Questões Sobre Gestão de Projetos Educacionais - Pedagogia - concurso
Questão 41
melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de
trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como
processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais
significativas.
- A)Definir as ações administrativas em prol das melhorias necessárias à Instituição, suscitadas após a realização do projeto.
- B)Diagnosticar atividades práticas que conectem o ensino, a pesquisa e a extensão.
- C)Concentrar atenção em aspectos significativos das problemáticas investigadas e dos desafios constatados nos estudos desenvolvidos.
- D)Estimular as atividades de pesquisa como princípio da ciência aplicada.
A alternativa correta é C)
O projeto integrador no IFRN é uma estratégia pedagógica que visa transformar a prática educacional, promovendo uma abordagem interdisciplinar e investigativa. Ao analisar as alternativas apresentadas, a opção C) se destaca como a mais alinhada aos princípios institucionais, pois reflete o foco em problemáticas relevantes e desafios concretos identificados durante o processo de ensino-aprendizagem.
Enquanto as demais alternativas apresentam elementos válidos (como a conexão entre ensino-pesquisa-extensão na opção B ou o estímulo à pesquisa na opção D), apenas a alternativa C) captura plenamente a essência qualitativa dos projetos integradores: a concentração em aspectos significativos da realidade educacional e social. Esta abordagem permite que estudantes e professores transcendam os limites disciplinares tradicionais, construindo conhecimentos contextualizados e socialmente relevantes.
Portanto, a alternativa correta é efetivamente a C), pois sintetiza o caráter investigativo e problematizador que caracteriza os projetos integradores no IFRN, indo além de meras atividades práticas ou administrativas para se tornar um eixo transformador da prática pedagógica.
Questão 42
equipe pedagógica de uma escola organizou um projeto com
esse tema, e cada professor teve a tarefa de utilizar esse
assunto em suas aulas. 0 professor de História planejou
diversas atividades para os alunos como, por exemplo,
divulgar cartazes informativos no corredor da escola durante
a etapa de apresentação. Os alunos registraram que não
gostaram de trabalhar por projetos. Após análise dessa
situação fictícia e, de acordo com a ideia apresentada por
Nogueira (2008), o motivo dos alunos não terem gostado de
trabalhar por projetos pode ser explicado porque
- A)faltou suporte do professor para que acontecessem as ações planejadas pela equipe pedagógica.
- B)os alunos não se dedicaram para compreender os assuntos apresentados.
- C)a equipe pedagógica não acompanhou o trabalho desenvolvido pela turma.
- D)o tema do projeto não partiu de uma necessidade dos alunos.
- E)faltou autoavaliação do professor e o registro de todo processo na etapa de apresentação.
A alternativa correta é D)
O trabalho por projetos é uma metodologia ativa que busca engajar os alunos em atividades significativas, promovendo a aprendizagem por meio de temas relevantes. No entanto, quando esse método não parte de um interesse ou necessidade dos próprios estudantes, pode gerar desmotivação e resistência, como ocorreu no caso apresentado.
De acordo com Nogueira (2008), citado no texto, o sucesso de um projeto pedagógico depende fundamentalmente da conexão entre o tema proposto e os anseios dos alunos. Quando a atividade é imposta sem considerar suas expectativas e curiosidades naturais, perde-se o potencial motivador intrínseco ao trabalho por projetos.
No exemplo da Copa do Mundo, embora seja um assunto atual e relevante socialmente, a equipe pedagógica não considerou se esse tema realmente dialogava com os interesses imediatos dos estudantes. A opção D) aponta corretamente essa falha na concepção do projeto, destacando que o desinteresse dos alunos surgiu porque o tema não partiu de suas próprias necessidades de aprendizagem.
As demais alternativas, embora possam representar problemas reais em projetos pedagógicos, não explicam adequadamente a situação descrita. A questão central não foi falta de suporte docente (A), dedicação dos alunos (B), acompanhamento da equipe (C) ou autoavaliação do professor (E), mas sim a desconexão entre o tema proposto e os interesses reais dos estudantes.
Este caso ilustra a importância de envolver os alunos no planejamento de projetos educacionais, garantindo que as atividades tenham significado pessoal para eles, o que é essencial para o engajamento e aprendizagem efetiva.
Questão 43
uma das principais funções do Pedagogo no
âmbito empresarial. A respeito do conceito
de projeto, assinale a alternativa correta.
