Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Um professor desenvolveu um projeto sobre Sistema Solar, na componente curricular de Geografia. O projeto teve como metodologia as seguintes atividades: Dedo no gatilho, que consistia em perguntas que estimulavam os alunos a responderem o que sabiam sobre o tema, assistência a um vídeo com apresentação de alguns conceitos sobre o Sistema Solar, roda de conversa sobre o vídeo para verificar o entendimento dos alunos e para complementação de conceitos importante, pesquisa sobre os planetas e demais astros do Sistema Solar, síntese das informações levantadas nos pequenos grupos, sistematização das informações relevantes para apresentação para alunos de outras turmas. Pode-se afirmar que o projeto do professor:

Um professor desenvolveu um projeto sobre
Sistema Solar, na componente curricular de
Geografia. O projeto teve como metodologia as
seguintes atividades:
Dedo no gatilho, que consistia em perguntas que
estimulavam os alunos a responderem o que
sabiam sobre o tema, assistência a um vídeo com
apresentação de alguns conceitos sobre o Sistema
Solar, roda de conversa sobre o vídeo para verificar
o entendimento dos alunos e para complementação
de conceitos importante, pesquisa sobre os
planetas e demais astros do Sistema Solar, síntese
das informações levantadas nos pequenos grupos,
sistematização das informações relevantes para
apresentação para alunos de outras turmas.
Pode-se afirmar que o projeto do professor:

Resposta:

A alternativa correta é D)

O projeto desenvolvido pelo professor sobre o Sistema Solar demonstra uma abordagem pedagógica significativa, que vai além da simples transmissão de conteúdos. Ao analisar as atividades propostas, percebe-se uma estrutura que valoriza a participação ativa dos alunos, o diálogo e a construção coletiva do conhecimento.

A primeira etapa, denominada "Dedo no gatilho", revela uma preocupação em diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes, descartando a alternativa B. Essa estratégia é fundamental para conectar o novo aprendizado às experiências anteriores dos alunos, tornando o processo mais significativo.

A sequência de atividades - assistir a um vídeo, promover rodas de conversa, realizar pesquisas em grupo e sintetizar informações - demonstra claramente o trabalho com conteúdos procedimentais (como pesquisa, análise e síntese), invalidando a alternativa A. Além disso, a metodologia adotada distancia-se de um enfoque meramente transmissivo (alternativa C), pois privilegia a interação, a investigação e a construção ativa do conhecimento pelos alunos.

A alternativa D é a correta porque o projeto evidencia uma preocupação genuína com a construção do conhecimento. O professor não se limitou a apresentar informações, mas criou situações de aprendizagem que permitiram aos alunos vivenciar processos de investigação, reflexão e socialização do saber. A culminância do projeto, com a apresentação para outras turmas, reforça essa perspectiva, transformando os alunos em sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *