Para Garcia (1997, apud MENDES, 2005), a formação do professor numa perspectiva reflexiva exige o desenvolvimento de um conjunto de destrezas ou habilidades que devem caracterizar esse profissional. Uma dessas habilidades é a destreza estratégica que significa a:
um conjunto de destrezas ou habilidades que devem caracterizar esse profissional. Uma dessas habilidades é a destreza
estratégica que significa a:
- A)Capacidade de diagnóstico tanto em sala de aula como da escola. Implica a capacidade de compilar dados, descrever situações, processos, causas e efeitos. Requer dados objetivos e subjetivos (sentimentos e afetos).
- B)Capacidade de analisar dados descritivos, compilados e, a partir deles, construir uma teoria.
- C)Capacidade para desenvolver o processo de valorização, de emissão de juízos sobre as consequências educativas dos projetos e sobre a importância dos resultados alcançados.
- D)Capacidade de planejamento da ação, para a antecipação da sua implantação, seguindo a análise realizada.
- E)Capacidade de relacionar a análise com a prática, com os fins e com os meios, para obter um efeito satisfatório.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Segundo Garcia (1997, apud MENDES, 2005), a formação docente sob uma perspectiva reflexiva demanda o cultivo de habilidades específicas que definem o profissional da educação. Entre essas competências, destaca-se a destreza estratégica, conceito central para a prática pedagógica eficaz. Conforme o gabarito indica, a alternativa correta é a D), que define essa habilidade como a capacidade de planejar ações antecipando sua implementação, com base em análises prévias.
Essa interpretação ressalta a importância do planejamento como eixo estruturante do trabalho docente, alinhando teoria e prática para alcançar resultados satisfatórios. As demais opções, embora relevantes para o processo educativo, não encapsulam plenamente o conceito de destreza estratégica, que se concentra na projeção consciente e intencional da ação pedagógica.
A escolha da alternativa D reforça a visão de que o professor reflexivo não apenas analisa e diagnostica, mas também opera transformações concretas através de um planejamento fundamentado, articulando meios e fins em prol da qualidade educativa.
Deixe um comentário