O Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos, ou seja, o que os alunos devem aprender. Acerca desse fragmento, marque a alternativa INCORRETA.
envolvem uma situação- problema. Seu objetivo é
articular propósitos didáticos, ou seja, o que os
alunos devem aprender. Acerca desse fragmento,
marque a alternativa INCORRETA.
- A)Projetos didáticos, se bem estruturados, proporcionam a fragmentação dos conteúdos, o que acaba por contribuir de formas significativas com o processo de ensino e aprendizagem.
- B)O projeto didático dá ao docente excelentes oportunidades de aprendizado e aprofundamento sobre a prática, tornando os estudantes corresponsáveis pela própria aprendizagem.
- C)O papel do professor na condução de um projeto é o de provocador de novos sentidos e curiosidades. Quando os alunos pedem, a intervenção pode ser feita e a função do professor é apoiar a ampliação dos saberes que circulam no grupo.
- D)O papel do professor na condução de um projeto é o de provocador de novos sentidos e curiosidades. Desse modo, quando os alunos pedem sua intervenção pode ser feita e a função do professor é apoiar a ampliação dos saberes que circulam no grupo.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O projeto didático é uma estratégia pedagógica que organiza o tempo e os conteúdos a partir de uma situação-problema, visando articular propósitos educacionais claros sobre o que os alunos devem aprender. Analisando as alternativas apresentadas, é possível identificar qual delas está incorreta em relação aos princípios desse método.
A alternativa A) afirma que projetos didáticos promovem a fragmentação dos conteúdos, o que contradiz sua essência. Na verdade, um dos principais objetivos dessa abordagem é justamente integrar conhecimentos de forma contextualizada, evitando a divisão artificial das disciplinas. Portanto, essa afirmação está equivocada.
As demais alternativas apresentam características coerentes com a proposta dos projetos didáticos: a B) destaca o potencial formativo para docentes e estudantes, a C) e a D) descrevem adequadamente o papel do professor como mediador que estimula a construção coletiva do conhecimento. Essas opções estão alinhadas com a perspectiva de aprendizagem ativa e colaborativa que fundamenta essa metodologia.
Dessa forma, conforme indicado no gabarito, a alternativa incorreta é de fato a A), por apresentar uma concepção distorcida sobre como os projetos didáticos organizam e articulam os saberes no processo educativo.
Deixe um comentário