Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Gestão de Projetos Educacionais - Pedagogia - concurso

Questão 51

Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino
Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar
para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na
cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais
vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será
que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas….
A professora organiza a discussão, levando os alunos a
levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto.
Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o
tema.

De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.

( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de
escolaridade em que se dá importância à participação dos
alunos em seu processo de aprendizagem.
( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento
motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no
processo de aprendizagem.
( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão
ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do
projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em
grupo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A)V, V e V.
  • B)F, V e V.
  • C)V, F e V.
  • D)V, V e F.
  • E)F, V e F.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O texto apresenta uma situação em que a professora Lia, diante da curiosidade dos alunos sobre um novo aquário na cidade, propõe o desenvolvimento de um projeto para explorar o tema. A abordagem adotada pela professora está alinhada com as ideias de Hernández (1998), que defende uma educação baseada em projetos de trabalho, onde os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem.

Analisando as afirmativas:

1. A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. Esta afirmativa é verdadeira (V), pois a professora estimula a discussão e o levantamento de hipóteses pelos alunos, valorizando sua participação ativa.

2. A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. Esta afirmativa também é verdadeira (V), já que os alunos demonstram interesse e engajamento ao serem desafiados a investigar um tema que surgiu de sua própria curiosidade.

3. A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo. Esta afirmativa é igualmente verdadeira (V), pois o trabalho em grupo e a investigação promovem habilidades como colaboração, pesquisa e pensamento crítico.

Portanto, a sequência correta é V, V e V, correspondente à alternativa A).

Questão 52

Analise as afirmativas, a seguir, a respeito dos fragmentos extraídos da obra de Vasconcelos (2002), que aborda sobre a gestão
do Projeto Escolar e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) O projeto deve dar a base da tranquilidade, as condições para
administrar o cotidiano, liberando espaço para a criatividade,
e o que se planeja é o mínimo que se espera.
( ) Excetuando os casos em que há nítida interferência externa,
tenderíamos a dizer que se foi planejado e não está acontecendo
é porque não foi bem planejado, tem falha na elaboração do mesmo.
( ) Compete à equipe diretiva assumir o papel de guardiã do
projeto, ou seja, sendo responsável pelo cumprimento de sua
programação.
A sequência correta é

  • A)F, V, V.
  • B)F, F, F.
  • C)V, F, V.
  • D)F, F, V.
  • E)V, V, F.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O texto apresentado aborda afirmações relacionadas à gestão do Projeto Escolar, conforme a obra de Vasconcelos (2002). A análise das afirmativas permite identificar a sequência correta como a alternativa E) V, V, F.

A primeira afirmação destaca que o projeto deve proporcionar base para a tranquilidade e condições para administrar o cotidiano, liberando espaço para a criatividade. Essa ideia está alinhada com a visão de que um bom planejamento estabelece um mínimo necessário, mas não engessa a ação, permitindo adaptações. Portanto, essa afirmação é verdadeira (V).

A segunda afirmação sugere que, exceto em casos de interferência externa, se algo planejado não está sendo executado, o problema está no próprio planejamento. Essa perspectiva reforça a importância de um planejamento bem estruturado e realista, sendo também considerada verdadeira (V).

Já a terceira afirmação atribui à equipe diretiva o papel de guardiã do projeto, responsável pelo cumprimento de sua programação. Embora a equipe diretiva tenha um papel importante na gestão, a responsabilidade pelo projeto deve ser compartilhada com toda a comunidade escolar, não cabendo apenas a um grupo específico. Dessa forma, essa afirmação é falsa (F).

Assim, a sequência correta é E) V, V, F, conforme indicado no gabarito.

Questão 53

Você decidiu realizar uma entrevista com o grupo todo para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da equipe de trabalho em
ações de educação ambiental. A esse tipo de entrevista dá-se o nome de

  • A)Entrevista estruturada.
  • B)Pesquisa-ação.
  • C)Grupo focal.
  • D)Pesquisa participativa.
  • E)Entrevista informal.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A entrevista realizada com todo o grupo para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da equipe em ações de educação ambiental é conhecida como grupo focal. Essa técnica qualitativa de pesquisa tem como objetivo principal coletar informações a partir da interação entre os participantes, permitindo uma análise mais profunda das percepções, opiniões e experiências compartilhadas coletivamente.

O grupo focal se diferencia de outros métodos, como a entrevista estruturada ou informal, por seu caráter dinâmico e colaborativo. Enquanto a entrevista estruturada segue um roteiro rígido e a informal é mais espontânea, o grupo focal estimula o debate e a troca de ideias entre os integrantes, revelando insights que podem não surgir em conversas individuais.