- A)O projeto é um documento que contém desejos e intenções de se realizar algo. Caracteriza-se por não ser algo pronto e acabado, sendo a avaliação um item constituinte desse documento.
- B)A noção de projeto indica um instrumento pedagógico que não possui alterações ao longo de sua execução.
- C)Projetar significa estudar uma situação já conhecida e, por este motivo, o processo de avaliação não é um item obrigatório.
- D)Projetar significa antecipar ideias com o intuito de preservar a manutenção das práticas estabelecidas na empresa.
- E)A noção de projeto indica a elaboração de um documento burocrático com finalidade de atender as necessidades urgentes de dada situação.
A alternativa correta é A)
O conceito de projeto, especialmente no contexto pedagógico empresarial, é fundamental para compreender a dinâmica de planejamento e execução de ações educativas. A alternativa correta, conforme o gabarito, é a letra A, que define o projeto como um documento que contém desejos e intenções, destacando seu caráter dinâmico e inacabado, com a avaliação como parte integrante do processo.
Um projeto pedagógico não se limita a um conjunto de ideias estáticas, mas representa um plano em constante construção, sujeito a ajustes e reflexões. A avaliação, mencionada na alternativa A, é essencial para garantir que os objetivos propostos sejam alcançados e que o projeto possa ser aprimorado ao longo de sua execução. Essa visão se opõe à ideia de um documento rígido ou burocrático, como sugerido em outras alternativas.
As demais opções apresentam equívocos sobre a natureza de um projeto. A alternativa B, por exemplo, ignora a flexibilidade necessária em qualquer planejamento pedagógico, enquanto a C desconsidera a importância da avaliação como ferramenta de melhoria contínua. Já as alternativas D e E reduzem o projeto a um instrumento de manutenção do status quo ou a um mero documento burocrático, desvirtuando seu propósito transformador e estratégico.
Portanto, a resposta correta reforça que um projeto pedagógico deve ser entendido como um guia flexível, orientado por objetivos claros, mas aberto a adaptações e avaliações constantes, garantindo sua eficácia no ambiente empresarial.
Questão 44
se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se
afirma a seguir e assinale a alternativa com
a sequência correta.
constitui-se em processo participativo
de decisões para instaurar uma forma
de organização do trabalho que
desvele conflitos e as contradições no
interior da organização.
Pedagógico, é necessário o
convencimento de todos os envolvidos
no ambiente organizacional
para trabalharem em prol de um
planejamento estabelecido pela
equipe gestora.
organização do trabalho pedagógico
organizacional, indicando uma
direção, apresentando a organização,
concepção teórica e implementação
de ações.
exige uma reflexão a cerca de qual é o tipo da educação e sua relação com
a sociedade implica refletir sobre o
homem a ser formado.
- A)V – F – V – V.
- B)V – V – F – V.
- C)V – V – V – F.
- D)F – F – V – F.
- E)V – F – F – V.
A alternativa correta é A)
O Projeto Pedagógico é um instrumento essencial para a organização do trabalho educacional e administrativo dentro de uma instituição, seja ela escolar ou empresarial. Ele reflete as concepções teóricas, os objetivos e as estratégias que orientam as ações pedagógicas e organizacionais. Analisando as afirmações apresentadas, é possível identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F).
I. Verdadeiro (V): O Projeto Pedagógico de uma empresa, assim como o de uma escola, deve ser construído de forma participativa, envolvendo todos os atores relevantes. Esse processo permite identificar e resolver conflitos e contradições internas, promovendo uma organização mais coerente e eficiente.
II. Falso (F): Embora o convencimento e o engajamento dos envolvidos sejam importantes, o Projeto Pedagógico não deve ser imposto unilateralmente pela equipe gestora. Sua construção deve ser democrática, considerando as diferentes perspectivas e necessidades dos participantes.
III. Verdadeiro (V): O Projeto Pedagógico efetivamente organiza o trabalho pedagógico e administrativo, estabelecendo uma direção clara, fundamentada em uma concepção teórica consistente e na implementação de ações planejadas.
IV. Verdadeiro (V): A reflexão sobre o tipo de educação desejada e sua relação com a sociedade é fundamental na construção do Projeto Pedagógico. Isso inclui pensar no perfil do indivíduo que se pretende formar, alinhando os objetivos educacionais com as demandas sociais.
