Questões Sobre Gestão da Aprendizagem - Pedagogia - concurso
Questão 61
Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico.
Na perspectiva da avaliação formativa, o espaço escolar é
transformado em um ambiente de desafios e de construção do
conhecimento.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O item em questão aborda a relação entre a avaliação formativa e a organização do trabalho pedagógico, afirmando que, sob essa perspectiva, o espaço escolar se transforma em um ambiente de desafios e construção do conhecimento. A resposta correta é C) CERTO, pois a avaliação formativa tem como principal objetivo acompanhar o processo de aprendizagem, incentivando a reflexão, a participação ativa dos alunos e a superação de desafios.
Diferentemente da avaliação tradicional, que muitas vezes se limita a mensurar resultados finais, a avaliação formativa prioriza o desenvolvimento contínuo, criando um ambiente dinâmico e colaborativo. Nesse contexto, o professor assume o papel de mediador, promovendo atividades que estimulam a construção do conhecimento de forma significativa. Portanto, a afirmação está correta ao destacar a transformação do espaço escolar em um local de desafios e aprendizagem ativa.
Questão 62
Julgue o item a seguir, relativos à ligação intrínseca entre a
avaliação e a organização do trabalho pedagógico.
A avaliação formativa é processual, contínua, cumulativa,
abrangente e interdisciplinar, com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O item em questão aborda a natureza da avaliação formativa no contexto pedagógico, afirmando que ela é processual, contínua, cumulativa, abrangente e interdisciplinar, com ênfase nos aspectos qualitativos em detrimento dos quantitativos. Essa descrição está em consonância com os princípios da avaliação formativa, que visa acompanhar o desenvolvimento do aluno de maneira integral, considerando não apenas os resultados finais, mas também o processo de aprendizagem.
Portanto, a afirmação está correta, pois reflete as características essenciais da avaliação formativa, que busca promover uma análise mais profunda e contextualizada do desempenho do estudante, priorizando a qualidade da aprendizagem em vez de meros indicadores numéricos. Dessa forma, o gabarito C) CERTO é o adequado para este item.
Questão 63
Considerando que, para se desenvolver um trabalho em grupo, é necessária a participação de um animador ou coordenador com intencionalidade na interação mútua e na ação coletiva, julgue o item subsecutivo.
As técnicas grupais são um conjunto de procedimentos que
favorecem e estimulam a ação de grupos, promovendo a
coesão, a interatividade e a produtividade do grupo, ao passo
que as dinâmicas de grupo são elaborações teóricas acerca dos
comportamentos que desenvolvem e regulam determinados
grupos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O trabalho em grupo é uma prática essencial em diversos contextos, desde o ambiente acadêmico até o profissional. Para que essa colaboração seja eficiente, é fundamental a presença de um animador ou coordenador que guie as interações e promova a ação coletiva. Nesse sentido, as técnicas grupais e as dinâmicas de grupo desempenham papéis distintos, porém complementares, no desenvolvimento de um trabalho colaborativo.
As técnicas grupais consistem em procedimentos práticos que visam estimular a participação ativa dos membros, fortalecendo a coesão e a interatividade. Elas são ferramentas valiosas para aumentar a produtividade e garantir que o grupo funcione de maneira harmoniosa. Por outro lado, as dinâmicas de grupo referem-se a elaborações teóricas que analisam e explicam os comportamentos dentro de um grupo, ajudando a compreender como certas atitudes e interações influenciam seu desempenho.
Portanto, a afirmação apresentada está correta, uma vez que diferencia adequadamente os conceitos de técnicas grupais e dinâmicas de grupo, destacando a importância de ambas para o sucesso da ação coletiva. O gabarito C) CERTO reflete com precisão essa distinção e a relevância desses elementos na condução de trabalhos em grupo.
Questão 64
Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional.
O principal papel do supervisor na educação contemporânea
é inspecionar as ações educacionais.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
O papel do supervisor educacional passou por significativas transformações ao longo do tempo. Antes visto como um agente meramente técnico e burocrático, hoje sua atuação está intrinsecamente ligada ao apoio e desenvolvimento do trabalho docente. Nesse contexto, afirmar que sua principal função é inspecionar as ações educacionais é um equívoco, como indica o gabarito E) ERRADO.
A supervisão contemporânea vai além da fiscalização. Seu objetivo é promover a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, oferecer suporte aos professores e contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O supervisor atua como um mediador, incentivando a colaboração entre os educadores e a construção coletiva de soluções para os desafios encontrados no ambiente escolar.
