo a integração entre diferentes áreas do saber.
Entre as alternativas apresentadas, a opção D) é a que melhor sintetiza o propósito da interdisciplinaridade: "passar de um saber setorizado a um conhecimento integrado". Essa escolha está correta porque a interdisciplinaridade não busca apenas reorganizar ou hierarquizar disciplinas, mas sim romper com a visão isolada do conhecimento, favorecendo uma compreensão mais ampla e interconectada dos conteúdos.
As outras alternativas, apesar de apresentarem aspectos relevantes, não capturam plenamente a essência da interdisciplinaridade. A alternativa A) foca em uma nova metodologia, mas não necessariamente na integração; B) e C) tratam de organização e hierarquia, o que ainda mantém uma visão fragmentada; e E) aborda o consenso entre professores, que, embora importante, não é o objetivo principal da interdisciplinaridade.
Portanto, a resposta correta é D), pois reflete a transição de um conhecimento isolado para um saber integrado, que é o cerne da proposta interdisciplinar na educação.
Questão 27
que eles concebem o processo de ensino e aprendizagem
como
- A)articulação dos tópicos centrais das disciplinas
- B)transmissão de valores socialmente relevantes
- C)construção contextualizada de conhecimentos
- D)transmissão e acumulação de conhecimentos
- E)elaboração de conceitos significativos
A alternativa correta é D)
O diálogo entre os dois professores revela uma visão tradicional do processo de ensino e aprendizagem, na qual o conhecimento é entendido como algo a ser transmitido pelo docente e acumulado pelos alunos. Essa perspectiva fica evidente nas falas como "Tenho passado os conteúdos" e "repito muito, até ficar alguma coisa na cabeça deles", que demonstram uma abordagem centrada na repetição e memorização.
Analisando as alternativas:
- A) Articulação dos tópicos centrais das disciplinas - Não é mencionada nenhuma preocupação com a estruturação lógica dos conteúdos.
- B) Transmissão de valores socialmente relevantes - A conversa não aborda questões de valores ou aspectos sociais.
- C) Construção contextualizada de conhecimentos - Não há indícios de uma abordagem construtivista ou contextualizada.
- D) Transmissão e acumulação de conhecimentos - Corresponde exatamente à visão expressa pelos professores.
- E) Elaboração de conceitos significativos - Não há evidências de preocupação com a significação ou elaboração conceitual.
Portanto, a alternativa D) é a que melhor representa a concepção de ensino demonstrada pelos professores, caracterizada por uma perspectiva tradicional de transmissão de conhecimentos.
Questão 28
social e cultural são fatores compreendidos pelo
professor que podem interferir na ______________ e
_______________ dos alunos. Assinale a alternativa
que completa, de maneira fidedigna, a lacuna.
- A)Disciplina e aprendizagem
- B)Aprendizagem e Bem-estar
- C)Motivação e caráter
- D)Educação e letramento
A alternativa correta é B)
O desenvolvimento físico, psicológico, ambiental, social e cultural são elementos fundamentais que influenciam diretamente o processo educacional. Um professor atento compreende que esses fatores estão interligados e podem impactar significativamente a experiência dos alunos em sala de aula. Entre as alternativas apresentadas, a opção que melhor completa a lacuna do texto é "Aprendizagem e Bem-estar", pois reflete a relação intrínseca entre o ambiente escolar e o desenvolvimento integral do estudante.
A aprendizagem não ocorre de forma isolada; ela está diretamente conectada ao bem-estar emocional e físico do aluno. Quando um educador reconhece as variáveis que afetam o desempenho escolar – como condições socioeconômicas, saúde mental ou suporte familiar –, ele está mais preparado para criar estratégias pedagógicas inclusivas e eficazes. Dessa forma, o bem-estar do aluno se torna uma base essencial para que a aprendizagem aconteça de maneira significativa e duradoura.
As outras alternativas, embora relevantes em certos contextos, não abrangem com a mesma precisão a dualidade proposta no enunciado. Disciplina, motivação, caráter, educação e letramento são aspectos importantes, mas não sintetizam de forma tão abrangente a relação entre os fatores mencionados e o resultado no cotidiano escolar. Portanto, a alternativa B é a que melhor se adequa ao contexto apresentado, reforçando a importância de uma visão holística na educação.