Portanto, a sequência correta é V – F – V – V, correspondente à alternativa A).
Questão 45
Moura e Barbosa (2012) frisam que a fase de execução
de um projeto representa a realização do plano de
projeto, visando os objetivos propostos e resultados
esperados, sendo que o tipo de projeto define os
processos principais nessa fase.
Tendo em vista as ideias desses autores sobre a
execução de um projeto, é correto afirmar:
- A)O modelo de implementação é orientado para execução do projeto e independe do modo de organização interna e da cultura gerencial da instituição ou da equipe que dirige o projeto.
- B)Quanto mais bem elaborado for o plano de projeto, mais complicado será inserir as modificações necessárias à sua execução.
- C)A execução de um projeto depende da organização estipulada para o desenvolvimento do plano de projeto e da participação efetiva das pessoas envolvidas.
- D)Projetos com características inovadoras marcantes demandam abordagens gerenciais semelhantes, principalmente processos de gestão mais fechados.
A alternativa correta é C)
Moura e Barbosa (2012) destacam que a fase de execução de um projeto é crucial, pois é nesse momento que o plano é colocado em prática para alcançar os objetivos e resultados esperados. Segundo os autores, o tipo de projeto influencia diretamente os processos principais dessa etapa, reforçando a importância de uma estrutura bem definida para sua condução.
Analisando as alternativas apresentadas, a opção C) é a correta, pois afirma que a execução de um projeto está diretamente ligada à organização estabelecida no plano e à participação ativa dos envolvidos. Isso está alinhado com a visão dos autores, que enfatizam a necessidade de um planejamento consistente e da colaboração da equipe para o sucesso do projeto.
As demais alternativas apresentam equívocos. A alternativa A) ignora a influência da organização interna e da cultura gerencial, enquanto a B) sugere erroneamente que um plano bem elaborado dificulta adaptações. Já a D) desconsidera a necessidade de flexibilidade em projetos inovadores, que muitas vezes exigem abordagens gerenciais mais abertas e adaptáveis.
Questão 46
Moura e Barbosa (2012) mencionam que um projeto pode
ser entendido como um empreendimento que tem em
vista produzir algo novo. São vários os tipos de projetos,
podendo existir situações em que eles acontecem de
maneira articulada ou integrada.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I,
relacionando a tipologia de projetos com a finalidade
principal correspondente a cada um.
COLUNA I
1. Projetos de intervenção
2. Projetos de pesquisa
3. Projetos de desenvolvimento (ou de produto)
4. Projetos de ensino
5. Projetos de trabalho
( ) Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo
de produção de novos serviços, atividades ou
“produtos”.
( ) São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais)
disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es), no
contexto escolar, tendo a orientação do professor,
e visam a aprendizagem de conceitos e o
desenvolvimento de competências e habilidades.
( ) São desenvolvidos no âmbito de contextos e
organizações com o intuito de promover uma
intervenção, tendo em vista a inserção de
modificações na estrutura e / ou na dinâmica
(operação) da organização ou contexto,
influenciando seu desempenho de modo positivo.
( ) Têm como finalidade principal a obtenção de
conhecimento sobre determinado problema,
questão ou assunto, tendo a garantia de
verificação experimental.
( ) São elaborados dentro de uma ou mais
disciplina(s) ou conteúdo(s) curricular(es),
orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Assinale a sequência CORRETA.
- A)5 2 4 1 3
- B)3 5 1 2 4
- C)1 4 3 5 2
- D)2 3 5 4 1
A alternativa correta é B)
O texto apresentado aborda a definição e a tipologia de projetos, conforme mencionado por Moura e Barbosa (2012). Segundo os autores, um projeto é um empreendimento voltado para a criação de algo novo, podendo ocorrer de forma articulada ou integrada em diferentes contextos. A seguir, é proposta uma atividade de associação entre as tipologias de projetos (COLUNA I) e suas respectivas finalidades principais (COLUNA II).
A COLUNA I apresenta cinco tipos de projetos: 1) Projetos de intervenção; 2) Projetos de pesquisa; 3) Projetos de desenvolvimento (ou de produto); 4) Projetos de ensino; e 5) Projetos de trabalho. Já a COLUNA II descreve as finalidades principais de cada um deles, conforme as características específicas de cada tipologia.