Portanto, reduzir sua função à inspeção desconsidera a natureza formativa e transformadora da supervisão educacional na atualidade. Seu papel é essencialmente pedagógico, voltado para o aprimoramento constante da educação.
Questão 65
Tendo em vista que, antes, o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática e, hoje, sua atividade está voltada fundamentalmente ao trabalho docente, julgue o item seguinte, acerca da supervisão educacional.
A supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda
conhecimentos específicos da área.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
A supervisão escolar, antes vista como uma função meramente técnica e burocrática, passou por transformações significativas ao longo do tempo. Hoje, ela se consolida como uma ação pedagógica essencial, integrada ao processo educativo e voltada para a melhoria da qualidade do ensino. Essa mudança de perspectiva exige que o supervisor escolar possua conhecimentos específicos da área, não apenas administrativos, mas também didáticos, curriculares e relacionados ao desenvolvimento humano e à gestão educacional.
A afirmação de que "a supervisão escolar é uma ação pedagógica que demanda conhecimentos específicos da área" está correta, pois reflete a natureza atual dessa função. O supervisor não é mais um fiscalizador distante, mas um agente ativo no apoio aos docentes, na mediação de práticas pedagógicas inovadoras e na promoção de um ambiente escolar mais dinâmico e inclusivo. Seu papel requer, portanto, formação especializada e competências que vão além da burocracia, abrangendo aspectos como planejamento, avaliação e formação continuada de professores.
Portanto, a alternativa C) CERTO é a correta, já que a supervisão educacional contemporânea demanda, de fato, um conjunto de saberes pedagógicos e técnicos para cumprir seu papel de forma efetiva.
Questão 66
Avalie as afirmativas abaixo
sobre o Currículo Escolar:
I. O papel do educador no
processo curricular é
fundamental. Ele é um dos
grandes artífices, queira ou não,
da construção dos currículos
que se materializam nas escolas
e nas salas de aula.
II. A escola precisa preparar-se
para bem socializar os
conhecimentos escolares e
facilitar o acesso do(a)
estudante a outros saberes.
III. Entendemos relevância, então,
como o potencial que o
currículo possui de tornar as
pessoas capazes de
compreender o papel que
devem ter na mudança de seus
contextos imediatos e da
sociedade em geral, bem como
de ajudá-las a adquirir os
conhecimentos e as habilidades
necessárias para que isso
aconteça.
Estão corretas:
- A)Apenas as afirmativas I e II;
- B)Apenas as afirmativas II e III;
- C)Apenas as afirmativas I e III;
- D)Todas as afirmativas estão corretas;
A alternativa correta é D)
Avalie as afirmativas abaixo sobre o Currículo Escolar:
I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.
III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.
Estão corretas:
- A) Apenas as afirmativas I e II;
- B) Apenas as afirmativas II e III;
- C) Apenas as afirmativas I e III;
- D) Todas as afirmativas estão corretas;
O gabarito correto é D).
Questão 67
Ao pensar a avaliação na educação contemporânea, é preciso modificar o foco, que antes estava no ensinar e hoje está no aprender. A respeito desse tema, é correto afirmar que
- A)os professores devem aplicar apenas provas ao invés de utilizar instrumentos variados.
- B)a avaliação formativa tem como pressupostos a punição e a premiação.
- C)o processo de avaliação desconsidera as formas de agrupamento das turmas de alunos.
- D)a avaliação formativa tem o objetivo de garantir a evolução de todos os alunos.
- E)as turmas precisam ser homogêneas para que haja sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
A alternativa correta é D)
Ao pensar a avaliação na educação contemporânea, é preciso modificar o foco, que antes estava no ensinar e hoje está no aprender. A respeito desse tema, é correto afirmar que:
- A) os professores devem aplicar apenas provas ao invés de utilizar instrumentos variados.
- B) a avaliação formativa tem como pressupostos a punição e a premiação.
- C) o processo de avaliação desconsidera as formas de agrupamento das turmas de alunos.
- D) a avaliação formativa tem o objetivo de garantir a evolução de todos os alunos.
- E) as turmas precisam ser homogêneas para que haja sucesso no processo de ensino e aprendizagem.
O gabarito correto é D).
Questão 68
O Diário de Classe é um instrumento de gestão e de escrituração escolar que acompanha e controla o desenvolvimento da ação do professor. O preenchimento dos dados obrigatórios no Diário de Classe, como frequência de alunos e conteúdo programático, são exclusivamente atribuições do professor, enquanto o registro de nomes de alunos novos ou observações referentes à transferência são atribuições
- A)da direção escolar
- B)da coordenação pedagógica da escola.
