São quatro os fundamentos didáticos que devem ser utilizados como princípios da prática docente voltada para a aprendizagem: ambientação, interação, contextualização, produção e registro. A ambientação é caracterizada como
- A)uma atividade experiencial em que os alunos entram em contato direto com a problemática da aula. Desse modo, emergem dúvidas que servirão como diretrizes para a discussão coletiva e ação do professor.
- B)a preparação do ambiente para que o conteúdo proposto seja trabalhado. É imprescindível que o professor aplique uma atividade inicial para que a atenção seja focada na aula.
- C)a contextualização que faz com que o aluno identifique por meio de estratégias a relação dos conteúdos aprendidos com a na vivência concreta de situações-problema.
- D)a verificação, ao final da aula ou de uma sequência didática, para checar se os objetivos propostos foram ou não alcançados para fazer ajustes necessários.
- E)a relação entre a informação do conteúdo e a realidade concreta do cotidiano do aluno. Se o conteúdo não se tornar significativo ao aluno, a informação não terá um registro privilegiado na memória.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Os fundamentos didáticos são essenciais para orientar a prática docente e promover uma aprendizagem eficaz. Entre eles, a ambientação desempenha um papel crucial, sendo definida como a preparação do ambiente para que o conteúdo proposto seja trabalhado de maneira adequada. Essa etapa inicial é fundamental para direcionar a atenção dos alunos para o tema da aula, criando as condições necessárias para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a B), que descreve a ambientação como uma etapa em que o professor aplica uma atividade inicial para focar a atenção dos alunos. Essa abordagem se diferencia das demais opções, que se referem a outros aspectos do processo didático, como a experiência direta com problemáticas (A), a contextualização de conteúdos (C), a verificação de objetivos (D) ou a relação entre informação e realidade cotidiana (E).
Portanto, a ambientação não se confunde com outras etapas, como a interação ou a contextualização, mas sim com a organização prévia do espaço e das condições necessárias para que a aula ocorra de forma produtiva. Esse cuidado inicial é determinante para o sucesso das demais fases do processo educativo, garantindo que os alunos estejam engajados desde o princípio.
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