Já a pesquisa-ação e a pesquisa participativa, embora também envolvam os participantes no processo investigativo, têm enfoques distintos. A primeira busca transformar realidades por meio da ação reflexiva, enquanto a segunda integra ativamente a comunidade na construção do conhecimento. Portanto, a alternativa correta para o contexto descrito é a letra C) Grupo focal, por representar fielmente a técnica de entrevista coletiva aplicada na avaliação da equipe.

Questão 54

Considere que um trabalho de projeto já esteja implantado na escola, fazendo parte da programação e sendo
incorporado ao currículo. Sabe-se que a escola deseja avaliá-lo e reestruturá-lo. Conhecendo as várias formas de
se compreender e realizar o trabalho de projeto e, ainda, considerando as suas dimensões, associe as colunas. A
seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(1) Análise da realidade

(2) Projeção de finalidades

(3) Formas de mediação

( ) avaliação.

( ) conteúdo.

( ) metodologia.

( ) recursos.

( ) registro.

( ) explicitação dos objetivos.

( ) análise de necessidade ou interesse.

( ) definição do problema ou da temática.

  • A)1 – 1 – 2 – 1 – 2 – 3 – 1 – 2
  • B)2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1 – 3 – 1
  • C)2 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3
  • D)3 – 3 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

O trabalho de projeto, quando já implantado em uma escola e incorporado ao currículo, exige uma avaliação contínua para garantir sua eficácia e alinhamento com os objetivos pedagógicos. Para isso, é fundamental compreender as diferentes dimensões envolvidas nesse processo e associá-las corretamente às etapas de análise, projeção e mediação.

A questão proposta apresenta três categorias principais: (1) Análise da realidade, (2) Projeção de finalidades e (3) Formas de mediação, que devem ser relacionadas com os elementos listados, como avaliação, conteúdo, metodologia, recursos, registro, explicitação dos objetivos, análise de necessidade ou interesse e definição do problema ou da temática.

Analisando as alternativas, a sequência correta é a letra D) 3 – 3 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 1, pois:

  • A avaliação, o conteúdo, a metodologia, os recursos e o registro estão relacionados às Formas de mediação (3), que envolvem a operacionalização e o acompanhamento do projeto.
  • A explicitação dos objetivos está ligada à Projeção de finalidades (2), pois define os rumos e metas do projeto.
  • A análise de necessidade ou interesse e a definição do problema ou da temática pertencem à Análise da realidade (1), já que são etapas iniciais de diagnóstico e contextualização.

Portanto, a alternativa D) é a correta, pois reflete a associação adequada entre as dimensões do trabalho de projeto e suas respectivas etapas, garantindo uma avaliação e reestruturação coerentes com a proposta pedagógica da escola.

Questão 55

Acerca de planejamento, julgue o item a seguir.

Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da
compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia
a ser utilizada para alcançá-los.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Acerca de planejamento, julgue o item a seguir.

Ao elaborar um projeto, os gestores devem certificar-se da compatibilidade dos objetivos pretendidos com a metodologia a ser utilizada para alcançá-los.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é C).

Questão 56

Acerca de planejamento, julgue o item a seguir.

A elaboração e a execução constituem etapas separadas, que
não se correlacionam, da elaboração de um projeto.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Acerca de planejamento, julgue o item a seguir.

A elaboração e a execução constituem etapas separadas, que não se correlacionam, da elaboração de um projeto.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 57

Analise as afirmativas abaixo sobre os projetos educacionais desenvolvidos via redes como observado em Kenski
(2012).

I. Não podem ser pensados apenas como uma forma diferenciada de promover o ensino.

II. São formas poderosas de interação, cooperação e articulação, que podem abranger professores, alunos,
pessoal administrativo e técnico das escolas, pais e todos os demais segmentos nacionais e internacionais
envolvidos.

III. Entravam o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da gestão da educação em caminhos novos e
diferenciados.

Estão corretas as afirmativas

  • A)II e III, apenas.
  • B)I e III, apenas.
  • C)I e II, apenas.
  • D)I, II e III.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Analise as afirmativas abaixo sobre os projetos educacionais desenvolvidos via redes como observado em Kenski (2012).

I. Não podem ser pensados apenas como uma forma diferenciada de promover o ensino.

II. São formas poderosas de interação, cooperação e articulação, que podem abranger professores, alunos, pessoal administrativo e técnico das escolas, pais e todos os demais segmentos nacionais e internacionais envolvidos.

III. Entravam o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da gestão da educação em caminhos novos e diferenciados.

Estão corretas as afirmativas:

  • A) II e III, apenas.
  • B) I e III, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) I, II e III.

O gabarito correto é C) I e II, apenas.

Questão 58

Com referência à ação pedagógica em projetos sociais, julgue
o item que se segue.

