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A construção de Projetos nas escolas se remete ao planejamento que se tem intenção de fazer, de realizar. É uma forma de antever um futuro diferente do presente. Gadotti (1994, p.579) afirma que “todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.” Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de diversas atividades. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. Diante do exposto, pode-se afirmar que o Projeto Político-Pedagógico é:

A construção de Projetos nas escolas se remete ao planejamento que se tem intenção de
fazer, de realizar. É uma forma de antever um futuro diferente do presente. Gadotti (1994,
p.579) afirma que “todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.
Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um
período de instabilidade e buscar nova estabilidade em função da promessa que cada projeto
contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como
promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação
possível, comprometendo seus atores e autores.”

Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico vai além de um simples agrupamento de
planos de ensino e de diversas atividades.

Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o
processo educativo da escola.

Diante do exposto, pode-se afirmar que o Projeto Político-Pedagógico é:

Resposta:

A alternativa correta é B)

A construção de projetos educacionais nas escolas representa muito mais do que um simples planejamento. Como destacado por Gadotti (1994), um projeto implica uma ruptura com o presente e uma aposta no futuro, promovendo transformações que buscam uma realidade melhor. No contexto escolar, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) surge como uma ferramenta essencial para orientar as ações educativas de forma intencional e coletiva.

A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra B), pois ela sintetiza de maneira precisa a natureza do PPP. Ele é uma ação intencional, com um propósito explícito e um compromisso definido coletivamente. O aspecto político está relacionado à formação de cidadãos críticos e participativos, enquanto o pedagógico diz respeito às estratégias educativas necessárias para alcançar esses objetivos. Diferentemente de uma mera formalidade administrativa ou de uma iniciativa isolada de diretores e professores, o PPP envolve toda a comunidade escolar em um processo contínuo de reflexão e ação.

As demais alternativas não capturam a essência do PPP. A letra A) desconsidera a imbricação entre o político e o pedagógico, enquanto a C) subestima sua importância ao tratá-lo como algo opcional. A letra D) reduz o PPP a uma reorganização burocrática, e a E) exclui a participação de outros atores fundamentais, como alunos, funcionários e famílias. Portanto, a resposta B) é a que melhor define o Projeto Político-Pedagógico como um instrumento transformador e comprometido com uma educação de qualidade.

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