Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:
Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:
- A)Parâmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municípios; Propostas Curriculares Internacionais e Projeto Educativo da Escola.
- B)Propostas Curriculares Internacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Projeto Educativo da Escola e Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula.
- C)Parâmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municípios; Projetos Educativos das Escolas e Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula.
- D)Estatuto da Criança e do Adolescente; Parâmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e Projetos Educativos das Escolas.
- E)Projetos Educativos das Escolas; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Um gestor educacional que deseja propor modificações no currículo de uma escola pública municipal deve basear sua proposta em documentos legislativos e orientações pedagógicas que garantam a adequação às normas nacionais, regionais e locais. A alternativa correta, neste caso, é a letra C), que engloba os seguintes elementos:
- Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Referência nacional que estabelece as diretrizes gerais para a educação básica no Brasil, definindo competências, habilidades e conteúdos essenciais.
- Propostas Curriculares dos Estados e Municípios: Adaptações regionais e locais dos PCNs, que consideram as particularidades culturais, sociais e econômicas de cada região.
- Projetos Educativos das Escolas: Documentos que refletem a identidade e as prioridades da instituição, elaborados com a participação da comunidade escolar.
- Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula: Instrumentos práticos que orientam o trabalho pedagógico diário, alinhando teoria e prática conforme as necessidades dos alunos.
Essa combinação assegura que as mudanças curriculares estejam em conformidade com as políticas educacionais em diferentes níveis (nacional, estadual e municipal), respeitem o projeto pedagógico da escola e sejam aplicáveis no cotidiano das salas de aula. Embora outros documentos mencionados nas alternativas (como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) sejam importantes, eles não são diretamente voltados para a estruturação curricular, sendo mais relevantes em aspectos legais e de garantia de direitos.
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