A elaboração do projeto social articula elementos pedagógicos
porque visa conscientizar a sociedade a respeito da realidade
e promover a absorção coletiva de conhecimento.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

A elaboração de projetos sociais possui um caráter intrinsecamente pedagógico, uma vez que sua concepção e execução envolvem processos educativos voltados para a transformação social. Ao articular elementos pedagógicos, esses projetos não apenas disseminam informações, mas também estimulam a reflexão crítica sobre a realidade, promovendo a conscientização coletiva.

A ação pedagógica em projetos sociais vai além da simples transmissão de conhecimento. Ela busca engajar os participantes em um processo de aprendizagem ativa, onde a troca de saberes e a construção coletiva se tornam ferramentas para a emancipação. Dessa forma, a absorção do conhecimento deixa de ser individual e passa a ser um movimento comunitário, fortalecendo laços sociais e incentivando a participação cidadã.

Portanto, a afirmação está correta ao destacar que a elaboração de projetos sociais articula elementos pedagógicos com o objetivo de conscientizar a sociedade e promover uma assimilação coletiva do conhecimento. Essa abordagem é fundamental para alcançar mudanças significativas e duradouras no tecido social.

Questão 59

Um assistente de administração, lotado numa unidade de
ensino, tem como uma das suas funções encaminhar para
os setores responsáveis os projetos acadêmicos. Para
exercer essa função, todo funcionário deve conhecer as
fases indispensáveis do processo de planejamento.
Dessa forma, a primeira e segunda fases do planejamento
na elaboração de um projeto acadêmico são, respectivamente,

  • A)delimitação do objeto; diagnóstico
  • B)delimitação do objeto; implementação
  • C)diagnóstico; definição de objetivos e metas
  • D)implementação; avaliação
  • E)definição de objetivos e metas; avaliação
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trabalho de um assistente de administração em uma unidade de ensino exige conhecimento sobre as etapas fundamentais do planejamento, especialmente no que diz respeito à elaboração e encaminhamento de projetos acadêmicos. Essas fases são essenciais para garantir que os projetos sejam bem estruturados e atendam aos objetivos propostos.

No contexto do planejamento, a primeira fase consiste na delimitação do objeto, etapa em que se define claramente o tema, o escopo e os limites do projeto. Essa delimitação é crucial para evitar dispersão e assegurar que o trabalho mantenha o foco no que realmente importa. Em seguida, vem a fase do diagnóstico, na qual são identificados os problemas, necessidades e oportunidades relacionadas ao objeto delimitado. Essa análise permite compreender o cenário atual e fundamentar as decisões posteriores.

As alternativas apresentadas na questão testam justamente o entendimento sobre essa sequência lógica. A opção correta, conforme o gabarito, é a letra A, que indica a ordem adequada: delimitação do objeto seguida pelo diagnóstico. As demais alternativas misturam etapas posteriores do planejamento, como implementação e avaliação, que só ocorrem após a fase inicial de estruturação do projeto.

Portanto, para exercer sua função com eficiência, o assistente de administração deve dominar essas etapas iniciais, garantindo que os projetos acadêmicos sejam encaminhados aos setores responsáveis com uma base sólida e bem definida.

Continua após a publicidade..

Questão 60

O mundo corporativo, com sua dinamicidade
e rapidez, tem levado um número cada vez maior
de empresas a trabalhar com gestão de projetos.
São benefícios que a gestão de projetos gera para
uma organização, EXCETO:

  • A)Mais trabalho em menos tempo e com menos pessoal.
  • B)Melhor controle das mudanças de escopo do projeto.
  • C)Aumenta as disputas por fatias no poder.
  • D)Permite que pessoas tomem melhores decisões para a empresa.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

O mundo corporativo atual exige cada vez mais eficiência e organização, o que tem levado muitas empresas a adotar a gestão de projetos como uma ferramenta estratégica. Essa abordagem oferece diversos benefícios, como otimização de recursos, maior controle sobre as etapas do projeto e melhoria na tomada de decisões. No entanto, nem todos os impactos são positivos, e é importante identificar quais aspectos não se alinham com os objetivos da gestão de projetos.

Entre as alternativas apresentadas, a opção C) Aumenta as disputas por fatias no poder é a que não representa um benefício da gestão de projetos. Pelo contrário, uma boa gestão deve reduzir conflitos internos, promovendo colaboração e alinhamento entre as equipes. As outras alternativas destacam vantagens reais, como maior produtividade (A), controle de escopo (B) e decisões mais assertivas (D).

Portanto, a resposta correta é C, pois a gestão de projetos bem implementada busca justamente minimizar disputas de poder, focando no trabalho em equipe e nos resultados compartilhados.

1 4 5 6 7 8