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A oferta da educação para jovens e adultos adequada às condições do aluno trabalhador requer da escola algumas medidas. A esse respeito, assinale com V (verdadeiras) as medidas que devem ser adotadas e com F (falsas) as que não devem. ( ) Adotar projetos e programas suplementares acessíveis e significativos. ( ) Oferecer atividades diversificadas em consonância com os horários de trabalho. ( ) Adotar metodologias e didáticas adequadas ao aluno trabalhador. ( ) Registrar faltas ao aluno quando coincidir horário de aula e de trabalho. Assinale a sequência correta.

A oferta da educação para jovens e adultos adequada
às condições do aluno trabalhador requer da escola
algumas medidas.
A esse respeito, assinale com V (verdadeiras) as
medidas que devem ser adotadas e com F (falsas) as
que não devem.
( ) Adotar projetos e programas suplementares
acessíveis e significativos.
( ) Oferecer atividades diversificadas em
consonância com os horários de trabalho.
( ) Adotar metodologias e didáticas adequadas ao
aluno trabalhador.
( ) Registrar faltas ao aluno quando coincidir horário
de aula e de trabalho.
Assinale a sequência correta.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A educação de jovens e adultos (EJA) é um direito garantido por lei, mas sua efetivação exige adaptações que considerem a realidade do aluno trabalhador. Nesse contexto, a escola deve implementar medidas que facilitem o acesso e a permanência desse público, respeitando suas particularidades.

A primeira afirmação defende a adoção de projetos suplementares acessíveis e significativos, o que é essencial para complementar a formação e atender às necessidades específicas dos alunos. Portanto, essa medida é verdadeira (V).

A segunda proposta sugere a oferta de atividades diversificadas compatíveis com os horários de trabalho, uma adaptação fundamental para garantir a participação dos estudantes. Assim, essa alternativa também é verdadeira (V).

A terceira afirmação aborda a importância de metodologias e didáticas adequadas ao perfil do aluno trabalhador, considerando seu ritmo e experiências de vida. Essa medida é igualmente verdadeira (V), pois contribui para um aprendizado mais eficaz.

Por fim, a quarta afirmação propõe registrar faltas quando houver conflito entre horário de aula e trabalho, o que seria uma postura punitiva e contraditória com o princípio de flexibilidade necessário na EJA. Logo, essa medida é falsa (F).

Dessa forma, a sequência correta é V V V F, correspondente à alternativa C).

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