Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Gestão de Projetos Educacionais - Pedagogia - concurso

Questão 61

Acerca da pedagogia de projetos, assinale a alternativa
correta.

  • A)A pedagogia de projetos dispensa mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor.
  • B)A pedagogia de projetos não permite que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação.
  • C)Os projetos podem ser considerados como um modelo pronto e acabado, como metodologia didática, ou separados de sua dimensão política.
  • D)O aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
  • E)O fato de a pedagogia de projetos ser um método aplicado no contexto da escola impede a liberdade de ação que habitualmente acontece no cotidiano escolar.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Acerca da pedagogia de projetos, assinale a alternativa correta.

  • A) A pedagogia de projetos dispensa mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor.
  • B) A pedagogia de projetos não permite que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação.
  • C) Os projetos podem ser considerados como um modelo pronto e acabado, como metodologia didática, ou separados de sua dimensão política.
  • D) O aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
  • E) O fato de a pedagogia de projetos ser um método aplicado no contexto da escola impede a liberdade de ação que habitualmente acontece no cotidiano escolar.

O gabarito correto é D).

Questão 62

Cada organização, dependendo da finalidade a que o projeto seja destinado, privilegia determinados elementos
constituintes na sua elaboração. Sobre os componentes de um projeto, assinale a alternativa correta. 

  • A)A justificativa caracteriza o conteúdo da problemática que deu origem ao projeto, de modo que se permita um entendimento dos antecedentes motivadores da proposta.
  • B)A apresentação refere-se às razões que validam a operacionalização e a implantação do projeto. Baseia-se na relevância social e científica da proposta.
  • C)A avaliação define os propósitos e explicita a natureza do trabalho a ser realizado.
  • D)A metodologia define a forma de atendimento das finalidades e contextos específicos.
  • E)Os objetivos se referem ao acompanhamento constante de todo processo desencadeado desde sua concepção até sua realização.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Análise dos Componentes de um Projeto

A elaboração de um projeto requer atenção aos seus elementos constituintes, pois cada um desempenha um papel específico na estruturação e no direcionamento da proposta. Conforme o gabarito indicado, a alternativa correta é a D), que afirma: "A metodologia define a forma de atendimento das finalidades e contextos específicos."

Vejamos por que essa é a resposta adequada e como as outras alternativas se relacionam com os componentes de um projeto:

  • A) Justificativa: Embora importante, a justificativa não se limita a caracterizar o conteúdo da problemática. Ela vai além, explicando a relevância do projeto e por que ele deve ser realizado, conectando-o a um contexto maior.
  • B) Apresentação: Esta alternativa confunde-se com a justificativa. A apresentação geralmente introduz o projeto, enquanto a justificativa detalha as razões para sua execução, incluindo aspectos sociais e científicos.
  • C) Avaliação: A avaliação não define os propósitos do projeto, mas sim analisa seus resultados e processos. Quem define os propósitos são os objetivos.
  • D) Metodologia: Correta. A metodologia é o coração do projeto, pois descreve como as ações serão executadas para alcançar os objetivos, adaptando-se às necessidades e contextos específicos.
  • E) Objetivos: Os objetivos não se referem ao acompanhamento do processo, mas sim aos resultados esperados. O monitoramento e avaliação ficam a cargo de etapas específicas do projeto.

Portanto, a metodologia é essencial para garantir que o projeto seja viável e bem executado, alinhando estratégias às suas finalidades. As demais alternativas, apesar de abordarem componentes válidos, não correspondem às definições corretas apresentadas na questão.

Questão 63

O trabalho com projetos deve partir de uma situação concreta. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A)Quando fazemos o trabalho pedagógico por projetos, as disciplinas não trabalham seus conteúdos específicos, todas se voltam para a realização do projeto em sua totalidade e complexidade.
  • B)À medida que os trabalhos forem sendo desenvolvidos, as noções, as ideias e os conceitos iniciais devem ser abandonados.
  • C)O ponto de partida para o trabalho com projetos é sempre uma aula expositiva na qual o professor explica todos os conceitos a serem desenvolvidos durante a pesquisa.
  • D)A metodologia de projetos proporciona uma atitude passiva do aluno diante do conhecimento pelo fato de não exigir que ele produza suas próprias ideias.
  • E)A definição de papéis e de tarefas, assim como a delimitação do tempo, é de fundamental importância para que se consiga efetivar um trabalho participativo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

O trabalho com projetos é uma abordagem pedagógica que visa engajar os alunos em situações reais e significativas, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a E), que destaca a importância da definição de papéis, tarefas e do tempo para a efetivação de um trabalho participativo.

A alternativa A) está incorreta, pois, embora o trabalho por projetos integre diferentes disciplinas, isso não significa que os conteúdos específicos sejam negligenciados. Pelo contrário, eles são abordados de forma contextualizada, contribuindo para a realização do projeto.

A alternativa B) também é equivocada, já que as noções, ideias e conceitos iniciais não devem ser abandonados, mas sim revisados e aprofundados ao longo do desenvolvimento do projeto, conforme novas descobertas e reflexões surgem.

A alternativa C) não representa o ponto de partida adequado para o trabalho com projetos, pois este deve nascer de uma problemática ou questão real, e não de uma aula expositiva. A exposição de conceitos pode ocorrer durante o processo, mas não é o início.

Por fim, a alternativa D) é incorreta, uma vez que a metodologia de projetos exige justamente o oposto: uma postura ativa do aluno, que deve pesquisar, refletir e produzir conhecimento, tornando-se protagonista do seu aprendizado.

Portanto, a alternativa E) é a única que reflete corretamente um princípio essencial do trabalho com projetos: a organização clara de papéis, tarefas e prazos, que são fundamentais para garantir a participação efetiva de todos os envolvidos.

Questão 64

O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor. No que se refere a esse assunto, é correto afirmar que

  • A)o professor precisa de acompanhar o processo de aprendizagem do aluno e entender seu universo cognitivo e afetivo para fazer a mediação pedagógica.
  • B)o trabalho, na metodologia de projetos, deve ser visto apenas como uma opção metodológica, e não como uma maneira de repensar a função da escola.
  • C)o professor que adota a pedagogia de projetos despreza a produção de conhecimentos disponíveis nos livros didáticos.
  • D)não é necessário que o professor tenha clareza da sua intencionalidade pedagógica para intervir no processo de aprendizagem por se tratar de projetos.
  • E)a ação docente, na metodologia de projetos, é mais centralizadora, passiva e cômoda que em outras metodologias tradicionais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trabalho por projetos representa uma abordagem pedagógica que demanda transformações significativas na forma como o ensino e a aprendizagem são concebidos. Essa metodologia exige uma mudança de postura por parte do professor, que deixa de ser um mero transmissor de conhecimento para assumir um papel ativo como mediador do processo de aprendizagem.

A alternativa A) está correta, pois destaca a necessidade de o professor acompanhar o desenvolvimento do aluno, compreendendo seu universo cognitivo e afetivo para realizar uma mediação pedagógica eficaz. Essa perspectiva valoriza o aluno como sujeito ativo na construção do conhecimento, alinhando-se aos princípios da aprendizagem significativa.

As demais alternativas apresentam equívocos sobre a pedagogia de projetos:

  • B) Incorreta, pois o trabalho por projetos não é apenas uma opção metodológica, mas sim uma forma de repensar o papel da escola e a construção do conhecimento.
  • C) Incorreta, já que a pedagogia de projetos não despreza os conhecimentos dos livros didáticos, mas os integra de maneira contextualizada.
  • D) Incorreta, porque a intencionalidade pedagógica do professor é fundamental para orientar os projetos e garantir seus objetivos educacionais.
  • E) Incorreta, pois a metodologia de projetos exige uma atuação docente menos centralizadora e mais dinâmica do que nas abordagens tradicionais.

Portanto, a alternativa A) é a única que reflete adequadamente as mudanças necessárias na postura docente para implementar a pedagogia de projetos de forma eficiente.

Questão 65

A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.

No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:

  • A)O educador-gerente preocupa-se com o desenvolvimento do autocontrole do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, difculdade de relacionamento e de adaptação, conflitos de faixa etária, enquanto o educador-líder desenvolve práticas de organização e direção do processo educacional, elaborando metas e projetos a serem cumpridos pela escola.
  • B)Ambas as vertentes de liderança educacional são positivas. O educador-líder exige dos indivíduos resultados coerentes com o que foi proposto em sala de aula, privilegiando aspectos cognitivos em detrimento de aspectos comportamentais; o educador-gerente estimula a participação e a autonomia dos indivíduos.
  • C)Ambas as vertentes de liderança educacional são concorrentes. O educador-líder volta-se para aspectos de comando e gerência da organização escolar, enquanto o educador-gerente é capaz de exercitar a sensibilidade e o controle pessoal, gerando em si a empatia pelo indivíduo.
  • D)O educador-líder preocupa-se com os sentimentos do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, difculdade de relacionamento e de adaptação, enquanto o educador-gerente preocupa-se com a quantidade de matéria ministrada em aula, o registro das faltas, o rigor extremo na aplicação de provas e trabalhos e as metas cumpridas conforme o plano de ensino.
  • E)O educador-líder é o modelo mais completo, ao se basear em uma perspectiva crítica, liberal e democrática para conduzir suas ações na escola, com vistas à formação de um sujeito competitivo.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

A atuação educacional é caracterizada também por modelos de relacionamento ou estilos de liderança utilizados por professores, mestres ou coordenadores. Segundo pesquisadores da área, podem-se dividir tais modelos de liderança educacional em duas vertentes: o educador-líder e o educador-gerente.

No que diz respeito a esses dois modelos, é correto afirmar:

  • D) O educador-líder preocupa-se com os sentimentos do indivíduo, sua motivação, problemas externos trazidos à sala de aula ou à escola, dificuldade de relacionamento e de adaptação, enquanto o educador-gerente preocupa-se com a quantidade de matéria ministrada em aula, o registro das faltas, o rigor extremo na aplicação de provas e trabalhos e as metas cumpridas conforme o plano de ensino.

Essa alternativa é a correta porque reflete a distinção clara entre as duas abordagens. O educador-líder foca no aspecto humano e emocional do processo educacional, buscando entender e auxiliar os alunos em suas dificuldades pessoais e de relacionamento. Já o educador-gerente concentra-se na eficiência administrativa e no cumprimento de metas pedagógicas, priorizando aspectos burocráticos e de desempenho acadêmico.

Essa dicotomia entre as duas abordagens não significa que uma seja superior à outra, mas sim que elas representam focos diferentes dentro do ambiente educacional. Ambas são necessárias para o funcionamento harmonioso de uma instituição de ensino, embora possam ser aplicadas em diferentes contextos ou momentos conforme as necessidades específicas.

Questão 66

Acerca do planejamento e da teoria instrucional, julgue os itens a
seguir.

Mesmo quando os aprendizes possuam os requisitos, os conhecimentos e a experiência na área abordada pela instrução, haverá necessidade de programar eventos para recordar aprendizagens anteriores.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Acerca do planejamento e da teoria instrucional, julgue os itens a seguir.

Mesmo quando os aprendizes possuam os requisitos, os conhecimentos e a experiência na área abordada pela instrução, haverá necessidade de programar eventos para recordar aprendizagens anteriores.

  • C) CERTO
  • E) ERRADO

O gabarito correto é E).

Questão 67

No contexto de ensino e aprendizagem, diversos métodos são criados a partir das muitas teorias que explicam os fenômenos observados. Com relação à metodologia de projetos, assinale a opção correta.

  • A)O aluno é conquistado dia a dia para participar dos projetos.
  • B)O vocábulo problema designa uma situação de risco para o trabalho pedagógico.
  • C)O vocábulo problema designa a situação caracterizada pela diferença entre uma situação atualmente descrita e a que se pretende alcançar.
  • D)Nem todos os modelos de ensino se aplicam ao método de projetos.
  • E)Nessa metodologia o professor exerce o papel de idealizador.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

No contexto educacional, a metodologia de projetos surge como uma abordagem ativa que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem. Entre as alternativas apresentadas, a opção correta é a letra C), que define adequadamente o termo "problema" nessa perspectiva.

A afirmação C) descreve com precisão o conceito de problema na metodologia de projetos: trata-se da diferença entre uma situação atual e uma situação desejada, que servirá como ponto de partida para a investigação e desenvolvimento do projeto. Essa definição está alinhada com os princípios do aprendizado baseado em problemas (PBL), onde os desafios reais motivam os estudantes a buscar soluções criativas.

As demais alternativas apresentam equívocos conceituais:

  • A) A participação do aluno não é algo a ser "conquistado", mas sim parte intrínseca da metodologia
  • B) O problema não representa risco, mas sim oportunidade de aprendizagem
  • D) A metodologia de projetos pode ser adaptada a diversos modelos de ensino
  • E) O professor atua como mediador, não como idealizador exclusivo

Portanto, a alternativa C) é a única que reflete corretamente os princípios da metodologia de projetos, destacando o papel central do problema como motor do processo de ensino-aprendizagem nessa abordagem.

Questão 68

Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.

( ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.

( ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.

( ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.

  • A)V – V – V – F
  • B)V – F – F – F
  • C)F – F – V –V
  • D)F – V – F – V
  • E)F – F – F – F
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

Analise as afirmativas abaixo sobre a gestão educacional, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F" quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta.

( V ) O processo de descentralização educacional ocorre simultaneamente com os processos de centralização, como por exemplo, o atendimento à legislação.

( F ) Para haver a democratização da gestão escolar os processos de descentralização e de autonomia da escola são prescindíveis.

( F ) A descentralização na educação é um movimento da América Latina.

( F ) A desconcentração é a última etapa de um processo de descentralização exitoso.

  • A) V – V – V – F
  • B) V – F – F – F
  • C) F – F – V – V
  • D) F – V – F – V
  • E) F – F – F – F

O gabarito correto é B).

