Uma combinação entre seriação, conteúdos e objetivos por disciplinas, organiza o ensino, mas não necessariamente o processo de aprendizagem: o ensino pode ocorrer à parte da aprendizagem, independente das dificuldades dos alunos.São fatores que contribuem para isto, exceto:
Uma combinação entre seriação, conteúdos e
objetivos por disciplinas, organiza o ensino, mas
não necessariamente o processo de aprendizagem:
o ensino pode ocorrer à parte da aprendizagem,
independente das dificuldades dos alunos.
São fatores que contribuem para isto, exceto:
- A)Mesmo detectando o que dos conteúdos não foi apreendido pelo estudante, não retomar com novos métodos para gerar aprendizagem significativa.
- B)Preocupação com o cumprimento do programa, desconsiderando a continuidade do processo ensino-aprendizagem.
- C)Avaliação centrada no aluno, que deve apresentar determinado rendimento em relação às expectativas definidas pela escola, e para saber o quanto a criança conseguiu reter.
- D)Cenário predominante de relações escolares em que o aluno é estimulado a buscar a aquisição de conhecimentos e não a “boa nota”.
- E)A preocupação centrada na nota, comumente usada para fundamentar necessidades de classificação dos alunos, dá ênfase à comparação de desempenhos e não aos objetivos que se deseja atingir.
Resposta:
A alternativa correta é D)
O texto apresentado discute a relação entre ensino e aprendizagem, destacando que a organização tradicional do ensino por disciplinas e objetivos nem sempre garante a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, são apontados fatores que contribuem para essa desconexão, com exceção de um deles, que é justamente a alternativa correta (D).
A alternativa D) descreve um cenário em que o aluno é estimulado a buscar o conhecimento em vez de apenas focar na "boa nota". Essa abordagem, na verdade, contraria os problemas mencionados no texto, pois valoriza a aprendizagem significativa e não a mera reprodução de conteúdos ou a comparação de desempenhos. Enquanto as outras alternativas (A, B, C e E) retratam práticas que reforçam a separação entre ensino e aprendizagem, a alternativa D) apresenta uma perspectiva mais alinhada com a integração entre ambos.
Portanto, a resposta correta é D), pois é a única que não se enquadra como um fator que contribui para a dissociação entre ensino e aprendizagem, mas sim como uma possível solução para esse desafio educacional.
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