Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O respeito às diferenças, as explicitações de conflitos, cooperação, negociação e procura de soluções devem ser constantes nos programas e currículos desenvolvidos em nível escolar. O ambiente de cooperação e respeito entre os profissionais que atuam nos projetos, programas e ações educativas democráticas  e entre esses e as famílias favorece: 

O respeito às diferenças, as explicitações de conflitos, cooperação, negociação e procura de soluções devem ser constantes nos programas e currículos desenvolvidos em nível escolar. O ambiente de cooperação e respeito entre os profissionais que atuam nos projetos, programas e ações educativas democráticas  e entre esses e as famílias favorece: 

Resposta:

A alternativa correta é A)

O respeito às diferenças e a construção de um ambiente escolar cooperativo são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação democrática e inclusiva. O texto apresentado destaca a importância de práticas como a negociação, a busca por soluções e o diálogo constante dentro dos programas e currículos escolares. Esses valores, quando aplicados não apenas entre os alunos, mas também entre os profissionais da educação e as famílias, criam as bases para uma ação pedagógica coerente e eficaz.

A alternativa correta, A) a busca de uma linha coerente de ação escolar, reflete justamente esse princípio. Um ambiente baseado no respeito e na cooperação permite que a escola estabeleça objetivos claros e métodos alinhados com as necessidades dos estudantes, promovendo um ensino mais consistente e significativo. Por outro lado, as demais alternativas apresentam visões equivocadas ou limitadas sobre o papel da escola:

  • B) O assistencialismo, embora possa ser necessário em alguns contextos, não deve ser o foco principal da ação escolar, pois reduz a educação a uma mera compensação social.
  • C) A improvisação e o espontaneísmo são contrários a um planejamento pedagógico sólido, que requer organização e intencionalidade.
  • D) Um clima institucional excludente vai na contramão dos princípios de inclusão e respeito às diferenças.
  • E) A centralização da responsabilidade nos órgãos superiores ignora a importância da participação coletiva e do trabalho colaborativo dentro da escola.

Portanto, a resposta correta reforça a ideia de que a coerência nas ações escolares surge justamente da valorização do diálogo, da colaboração e do respeito mútuo entre todos os envolvidos no processo educativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *