Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode ser entendido como um empreendimento que tem em vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos, podendo existir situações em que eles acontecem de maneira articulada ou integrada. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando a tipologia de projetos com a finalidade principal correspondente a cada um. COLUNA I 1. Projetos de intervenção 2. Projetos de pesquisa 3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto) 4. Projetos de ensino 5. Projetos de trabalhoCOLUNA II( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou “produtos”. ( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no contexto escolar, tendo a orientação do professor, e visam a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades. ( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações com o intuito de promover uma intervenção, tendo em vista a inserção de modificações na estrutura e / ou na dinâmica (operação) da organização ou contexto, influenciando seu desempenho de modo positivo. ( ) Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, tendo a garantia de verificação experimental. ( ) São elaborados dentro de uma ou mais disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Assinale a sequência CORRETA.

Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode
ser entendido como um empreendimento que tem em
vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos,
podendo existir situações em que eles acontecem de
maneira articulada ou integrada.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I,
relacionando a tipologia de projetos com a finalidade
principal correspondente a cada um.

COLUNA I 

1. Projetos de intervenção

2. Projetos de pesquisa

3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)

4. Projetos de ensino

5. Projetos de trabalho


COLUNA II

( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo
de produção de novos serviços, atividades ou
“produtos”.

( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais)
disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no
contexto escolar, tendo a orientação do professor,
e visam a aprendizagem de conceitos e o
desenvolvimento de competências e habilidades.

( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e
organizações com o intuito de promover uma
intervenção, tendo em vista a inserção de
modificações na estrutura e / ou na dinâmica
(operação) da organização ou contexto,
influenciando seu desempenho de modo positivo.

( ) Têm como finalidade principal a obtenção de
conhecimento sobre determinado problema,
questão ou assunto, tendo a garantia de
verificação experimental.

( ) São elaborados dentro de uma ou mais
disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es),
orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A)5 2 4 1 3
  • B)3 5 1 2 4
  • C)1 4 3 5 2
  • D)2 3 5 4 1

Resposta:

A alternativa correta é B)

O texto apresentado aborda a definição e a tipologia de projetos, conforme mencionado por Moura e Barbosa (2012). Segundo os autores, um projeto é um empreendimento voltado para a criação de algo novo, podendo ocorrer de forma articulada ou integrada em diferentes contextos. A seguir, é proposta uma atividade de associação entre as tipologias de projetos (COLUNA I) e suas respectivas finalidades principais (COLUNA II).

A COLUNA I apresenta cinco tipos de projetos: 1) Projetos de intervenção; 2) Projetos de pesquisa; 3) Projetos de desenvolvimento (ou de produto); 4) Projetos de ensino; e 5) Projetos de trabalho. Já a COLUNA II descreve as finalidades principais de cada um deles, conforme as características específicas de cada tipologia.

A sequência correta de associação entre as colunas é a alternativa B) 3 5 1 2 4, que relaciona:

  • (3) Projetos de desenvolvimento (ou de produto) – Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou "produtos".
  • (5) Projetos de trabalho – São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplinas ou conteúdos curriculares, no contexto escolar, visando a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
  • (1) Projetos de intervenção – São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações para promover modificações na estrutura ou dinâmica da organização, influenciando positivamente seu desempenho.
  • (2) Projetos de pesquisa – Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, com garantia de verificação experimental.
  • (4) Projetos de ensino – São elaborados dentro de uma ou mais disciplinas ou conteúdos curriculares, orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Essa classificação demonstra a diversidade de projetos e suas aplicações em diferentes áreas, reforçando a ideia de que cada tipo possui objetivos e metodologias específicas, conforme destacado no texto inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *