No planejamento escolar, a programação deve levar em conta os objetivos e as políticas que os embasam. Estes podem ser conceituados como:
No planejamento escolar, a programação deve levar em conta os objetivos e as políticas que os embasam. Estes podem ser conceituados como:
- A)propostas de ações concretas para um tempo determinado
- B)ações conforme o diagnóstico de uma instituição
- C)sugestão de ações propostas para diversos níveis
- D)encontro do marco operativo com o diagnóstico
Resposta:
A alternativa correta é A)
No contexto do planejamento escolar, a programação deve ser estruturada de maneira a refletir os objetivos e políticas que a fundamentam. Entre as alternativas apresentadas, a opção A) se destaca como a correta, pois define propostas de ações concretas para um período específico, alinhando-se à necessidade de clareza e temporalidade no planejamento educacional.
As demais alternativas, embora relevantes, não representam com a mesma precisão o conceito central da programação no planejamento escolar. A alternativa B) menciona ações baseadas em diagnósticos institucionais, o que é importante, mas não necessariamente delimita um tempo determinado. Já a alternativa C) sugere ações para diversos níveis, o que pode ser útil, mas carece da especificidade temporal. Por fim, a alternativa D) aborda a interseção entre o marco operativo e o diagnóstico, um aspecto válido, porém menos direto em relação à definição de ações concretas com prazo definido.
Portanto, a alternativa A) é a que melhor sintetiza a essência da programação no planejamento escolar, ao propor ações claras e delimitadas no tempo, garantindo maior eficácia na execução das políticas educacionais.
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