A sequência correta de associação entre as colunas é a alternativa B) 3 5 1 2 4, que relaciona:
- (3) Projetos de desenvolvimento (ou de produto) – Ocorrem na esfera organizacional com o objetivo de produção de novos serviços, atividades ou "produtos".
- (5) Projetos de trabalho – São desenvolvidos por alunos em uma (ou mais) disciplinas ou conteúdos curriculares, no contexto escolar, visando a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades.
- (1) Projetos de intervenção – São desenvolvidos no âmbito de contextos e organizações para promover modificações na estrutura ou dinâmica da organização, influenciando positivamente seu desempenho.
- (2) Projetos de pesquisa – Têm como finalidade principal a obtenção de conhecimento sobre determinado problema, questão ou assunto, com garantia de verificação experimental.
- (4) Projetos de ensino – São elaborados dentro de uma ou mais disciplinas ou conteúdos curriculares, orientados para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Essa classificação demonstra a diversidade de projetos e suas aplicações em diferentes áreas, reforçando a ideia de que cada tipo possui objetivos e metodologias específicas, conforme destacado no texto inicial.
Questão 47
São três os momentos do trabalho com projetos: problematização, desenvolvimento e
síntese.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses três
momentos com as características correspondentes a cada um.
COLUNA I
1. Problematização.
2. Desenvolvimento.
3. Síntese.
COLUNA II
( ) Nesse momento, os alunos têm que fazer uso de
todos os conhecimentos que possuem sobre o tema e
enfrentar os conflitos, dúvidas que os conduzirão ao
desequilíbrio de suas suposições iniciais.
( ) O professor identifica o que os alunos já sabem e o
que ainda não sabem sobre o tema.
( ) Novas aprendizagens passam a fazer parte dos
esquemas de conhecimento dos alunos, os quais
servirão de conhecimento prévio para outras
oportunidades de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A)3 1 2.
- B)1 3 2.
- C)2 1 3.
- D)3 2 1.
A alternativa correta é C)
São três os momentos do trabalho com projetos: problematização, desenvolvimento e síntese.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I fazendo a relação desses três momentos com as características correspondentes a cada um.
COLUNA I
1. Problematização.
2. Desenvolvimento.
3. Síntese.
COLUNA II
(2) Nesse momento, os alunos têm que fazer uso de todos os conhecimentos que possuem sobre o tema e enfrentar os conflitos, dúvidas que os conduzirão ao desequilíbrio de suas suposições iniciais.
(1) O professor identifica o que os alunos já sabem e o que ainda não sabem sobre o tema.
(3) Novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos, os quais servirão de conhecimento prévio para outras oportunidades de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
- A)3 1 2.
- B)1 3 2.
- C)2 1 3.
- D)3 2 1.
O gabarito correto é C).
Questão 48
A Pedagogia de Projetos propõe uma ressignificação do espaço escolar, de maneira que
ele seja, realmente, um espaço direcionado para a formação de sujeitos ativos, reflexivos,
cidadãos atuantes e participativos.
(LEITE, 1996)
Em relação à Pedagogia de Projetos, é INCORRETO afirmar que
- A)a construção do conhecimento é relacionada com o contexto em que é utilizado.
- B)os problemas ou temáticas podem surgir de um aluno, de grupo de alunos ou da turma, mas não do professor.
- C)o conhecer e intervir no real são indissociáveis.
- D)não há separação dos aspectos cognitivos, sociais e emocionais no processo de construção do conhecimento.
A alternativa correta é B)
A Pedagogia de Projetos é uma abordagem educacional que visa transformar o ambiente escolar em um espaço dinâmico e participativo, focado na formação de indivíduos críticos e atuantes na sociedade. Segundo Leite (1996), essa metodologia busca ressignificar a escola, tornando-a um local onde os alunos não apenas absorvem conhecimento, mas também o constroem de forma ativa e contextualizada.
Dentre as alternativas apresentadas, a incorreta é a letra B, que afirma que os problemas ou temáticas abordados nos projetos não podem surgir do professor. Na verdade, a Pedagogia de Projetos valoriza a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo, incluindo o professor, que pode e deve propor temas relevantes, desde que estejam alinhados aos interesses e necessidades dos alunos.
