O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais significativas. Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:
melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de
trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como
processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais
significativas.
- A)Definir as ações administrativas em prol das melhorias necessárias à Instituição, suscitadas após a realização do projeto.
- B)Diagnosticar atividades práticas que conectem o ensino, a pesquisa e a extensão.
- C)Concentrar atenção em aspectos significativos das problemáticas investigadas e dos desafios constatados nos estudos desenvolvidos.
- D)Estimular as atividades de pesquisa como princípio da ciência aplicada.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O projeto integrador no IFRN é uma estratégia pedagógica que visa transformar a prática educacional, promovendo uma abordagem interdisciplinar e investigativa. Ao analisar as alternativas apresentadas, a opção C) se destaca como a mais alinhada aos princípios institucionais, pois reflete o foco em problemáticas relevantes e desafios concretos identificados durante o processo de ensino-aprendizagem.
Enquanto as demais alternativas apresentam elementos válidos (como a conexão entre ensino-pesquisa-extensão na opção B ou o estímulo à pesquisa na opção D), apenas a alternativa C) captura plenamente a essência qualitativa dos projetos integradores: a concentração em aspectos significativos da realidade educacional e social. Esta abordagem permite que estudantes e professores transcendam os limites disciplinares tradicionais, construindo conhecimentos contextualizados e socialmente relevantes.
Portanto, a alternativa correta é efetivamente a C), pois sintetiza o caráter investigativo e problematizador que caracteriza os projetos integradores no IFRN, indo além de meras atividades práticas ou administrativas para se tornar um eixo transformador da prática pedagógica.
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