Analise as afirmativas: I. Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências. II. Se todos os funcionários de uma escola otimizam sempre a utilização de recursos, será mais difícil fracassar. III. Nem sempre o princípio da equidade pode ser usado nas ações escolares. IV. A formação do professor não é verificada no exercício da profissão. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Analise as afirmativas:
I. Pode-se afirmar que não há escolas pobres, pois os principais recursos da educação são pessoas, saberes e experiências.
II. Se todos os funcionários de uma escola otimizam sempre a utilização de recursos, será mais difícil fracassar.
III. Nem sempre o princípio da equidade pode ser usado nas ações escolares.
IV. A formação do professor não é verificada no exercício da profissão.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- A)IV
- B)I, II
- C)I, III
- D)III
- E)I, II, III, IV
Resposta:
A alternativa correta é B)
Análise das afirmativas sobre educação:
A questão apresenta quatro afirmações sobre aspectos educacionais, das quais apenas as afirmativas I e II estão corretas, conforme o gabarito indicado (alternativa B).
Afirmativa I: Esta afirmação possui mérito ao destacar que os recursos fundamentais da educação são intangíveis - pessoas, saberes e experiências. Embora escolas possam enfrentar limitações materiais, essa perspectiva valoriza o capital humano e cultural como bases do processo educativo.
Afirmativa II: Correta ao apontar que a otimização de recursos por toda equipe escolar contribui para o sucesso institucional. A gestão eficiente dos recursos disponíveis é de fato um fator que diminui as chances de fracasso escolar.
Afirmativa III: Incorreta, pois o princípio da equidade deve ser sempre considerado nas ações escolares, garantindo que cada aluno receba o apoio necessário conforme suas particularidades.
Afirmativa IV: Errada, pois a formação docente é constantemente verificada e aprimorada através da prática profissional, avaliações de desempenho e processos de formação continuada.
Portanto, apenas as afirmações I e II apresentam conceitos corretos sobre a realidade educacional, sendo a alternativa B) a resposta adequada.
Deixe um comentário