Questão 29
e as falsas ( F ).
( ) A Documentação Pedagógica constitui um
documento em que os professores registram,
sistematicamente, suas impressões sobre o
que vai acontecendo com o grupo de crianças
com o qual trabalham.
para a sustentação da prática pedagógica,
pois é uma importante ferramenta do trabalho
docente, possibilitando refletir sobre o
processo, para, se necessário, reformulá-lo.
de manter vivo o trabalho docente, as ações
pedagógicas, refletir sobre os avanços, o que
deu ou não certo, pontuando o que foi feito, o
que as crianças manifestaram, de que forma, e
qual a intervenção do professor.
modelo único para a documentação. Cada professor
deve refletir sobre a melhor forma de
registrar, podendo fazê-lo por meio de textos
escritos, fotografias com análise, áudio, vídeo,
documentos expostos ou fichas individuais.
- A)V • V • V • V
- B)V • V • V • F
- C)V • F • F • V
- D)F • V • V • F
- E)F • F • V • V
A alternativa correta é A)
O exercício apresentado propõe a análise de quatro afirmações sobre a Documentação Pedagógica, solicitando que sejam classificadas como verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao examinar cada uma delas, é possível constatar que todas são verdadeiras, o que torna a alternativa A) a correta.
A primeira afirmação descreve a Documentação Pedagógica como um registro sistemático das impressões do professor sobre o desenvolvimento do grupo de crianças. Essa definição está alinhada com a concepção contemporânea de documentação como instrumento de acompanhamento pedagógico, sendo portanto verdadeira.
A segunda afirmação destaca o caráter fundamental da documentação para sustentar a prática pedagógica, permitindo reflexões e possíveis reformulações. Essa perspectiva é amplamente defendida na literatura pedagógica atual, confirmando seu caráter verdadeiro.
A terceira afirmação enfatiza a documentação como forma de manter viva a memória do trabalho docente, registrando ações, avanços e intervenções. Essa abordagem dinâmica e reflexiva da documentação pedagógica também corresponde às práticas educacionais modernas, caracterizando-se como verdadeira.
Por fim, a quarta afirmação ressalta a ausência de padrões únicos para a documentação, defendendo a liberdade do professor na escolha dos formatos de registro. Essa flexibilidade é de fato uma característica essencial da documentação pedagógica autêntica, tornando a afirmação igualmente verdadeira.
Portanto, todas as afirmações são verdadeiras, justificando plenamente a escolha da alternativa A) V • V • V • V como resposta correta.
Questão 30
Referente à comparação entre uma organização tradicional e uma organização de aprendizagem, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:
( ) Nas organizações tradicionais, a visão é compartilhada e emerge de muitos lugares, mas a cúpula é responsável por assegurar que essa visão existe e deve ser alcançada.
( ) Nas organizações de aprendizagem, no quesito liderança e motivação, o líder tem o papel de definir a visão organizacional, providenciar recompensas e punições adequadas e manter o controle das atividades das pessoas.
( ) Os conflitos nas organizações tradicionais são resolvidos por meio do uso do poder e da influência hierárquica.
( ) Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.
( ) A formulação e a implementação de ideias ocorrem em todos os níveis da organização de aprendizagem.
A alternativa correta é:
- A)V, F, F, F, F.
- B)F, F, V, F, V.
- C)V, F, V, F, V.
- D)F, F, V, F, F.
A alternativa correta é B)
Referente à comparação entre uma organização tradicional e uma organização de aprendizagem, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:
( ) Nas organizações tradicionais, a visão é compartilhada e emerge de muitos lugares, mas a cúpula é responsável por assegurar que essa visão existe e deve ser alcançada.
( ) Nas organizações de aprendizagem, no quesito liderança e motivação, o líder tem o papel de definir a visão organizacional, providenciar recompensas e punições adequadas e manter o controle das atividades das pessoas.
( ) Os conflitos nas organizações tradicionais são resolvidos por meio do uso do poder e da influência hierárquica.
( ) Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.
( ) A formulação e a implementação de ideias ocorrem em todos os níveis da organização de aprendizagem.
A alternativa correta é:
- A) V, F, F, F, F.
- B) F, F, V, F, V.
- C) V, F, V, F, V.
- D) F, F, V, F, F.
O gabarito correto é B).