Uma sequência de tópicos compõe a sugestão de um roteiro, apresentada no quadro abaixo para que você identifique a que se refere, dentre as alternativas.Contextualização e caracterização da instituição. Concepção de educação e de práticas pedagógicas. Diagnóstico da situação atual. Objetivos gerais. Proposta curricular. Proposta de formação continuada de professores. Formas de avaliação.
Uma sequência de tópicos compõe a sugestão de um roteiro, apresentada no quadro abaixo para que você
identifique a que se refere, dentre as alternativas.
Contextualização e caracterização da instituição.
Concepção de educação e de práticas pedagógicas.
Diagnóstico da situação atual.
Objetivos gerais.
Proposta curricular.
Proposta de formação continuada de professores.
Formas de avaliação.
- A)Refere-se ao processo de avaliação institucional.
- B)Refere-se ao processo de seleção e monitoramento institucional.
- C)Refere-se ao processo de elaboração do projeto pedagógico-curricular.
- D)Refere-se ao processo de monitoramento de metas.
- E)Refere-se ao processo de acompanhamento da participação na instituição.
Resposta:
A alternativa correta é C)
O texto apresentado descreve uma sequência de tópicos que formam a estrutura de um roteiro específico dentro do contexto educacional. Cada item listado – desde a contextualização da instituição até as formas de avaliação – representa etapas fundamentais para a construção de um documento essencial no ambiente escolar.
Analisando as alternativas, fica claro que a sequência não se refere a um processo de avaliação institucional (A), pois os tópicos vão além da mera análise de desempenho. Também não se trata de seleção e monitoramento institucional (B), já que o foco não está em critérios de admissão ou acompanhamento administrativo. Da mesma forma, o conteúdo não aborda o monitoramento de metas (D) ou o acompanhamento da participação na instituição (E), pois os elementos descritos são mais abrangentes e estratégicos.
A resposta correta é a alternativa C), pois os tópicos mencionados correspondem exatamente às etapas de elaboração do projeto pedagógico-curricular. Esse documento é o coração da proposta educacional de uma instituição, definindo sua identidade, metodologias, currículo e formas de avaliação, alinhados a uma visão de educação. Portanto, o roteiro apresentado serve como guia para a construção desse projeto, que orienta toda a prática pedagógica da escola.
Deixe um comentário