“O trabalho por Projetos diz respeito a uma mudança de postura, o que exige do professor, um repensar de sua prática e das teorias que a estão informando. É repensar a escola, seus tempos, seus espaços, sua forma de lidar com o mundo da informação em que alunos e professores estão envolvidos.” Sobre as concepções presentes nos projetos de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os alunos devem sempre definir os temas dos projetos, para que eles possam se envolver no processo. ( ) O professor, em sua prática pedagógica, não pode desconsiderar a experiência cultural de seus alunos. ( ) Deve-se sempre partir da realidade dos alunos, o que significa trabalhar com conteúdos próximos de sua realidade local. ( ) Pensar na sequenciação de conteúdo é pensar na forma como ele será abordado, considerando o nível de abrangência e de profundidade a ser trabalhado. ( ) A seleção dos conteúdos trabalhados em um projeto determina o problema a ser pesquisado. ( ) Nos projetos, os conteúdos passam a ser meios para compreender a realidade. A sequência está correta em:
“O trabalho por Projetos diz respeito a uma mudança de postura, o que exige do professor, um repensar de sua prática e das teorias que a estão informando. É repensar a escola, seus tempos, seus espaços, sua forma de lidar com o mundo da informação em que alunos e professores estão envolvidos.” Sobre as concepções presentes nos projetos de trabalho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
- A)F, V, F, V, F, V
- B)V, F, V, F, V, F
- C)F, F, V, V, F, V
- D)V, V, F, F, V, F
- E)V, V, V, F, F, V
Resposta:
A alternativa correta é A)
O trabalho por projetos representa uma transformação significativa na prática pedagógica, exigindo do professor uma reflexão contínua sobre sua atuação e as teorias que a fundamentam. Essa abordagem propõe uma reorganização da escola, seus tempos, espaços e a maneira como lida com o fluxo de informações no qual alunos e professores estão imersos. A seguir, analisamos as afirmações sobre as concepções presentes nos projetos de trabalho, marcando V (verdadeiro) ou F (falso) conforme sua adequação a essa perspectiva.
(F) Os alunos devem sempre definir os temas dos projetos, para que eles possam se envolver no processo. Embora a participação dos alunos seja importante, o professor também tem um papel ativo na mediação e orientação, garantindo que os temas escolhidos tenham relevância pedagógica.
(V) O professor, em sua prática pedagógica, não pode desconsiderar a experiência cultural de seus alunos. O respeito ao conhecimento prévio e ao contexto sociocultural dos estudantes é essencial para uma aprendizagem significativa.
(F) Deve-se sempre partir da realidade dos alunos, o que significa trabalhar com conteúdos próximos de sua realidade local. Embora partir da realidade seja importante, projetos também podem expandir horizontes, explorando temas além do imediato.
(V) Pensar na sequenciação de conteúdo é pensar na forma como ele será abordado, considerando o nível de abrangência e de profundidade a ser trabalhado. O planejamento cuidadoso garante uma progressão coerente e desafiadora.
(F) A seleção dos conteúdos trabalhados em um projeto determina o problema a ser pesquisado. Na verdade, é o problema ou tema central que orienta a seleção dos conteúdos, e não o contrário.
(V) Nos projetos, os conteúdos passam a ser meios para compreender a realidade. Eles deixam de ser fins em si mesmos e se tornam ferramentas para investigação e construção de conhecimento.
A sequência correta, conforme a análise, é F, V, F, V, F, V, correspondente à alternativa A).
Deixe um comentário