Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:

A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.

No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:

Resposta:

A alternativa correta é D)

A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.

No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:

  • D) O educador-líder preocupa-se com os sentimentos do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, dificuldade de relacionamento e de adaptação, enquanto o educador-gerente preocupa-se com a quantidade de matéria ministrada em aula, o registro das faltas, o rigor extremo na aplicação de provas e trabalhos e as metas cumpridas conforme o plano de ensino.

Essa alternativa é a correta porque reflete a distinção clara entre as duas abordagens. O educador-líder foca no aspecto humano e emocional do processo educacional, buscando entender e auxiliar os alunos em suas dificuldades pessoais e de relacionamento. Já o educador-gerente concentra-se na eficiência administrativa e no cumprimento de metas pedagógicas, priorizando aspectos burocráticos e de desempenho acadêmico.

Essa dicotomia entre as duas abordagens não significa que uma seja superior à outra, mas sim que elas representam focos diferentes dentro do ambiente educacional. Ambas são necessárias para o funcionamento harmonioso de uma instituição de ensino, embora possam ser aplicadas em diferentes contextos ou momentos conforme as necessidades específicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *