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Segundo Veiga (1996), “O projeto político-pedagógico, ao se construir em processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Desse modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: com a organização da ___________ como um todo e com a organização da _______________, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade”. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Segundo Veiga (1996), “O projeto político-pedagógico,
ao se construir em processo democrático de decisões,
preocupa-se em instaurar uma forma de organização do
trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando
eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e
racionalizado da burocracia que permeia as relações no
interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários
da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Desse modo, o projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do
trabalho pedagógico em dois níveis: com a organização
da ___________ como um todo e com a organização
da _______________, incluindo sua relação com o
contexto social imediato, procurando preservar a visão
de totalidade”.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

Resposta:

A alternativa correta é A)

O projeto político-pedagógico, conforme destacado por Veiga (1996), representa uma ferramenta essencial para a transformação da dinâmica escolar, promovendo uma gestão democrática e participativa. Ao preencher as lacunas do texto, a alternativa correta é a letra A, que menciona "escola" e "sala de aula". Essa escolha reflete a abrangência do projeto, que deve considerar tanto a organização macro da instituição quanto o ambiente específico de aprendizagem, garantindo coerência entre as práticas pedagógicas e o contexto social.

A primeira lacuna, "organização da escola como um todo", remete à necessidade de uma visão sistêmica, que integre todos os setores e atores envolvidos no processo educativo. Já a segunda lacuna, "organização da sala de aula", reforça a importância do espaço onde ocorre a interação direta entre professor e aluno, local central para a efetivação das propostas pedagógicas. Essa dualidade evidencia que o projeto político-pedagógico não se limita a documentos, mas se materializa na prática cotidiana, rompendo com estruturas burocráticas e hierárquicas.

As demais alternativas não contemplam a totalidade proposta no texto, pois focam em aspectos parciais, como reuniões pedagógicas ou coordenações, sem abranger a complexidade da gestão escolar. Portanto, a resposta A é a única que alinha perfeitamente com a ideia de um projeto que busca a transformação integral da escola, desde sua estrutura geral até as relações em sala de aula, sempre com um olhar crítico sobre o contexto social.

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