As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas: I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar. II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares. III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas. IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
As concepções de organização e gestão escolar possibilitam fazer uma análise da estrutura e da dinâmica organizativa de uma escola. Acerca destas concepções, analise as afirmativas:
I. A concepção técnico-científica prevalece uma visão mais burocrática e tecnicista da escola, com definição de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola, pela equipe escolar.
II. A concepção autogestionária baseia-se da hierarquia de cargos e funções, nas regras e procedimentos administrativos, visando a racionalização do trabalho e a eficiência dos serviços escolares.
III. A concepção interpretativa considera como elemento prioritário na análise dos processos de organização e gestão os significados subjetivos, as intenções e a interação entre as pessoas.
IV. A concepção democrático-participativa baseia-se na responsabilidade coletiva, ausência de direção centralizada e acentuação da participação direta e por igual de todos os membros da instituição.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- A)I
- B)II
- C)III
- D)IV
- E)I, II, III, IV
Resposta:
A alternativa correta é C)
Análise das Concepções de Organização e Gestão Escolar
As concepções de organização e gestão escolar são fundamentais para compreender como uma instituição de ensino estrutura seu funcionamento e dinâmica interna. Cada abordagem apresenta características distintas, refletindo diferentes visões sobre o papel da escola, a participação dos atores envolvidos e os objetivos educacionais.
A concepção técnico-científica (afirmativa I) é marcada por uma perspectiva burocrática e tecnicista, focada na eficiência operacional. No entanto, a descrição fornecida no enunciado está incorreta, pois essa concepção não prioriza a definição coletiva de objetivos sociopolíticos e pedagógicos, mas sim a centralização decisória e a padronização de processos.
A concepção autogestionária (afirmativa II) também está descrita de maneira equivocada. Essa abordagem, na realidade, rejeita hierarquias rígidas e valoriza a gestão coletiva, opondo-se justamente aos princípios de racionalização e controle presentes na afirmativa.
A concepção interpretativa (afirmativa III), corretamente identificada no gabarito, coloca ênfase nos aspectos subjetivos da organização escolar. Ela considera fundamental analisar as interações sociais, os significados atribuídos pelos participantes e os processos de construção coletiva de sentido no ambiente educacional.
Por fim, a concepção democrático-participativa (afirmativa IV) apresenta uma descrição parcialmente correta, mas exagerada ao mencionar "ausência de direção centralizada". Embora valorize a participação coletiva, essa abordagem não elimina completamente estruturas de coordenação, mas busca democratizá-las.
Portanto, apenas a afirmativa III está totalmente correta, conforme indicado no gabarito. A análise dessas concepções revela a complexidade da gestão escolar e a importância de se adotar perspectivas que considerem tanto os aspectos objetivos quanto subjetivos da organização educacional.
Deixe um comentário