As demais alternativas estão corretas: a construção do conhecimento está intrinsecamente ligada ao contexto (A), o processo de conhecer e intervir no real são inseparáveis (C), e não há divisão entre aspectos cognitivos, sociais e emocionais na aprendizagem (D). Esses princípios reforçam a ideia de que a educação deve ser holística e significativa, preparando os alunos para atuar no mundo de forma reflexiva e participativa.
Questão 49
Nenhum processo ou projeto pode ser bemsucedido,
se não for calcado em:
I. Estudo crítico cuidadoso sobre a realidade no
qual ele estará inserido (necessidades, desejos,
objetivos, metas, problemas existentes,
desvantagens, vantagens, fatores favoráveis,
etc.).
II. Identificação de procedimentos que resolvam
os problemas e aumentem os fatores que
contribuam para o alcance de seus objetivos e
metas.
III. Elaboração de cronograma realista e viável
de implementação do processo.
Assinale a alternativa correta:
- A)Apenas a I.
- B)I e II.
- C)I e III.
- D)Todas estão corretas.
- E)N.D.A.
A alternativa correta é D)
Nenhum processo ou projeto pode ser bem-sucedido se não for calcado em:
- Estudo crítico cuidadoso sobre a realidade na qual ele estará inserido (necessidades, desejos, objetivos, metas, problemas existentes, desvantagens, vantagens, fatores favoráveis, etc.).
- Identificação de procedimentos que resolvam os problemas e aumentem os fatores que contribuam para o alcance de seus objetivos e metas.
- Elaboração de cronograma realista e viável de implementação do processo.
Assinale a alternativa correta:
- A) Apenas a I.
- B) I e II.
- C) I e III.
- D) Todas estão corretas.
- E) N.D.A.
O gabarito correto é D).
Questão 50
Sobre os projetos nas escolas, analise as afirmativas
a seguir.
I. Os projetos que se organizam em torno de uma
atividade pedagógica precisa, como, por
exemplo, a montagem de um espetáculo em
conjunto, a organização de uma jornada
esportiva, a criação de oficinas abertas, a
criação de um jornal; a cooperação é, então, o
meio para realizar um empreendimento que
ninguém tem a força ou a vontade de fazer
sozinho; ela se encerra no momento em que o
projeto é concluído.
II. Os projetos cujos desafios são a própria
cooperação e que não têm prazos precisos, já
que visam a instaurar uma forma de atividade
profissional interativa (Gather Thurler, 1996a)
que se assemelha mais a um modo de vida e de
trabalho do que a um desvio para alcançar um
objetivo preciso.
III. Os projetos são realizados e o professor domina
suas implicações em termo de didática,
avaliação e gestão de classe.
IV. Essas escolhas de projetos são oferecidas a não
ser que correspondam a caminhos diferentes
para atingir o mesmo objetivo de formação.
V. O projeto que cada aluno é capaz de alcançar os
objetivos mínimos estabelecidos com a condição
de individualizar seu percurso.
Marque a alternativa correta.
- A)I e II
- B)I, II, III e IV
- C)III e IV
- D)I, II e IV
- E)III e V.
A alternativa correta é A)
Os projetos nas escolas podem ser analisados sob diferentes perspectivas, conforme demonstrado nas afirmativas apresentadas. A primeira afirmativa (I) descreve projetos pedagógicos estruturados em torno de uma atividade específica, como a montagem de um espetáculo ou a criação de um jornal, nos quais a cooperação é essencial para a realização do objetivo comum. Esses projetos têm um caráter temporário, encerrando-se quando a meta é alcançada.
Já a segunda afirmativa (II) aborda projetos que têm como foco principal a própria cooperação, sem prazos rígidos, pois buscam estabelecer uma dinâmica de trabalho colaborativo contínuo, mais próximo de um modo de vida profissional do que de uma tarefa pontual. Essa visão está alinhada com a ideia de que a cooperação pode se tornar uma prática permanente, e não apenas um recurso para atingir um fim específico.
As demais afirmativas (III, IV e V) trazem aspectos que, embora relevantes, não estão diretamente relacionadas à classificação dos projetos em termos de cooperação e temporalidade, como ocorre nas afirmativas I e II. Portanto, a alternativa correta é a A) I e II, pois são essas as afirmações que melhor representam os dois tipos distintos de projetos escolares baseados na cooperação.