Analise as afirmativas:I. Boa parte do êxito ou fracasso de um processo educativo reside na interação aluno/educador. II. Diálogos inadequados na relação professor/aluno fortificam a relação de confiança. III. Prestar atenção ao que se fala mostra-se indispensável quando o que se deseja é manter relações de qualidade com os alunos. IV. Numa relação construtiva cabe ao educador avaliar e emitir julgamentos. V. O fundamento da relação professor/aluno é embasado no respeito mútuo. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Analise as afirmativas:
I. Boa parte do êxito ou fracasso de um processo educativo reside na interação aluno/educador.
II. Diálogos inadequados na relação professor/aluno fortificam a relação de confiança.
III. Prestar atenção ao que se fala mostra-se indispensável quando o que se deseja é manter relações de qualidade com os alunos.
IV. Numa relação construtiva cabe ao educador avaliar e emitir julgamentos.
V. O fundamento da relação professor/aluno é embasado no respeito mútuo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- A)II
- B)IV, V
- C)I, III, V
- D)I, III, IV
- E)I, II, III, IV, V
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise das afirmativas sobre o processo educativo:
A relação entre educador e aluno é um dos pilares fundamentais para o sucesso do processo educativo. Ao analisar as afirmativas apresentadas, podemos identificar quais delas estão corretas e quais não condizem com os princípios de uma educação eficaz e respeitosa.
Afirmativa I: Correta. A interação entre aluno e educador é, de fato, um fator determinante para o êxito ou fracasso do processo educativo. Uma comunicação clara, empática e construtiva favorece o aprendizado e o desenvolvimento do aluno.
Afirmativa II: Incorreta. Diálogos inadequados na relação professor/aluno não fortalecem a confiança, pelo contrário, podem minar a relação e criar barreiras no processo de ensino-aprendizagem.
Afirmativa III: Correta. A escuta ativa e a atenção ao que é dito são essenciais para estabelecer relações de qualidade com os alunos, demonstrando respeito e interesse por suas necessidades e perspectivas.
Afirmativa IV: Incorreta. Embora a avaliação faça parte do papel do educador, emitir julgamentos pode ser prejudicial. O foco deve ser no feedback construtivo, não em julgamentos que possam desmotivar ou rotular o aluno.
Afirmativa V: Correta. O respeito mútuo é a base de qualquer relação saudável, incluindo a relação professor/aluno. Sem respeito, não há espaço para confiança, diálogo ou aprendizado significativo.
Portanto, as afirmativas corretas são I, III e V, correspondendo à alternativa C).
Deixe um comentário