Considere que um trabalho de projeto já esteja implantado na escola, fazendo parte da programação e sendo incorporado ao currículo. Sabe-se que a escola deseja avaliá-lo e reestruturá-lo. Conhecendo as várias formas de se compreender e realizar o trabalho de projeto e, ainda, considerando as suas dimensões, associe as colunas. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.(1) Análise da realidade (2) Projeção de finalidades(3) Formas de mediação ( ) avaliação. ( ) conteúdo. ( ) metodologia. ( ) recursos. ( ) registro. ( ) explicitação dos objetivos. ( ) análise de necessidade ou interesse. ( ) definição do problema ou da temática.
Considere que um trabalho de projeto já esteja implantado na escola, fazendo parte da programação e sendo
incorporado ao currículo. Sabe-se que a escola deseja avaliá-lo e reestruturá-lo. Conhecendo as várias formas de
se compreender e realizar o trabalho de projeto e, ainda, considerando as suas dimensões, associe as colunas. A
seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(1) Análise da realidade
(2) Projeção de finalidades
(3) Formas de mediação
( ) avaliação.
( ) conteúdo.
( ) metodologia.
( ) recursos.
( ) registro.
( ) explicitação dos objetivos.
( ) análise de necessidade ou interesse.
( ) definição do problema ou da temática.
- A)1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
- B)2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 3 – 1
- C)2 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3
- D)3 – 3 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1
Resposta:
A alternativa correta é D)
O trabalho de projeto, quando já implantado em uma escola e incorporado ao currículo, exige uma avaliação contínua para garantir sua eficácia e alinhamento com os objetivos pedagógicos. Para isso, é fundamental compreender as diferentes dimensões envolvidas nesse processo e associá-las corretamente às etapas de análise, projeção e mediação.
A questão proposta apresenta três categorias principais: (1) Análise da realidade, (2) Projeção de finalidades e (3) Formas de mediação, que devem ser relacionadas com os elementos listados, como avaliação, conteúdo, metodologia, recursos, registro, explicitação dos objetivos, análise de necessidade ou interesse e definição do problema ou da temática.
Analisando as alternativas, a sequência correta é a letra D) 3 – 3 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1, pois:
- A avaliação, o conteúdo, a metodologia, os recursos e o registro estão relacionados às Formas de mediação (3), que envolvem a operacionalização e o acompanhamento do projeto.
- A explicitação dos objetivos está ligada à Projeção de finalidades (2), pois define os rumos e metas do projeto.
- A análise de necessidade ou interesse e a definição do problema ou da temática pertencem à Análise da realidade (1), já que são etapas iniciais de diagnóstico e contextualização.
Portanto, a alternativa D) é a correta, pois reflete a associação adequada entre as dimensões do trabalho de projeto e suas respectivas etapas, garantindo uma avaliação e reestruturação coerentes com a proposta pedagógica da escola.
Deixe um comentário