Assinale a alternativa compatível com as etapas do planejamento de ensino.
Assinale a alternativa compatível com as etapas do planejamento de ensino.
- A)Diagnóstico da realidade concreta do aluno, elaborado de forma comprometida com seus interesses e necessidades.
- B)Definição dos objetivos institucionais e operativos para os diferentes níveis de alunos.
- C)Sistematização dos conteúdos programáticos gerais a serem ministrados na escola.
- D)Seleção dos procedimentos metodológicos e das técnicas de ensino a serem usados pelos professores na sala da aula.
- E)Sistematização do processo de avaliação institucional.
Resposta:
A alternativa correta é A)
O planejamento de ensino é um processo fundamental para a organização e eficácia do trabalho pedagógico. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) é a mais compatível com as etapas do planejamento, pois destaca o diagnóstico da realidade concreta do aluno, um passo essencial para garantir que o ensino seja significativo e alinhado às necessidades e interesses dos estudantes.
O diagnóstico permite ao professor compreender o contexto sociocultural, as dificuldades e as potencialidades dos alunos, criando assim um planejamento mais assertivo. As demais alternativas, embora relevantes, referem-se a aspectos mais específicos ou institucionais, como definição de objetivos (B)), sistematização de conteúdos (C)), seleção de metodologias (D)) e avaliação institucional (E)), que, apesar de importantes, não representam a etapa inicial e fundamental do planejamento: o conhecimento da realidade dos educandos.
Portanto, a alternativa correta é A), pois reflete o princípio de que um bom planejamento deve partir da compreensão das características e necessidades dos alunos, garantindo um ensino mais personalizado e eficiente.
Deixe um comentário