- C)do setor de orientação educacional.
- D)da secretaria escolar
- E)do setor de supervisão da escola.
A alternativa correta é D)
O Diário de Classe é um instrumento fundamental na gestão escolar, servindo como registro oficial das atividades pedagógicas e administrativas dentro da instituição de ensino. Sua função vai além de um simples documento, pois garante a transparência e organização do processo educativo, além de assegurar o cumprimento das normas legais.
Conforme destacado, o professor tem a responsabilidade principal pelo preenchimento de informações essenciais, como a frequência dos alunos e o conteúdo programático ministrado. Esses dados são vitais para o acompanhamento do desempenho dos estudantes e para o planejamento das aulas. No entanto, existem outras atribuições relacionadas ao Diário de Classe que não competem ao docente.
O registro de alunos novos ou de observações sobre transferências, por exemplo, é uma atribuição exclusiva da secretaria escolar. Isso ocorre porque essas informações envolvem procedimentos administrativos que exigem controle burocrático e atualização de documentos oficiais, funções que são de responsabilidade desse setor.
A alternativa correta, portanto, é a D) da secretaria escolar, pois é esse departamento que gerencia os dados cadastrais dos estudantes e os processos de matrícula, transferência e outros trâmites administrativos. A secretaria atua como o núcleo organizacional da escola, garantindo que todas as informações estejam devidamente registradas e disponíveis quando necessárias.
É importante ressaltar que a correta divisão de responsabilidades entre professores e secretaria escolar contribui para a eficiência da gestão educacional, evitando sobrecargas desnecessárias e assegurando que cada profissional atue dentro de sua área de competência.
Questão 69
Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:
- A)conteúdo trabalhado, acertos e erros e a trajetória do aluno.
- B)juízo de qualidade, dados relevantes e tomada de decisão.
- C)escala de valores, desempenho do aluno e o desempenho da turma.
- D)critérios, instrumentos e periodicidade.
- E)o que será avaliado, como será avaliado e quando será avaliado.
A alternativa correta é B)
Segundo Luckesi (2002), “a avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do aluno. Ela tem a função de possibilitar uma qualificação da aprendizagem, do educando”. Para o autor, em relação aos elementos constitutivos de um processo de avaliação, devem ser consideradas três variáveis significativas. São elas:
- A) conteúdo trabalhado, acertos e erros e a trajetória do aluno.
- B) juízo de qualidade, dados relevantes e tomada de decisão.
- C) escala de valores, desempenho do aluno e o desempenho da turma.
- D) critérios, instrumentos e periodicidade.
- E) o que será avaliado, como será avaliado e quando será avaliado.
O gabarito correto é B).
Questão 70
Com relação à atuação do pedagogo na escola, julgue o seguinte item.
A articulação do trabalho do pedagogo com a comunidade escolar centrada no projeto político pedagógico, no exercício da democracia participativa e no fortalecimento dos espaços democráticos da escola contribui para a melhoria da qualidade da educação.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Com relação à atuação do pedagogo na escola, é fundamental analisar o papel desse profissional como articulador das relações entre a comunidade escolar e o projeto político pedagógico (PPP). A afirmação de que essa articulação, centrada no PPP, na democracia participativa e no fortalecimento dos espaços democráticos, contribui para a melhoria da qualidade da educação está correta, conforme indicado pelo gabarito (C).
O pedagogo, ao atuar como mediador entre os diversos atores da comunidade escolar – incluindo professores, alunos, famílias e gestores –, fortalece a construção coletiva do PPP. Esse documento, quando elaborado de forma participativa, reflete as necessidades e aspirações da escola, promovendo uma educação mais contextualizada e significativa.
Além disso, o exercício da democracia participativa no ambiente escolar é essencial para garantir que as decisões sejam tomadas de forma inclusiva, ouvindo diferentes vozes e perspectivas. O pedagogo tem um papel crucial nesse processo, incentivando a participação ativa de todos os envolvidos e criando espaços de diálogo, como conselhos escolares e assembleias.
Por fim, o fortalecimento dos espaços democráticos na escola, como grêmios estudantis e reuniões pedagógicas, contribui para a formação cidadã dos alunos e para a construção de uma gestão mais transparente e colaborativa. Essas práticas, quando bem orientadas pelo pedagogo, elevam a qualidade do processo educativo como um todo.
Portanto, a afirmação apresentada está correta, pois a atuação do pedagogo, alinhada a esses princípios, efetivamente promove uma educação de maior qualidade e mais democrática.