A construção de Projetos nas escolas se remete ao planejamento que se tem intenção de fazer, de realizar. É uma forma de antever um futuro diferente do presente. Gadotti (1994, p.579) afirma que “todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.” Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de diversas atividades. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Diante do exposto, pode-se afirmar que o Projeto Político-Pedagógico é:
A construção de Projetos nas escolas se remete ao planejamento que se tem intenção de
fazer, de realizar. É uma forma de antever um futuro diferente do presente. Gadotti (1994,
p.579) afirma que “todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.
Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um
período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto
contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como
promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação
possível, comprometendo seus atores e autores.”
Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples agrupamento de
planos de ensino e de diversas atividades.
Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o
processo educativo da escola.
Diante do exposto, pode-se afirmar que o Projeto Político-Pedagógico é:
- A)uma ação rotineira, com um sentido explícito. O político e o pedagógico têm uma significação dissociável, não imbricadas. Considera-se o Projeto Político-Pedagógico como um processo de permanente reflexão e discussão dos problemas da escola.
- B)uma ação intencional, com um sentido explícito e com compromisso definido coletivamente. É político, no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. É pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
- C)uma construção possível, mas não necessária. O Projeto Político-Pedagógico mobiliza o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários a trabalhar mais, para, assim, proporcionar situações que permitam aprender a pensar e realizar o fazer pedagógico.
- D)um rearranjo formal da escola, que visa organizar o trabalho pedagógico e, principalmente, administrativo, no que tange às questões financeiras.
- E)uma construção autônoma que tem como autores e atores do processo somente os diretores e professores da unidade escolar.
Resposta:
A alternativa correta é B)
A construção de projetos educacionais nas escolas representa muito mais do que um simples planejamento. Como destacado por Gadotti (1994), um projeto implica uma ruptura com o presente e uma aposta no futuro, promovendo transformações que buscam uma realidade melhor. No contexto escolar, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) surge como uma ferramenta essencial para orientar as ações educativas de forma intencional e coletiva.
A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B), pois ela sintetiza de maneira precisa a natureza do PPP. Ele é uma ação intencional, com um propósito explícito e um compromisso definido coletivamente. O aspecto político está relacionado à formação de cidadãos críticos e participativos, enquanto o pedagógico diz respeito às estratégias educativas necessárias para alcançar esses objetivos. Diferentemente de uma mera formalidade administrativa ou de uma iniciativa isolada de diretores e professores, o PPP envolve toda a comunidade escolar em um processo contínuo de reflexão e ação.
As demais alternativas não capturam a essência do PPP. A letra A) desconsidera a imbricação entre o político e o pedagógico, enquanto a C) subestima sua importância ao tratá-lo como algo opcional. A letra D) reduz o PPP a uma reorganização burocrática, e a E) exclui a participação de outros atores fundamentais, como alunos, funcionários e famílias. Portanto, a resposta B) é a que melhor define o Projeto Político-Pedagógico como um instrumento transformador e comprometido com uma educação de qualidade.
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