Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora, contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas características essenciais que ela parecia desconhecer…” As alternativas abaixo apresentam características fundamentais do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela coordenadora de Cláudia, EXCETO:

“Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, resolveu
trabalhar a partir de projetos esse semestre. Elaborou um projeto
sobre os animais invertebrados, planejou o cronograma e todas
as atividades a serem realizadas, escolheu materiais e deixou
tudo pronto para as crianças trabalharem. Sua coordenadora,
contudo, apontou que o trabalho com projetos tem algumas
características essenciais que ela parecia desconhecer…”

As alternativas abaixo apresentam características fundamentais
do trabalho com projetos, que poderiam ser apontadas pela
coordenadora de Cláudia, EXCETO:

Resposta:

A alternativa correta é A)

No contexto educacional, o trabalho com projetos é uma abordagem pedagógica que busca promover a aprendizagem significativa por meio da investigação e da resolução de problemas. No caso apresentado, Cláudia, professora do 3º ano do ensino fundamental, elaborou um projeto sobre animais invertebrados, mas sua coordenadora identificou que algumas características essenciais desse método não estavam sendo consideradas.

Entre as alternativas apresentadas, a que NÃO representa uma característica fundamental do trabalho com projetos é a alternativa A), que afirma que "um projeto é uma atividade espontânea". Isso porque um projeto, embora possa surgir de interesses dos alunos, requer planejamento intencional por parte do professor, com objetivos claros e etapas definidas. A espontaneidade, por si só, não garante a estrutura necessária para um trabalho pedagógico eficaz.

As demais alternativas descrevem aspectos centrais da metodologia de projetos:

  • B) A autonomia e responsabilidade dos alunos são incentivadas;
  • C) A autenticidade é fundamental, conectando o aprendizado com situações reais;
  • D) O projeto envolve complexidade e desafios a serem superados;
  • E) O trabalho se desenvolve em fases distintas, desde o planejamento até a avaliação.

Portanto, a coordenadora de Cláudia poderia orientá-la a incorporar esses elementos em sua prática, garantindo que o projeto vá além de uma simples sequência de atividades e se torne uma experiência de aprendizagem mais rica e engajadora para os alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *