Carla é professora dos anos finais do ensino fundamental e está desenvolvendo um projeto de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o processo educacional e favorecer o ensino e a aprendizagem. Assinale a opção que apresenta uma estratégia de articulação entre as TICs e a Educação.
Carla é professora dos anos finais do ensino fundamental e está
desenvolvendo um projeto de trabalho com Tecnologias de
Informação e Comunicação (TICs) para potencializar o processo
educacional e favorecer o ensino e a aprendizagem.
Assinale a opção que apresenta uma estratégia de articulação
entre as TICs e a Educação.
- A)Aulas utilizando o projetor multimídia em sala e depois disponibilizando as aulas em plataformas online, porque, assim, os alunos não precisam copiar o conteúdo do quadro.
- B)Utilização do laboratório de informática para games e jogos online.
- C)WebQuest, uma ferramenta de demanda na web, isto é, uma atividade orientada para a pesquisa por meio de recursos da Internet, potencializando o aprendizado do aluno.
- D)Aulas de informática, que ensinem os alunos os processos de edição de textos, imagens e vídeos, instrumentalizando-os para a inserção no mercado de trabalho.
- E)Vídeo aulas, em que os estudantes poderão assistir a diferentes conteúdos de seu interesse.
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto educacional atual, a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem é fundamental para engajar os alunos e promover um aprendizado mais dinâmico e significativo. Carla, professora dos anos finais do ensino fundamental, busca estratégias que articulem as TICs com a Educação de forma eficaz, indo além do uso superficial dessas ferramentas.
Dentre as opções apresentadas, a estratégia mais adequada é a WebQuest (alternativa C), pois ela não apenas utiliza recursos digitais, mas também estrutura uma atividade pedagógica orientada, incentivando a pesquisa, a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. Ao contrário de simplesmente substituir o quadro por projetores (A) ou focar em habilidades técnicas isoladas (D), a WebQuest integra a internet de forma intencional, alinhando conteúdo, metodologia e objetivos educacionais.
As demais alternativas, embora válidas em contextos específicos, apresentam limitações: jogos online (B) podem carecer de propósito pedagógico claro, e vídeos (E), sem mediação, não garantem interação ou aprofundamento. A WebQuest, portanto, destaca-se como uma ferramenta que potencializa o aprendizado ativo, colaborativo e contextualizado, essencial para a educação no século XXI.
Deixe um comentário