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        Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, nos seguintes termos:         A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700 denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de títulos, além de dificuldade na orientação e na informação aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de educação profissional. Além disso, observou-se, numa mesma área, uma multiplicação de títulos que não se justificam como cursos técnicos, e sim como especializações ou qualificações intermediárias.         Entendemos que a presença do técnico de nível médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva, ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em áreas insuficientemente atendidas.                                                 MEC. Parecer 11/2008. Internet: (com adaptações). O eixo de apoio educacional contempla

        Em 1.º de novembro de 2007, o Senhor Ministro da Educação protocolou, no Conselho Nacional de Educação, o Ofício GM/MEC n.º 203/2007, encaminhando, para apreciação da Câmara de Educação Básica, proposta de instituição de Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, nos seguintes termos:
        A partir dos dados constantes do Cadastro Nacional dos Cursos Técnicos (CNCT), verificou-se uma quantidade excessiva de nomenclaturas, aproximadamente 2.700 denominações distintas para os 7.940 cursos técnicos de nível médio em oferta em 2005, de acordo com o Censo Escolar MEC/INEP. Tal cenário revela uma dispersão de títulos, além de dificuldade na orientação e na informação aos usuários e à sociedade, bem como para a formulação de políticas, planejamento e avaliação dessa modalidade de educação profissional. Além disso, observou-se, numa mesma área, uma multiplicação de títulos que não se justificam como cursos técnicos, e sim como especializações ou qualificações intermediárias.
        Entendemos que a presença do técnico de nível médio torna-se cada vez mais necessária e relevante no mundo do trabalho, sobretudo em função do crescente aumento das inovações tecnológicas e dos novos modos de organização da produção. Desse modo, o Catálogo objetiva, ainda, induzir a oferta de cursos técnicos de nível médio em áreas insuficientemente atendidas.

                                                MEC. Parecer 11/2008. Internet: (com adaptações).




O eixo de apoio educacional contempla

Resposta:

A alternativa correta é C)

O texto apresentado aborda a proposta de criação do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos de Nível Médio, elaborada pelo Ministério da Educação em 2007. A iniciativa surgiu da necessidade de organizar e padronizar as denominações dos cursos técnicos, que, à época, contavam com aproximadamente 2.700 nomenclaturas distintas para cerca de 7.940 cursos em funcionamento. Essa dispersão de títulos dificultava a orientação dos estudantes, a formulação de políticas públicas e a avaliação da educação profissional.

O Catálogo tinha como objetivo não apenas reduzir a fragmentação das nomenclaturas, mas também estimular a oferta de cursos em áreas com carência de profissionais qualificados. O documento destacava a crescente relevância do técnico de nível médio no mercado de trabalho, especialmente diante das transformações tecnológicas e das novas formas de organização produtiva.

No que se refere ao eixo de apoio educacional, o gabarito correto é a alternativa C), que menciona estudos sobre concepção de educação, administração democrática do ensino, organização da educação nacional, ética, normas técnicas e de segurança, redação de documentos técnicos e raciocínio lógico. Essa opção está alinhada com a proposta de formação integral do técnico, contemplando tanto aspectos pedagógicos quanto competências técnicas e comportamentais necessárias para o exercício profissional.

Portanto, a criação do Catálogo representou um avanço na estruturação da educação profissional no Brasil, buscando maior clareza, coerência e eficiência na oferta dos cursos técnicos, além de reforçar a importância dessa modalidade de ensino para o desenvolvimento socioeconômico do país.

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