A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:
A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.
No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:
- A)O educador-gerente preocupa-se com o desenvolvimento do autocontrole do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, difculdade de relacionamento e de adaptação, conflitos de faixa etária, enquanto o educador-líder desenvolve práticas de organização e direção do processo educacional, elaborando metas e projetos a serem cumpridos pela escola.
- B)Ambas as vertentes de liderança educacional são positivas. O educador-líder exige dos indivíduos resultados coerentes com o que foi proposto em sala de aula, privilegiando aspectos cognitivos em detrimento de aspectos comportamentais; o educador-gerente estimula a participação e a autonomia dos indivíduos.
- C)Ambas as vertentes de liderança educacional são concorrentes. O educador-líder volta-se para aspectos de comando e gerência da organização escolar, enquanto o educador-gerente é capaz de exercitar a sensibilidade e o controle pessoal, gerando em si a empatia pelo indivíduo.
- D)O educador-líder preocupa-se com os sentimentos do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, difculdade de relacionamento e de adaptação, enquanto o educador-gerente preocupa-se com a quantidade de matéria ministrada em aula, o registro das faltas, o rigor extremo na aplicação de provas e trabalhos e as metas cumpridas conforme o plano de ensino.
- E)O educador-líder é o modelo mais completo, ao se basear em uma perspectiva crítica, liberal e democrática para conduzir suas ações na escola, com vistas à formação de um sujeito competitivo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.
No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:
- D) O educador-líder preocupa-se com os sentimentos do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, dificuldade de relacionamento e de adaptação, enquanto o educador-gerente preocupa-se com a quantidade de matéria ministrada em aula, o registro das faltas, o rigor extremo na aplicação de provas e trabalhos e as metas cumpridas conforme o plano de ensino.
Essa alternativa é a correta porque reflete a distinção clara entre as duas abordagens. O educador-líder foca no aspecto humano e emocional do processo educacional, buscando entender e auxiliar os alunos em suas dificuldades pessoais e de relacionamento. Já o educador-gerente concentra-se na eficiência administrativa e no cumprimento de metas pedagógicas, priorizando aspectos burocráticos e de desempenho acadêmico.
Essa dicotomia entre as duas abordagens não significa que uma seja superior à outra, mas sim que elas representam focos diferentes dentro do ambiente educacional. Ambas são necessárias para o funcionamento harmonioso de uma instituição de ensino, embora possam ser aplicadas em diferentes contextos ou momentos conforme as necessidades específicas.
Deixe um comentário