Questão 69

Henrique é pedagogo em uma instituição pública federal e está interessado em implementar um projeto de trabalho, junto aos funcionários que supervisiona, inspirado em uma perspectiva da pedagogia centrada em situações-problema, numa abordagem por competências. Para que o trabalho planejado possa de fato acontecer, será necessário que Henrique e os funcionários estabeleçam um novo contrato pedagógico, no qual caberá aos funcionários, prioritariamente, demonstrar as seguintes habilidades e competências

  • A)ouvir orientações, cumprir ordens, seguir as regras do jogo, fazer anotações, expor suas ideias, fazer testes.
  • B)receber ordens, escutar, tomar notas, fazer exercícios com aplicação, realizar testes, fazer pesquisas.
  • C)prestar atenção às explicações, fazer anotações livres, responder perguntas, realizar tarefas de casa, receber críticas.
  • D)comprometer-se, participar de um esforço coletivo para elaborar um projeto, ensaiar, errar, expor suas dúvidas, explicar seus raciocínios, comunicar-se.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Henrique, pedagogo em uma instituição pública federal, busca implementar um projeto de trabalho inspirado na pedagogia centrada em situações-problema e na abordagem por competências. Para que essa iniciativa seja bem-sucedida, é fundamental estabelecer um novo contrato pedagógico entre ele e os funcionários que supervisiona.

Dentre as opções apresentadas, a alternativa D) é a que melhor reflete as habilidades e competências necessárias para um trabalho alinhado com essa perspectiva pedagógica. Isso porque:

  • A abordagem por competências valoriza a participação ativa dos envolvidos no processo de aprendizagem
  • A pedagogia de situações-problema requer engajamento coletivo na construção de soluções
  • O desenvolvimento de competências exige comunicação aberta de dúvidas e raciocínios
  • O trabalho colaborativo pressupõe disposição para errar e aprender com os erros

As demais alternativas (A, B e C) refletem uma postura mais passiva e tradicional, incompatível com a abordagem inovadora que Henrique pretende implementar. A alternativa D, ao contrário, evidencia o protagonismo dos funcionários no processo de aprendizagem, essencial para o sucesso do projeto.

Continua após a publicidade..

Questão 70

Os projetos de trabalho devem ser concebidos como uma postura pedagógica que se revela na busca da escola como espaço de cultura viva, que saiba acolher a diversidade das relações presentes na realidade cultural em que está inserida; uma postura que procura romper com uma concepção compartimentada da educação, centrada na fragmentação da vida escolar.” O que caracteriza a postura revelada pelos projetos de trabalho?

I. Trabalhar com projetos envolve sempre a resolução de problemas, possibilitando a análise, a interpretação e a crítica por parte dos alunos.
II. Os conteúdos das disciplinas são vistos como ferramentas necessárias para a compreensão e a intervenção na realidade, estudados dentro de um contexto que lhes dá sentido.
III. O projeto possibilita o trabalho com diversas fontes de informação, propondo atividades abertas e dando possibilidades aos alunos de estabelecerem suas próprias estratégias de aprendizagem e formas de registro e avaliação.
IV. A flexibilidade no uso do tempo e do espaço possibilita um repensar da organização escolar.
V. Alunos e professores são sujeitos do processo, gerando uma comunidade democrática dentro da sala de aula e criando um vínculo entre escola e realidade social.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A)I, II, III, IV, V
  • B)I, III, V
  • C)II, IV, V
  • D)I, II, IV
  • E)I, II, III, V
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O trecho destacado apresenta uma visão dos projetos de trabalho como uma postura pedagógica que busca transformar a escola em um ambiente dinâmico, integrador e conectado com a realidade cultural e social. Essa abordagem rompe com a fragmentação tradicional do conhecimento e valoriza a diversidade, a participação ativa dos alunos e a interdisciplinaridade. Analisando as afirmativas, todas estão corretas, pois refletem os princípios dessa postura:

  1. Resolução de problemas: Os projetos incentivam a análise crítica e a interpretação, desenvolvendo nos alunos a capacidade de enfrentar desafios de forma autônoma e reflexiva.
  2. Conteúdos como ferramentas: As disciplinas não são ensinadas de forma isolada, mas como meios para compreender e intervir na realidade, ganhando significado prático.
  3. Diversidade de fontes e autonomia: A abertura a múltiplas informações e estratégias de aprendizagem permite que os alunos construam seu conhecimento de forma personalizada.
  4. Flexibilidade organizacional: A rigidez do tempo e do espaço escolar é questionada, adaptando-se às necessidades do projeto e dos envolvidos.
  5. Democratização e vínculo social: Professores e alunos tornam-se coparticipantes do processo, fortalecendo a relação entre a escola e o contexto social.

Portanto, a alternativa A) I, II, III, IV, V está correta, pois todas as afirmativas caracterizam a postura revelada pelos projetos de trabalho, conforme descrito no texto.

1 5 6 7 8