Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguines itens:• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo; • Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto; • Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis); • Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede; • Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram para uma reunião os professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade. A pauta da reunião tem os seguines itens:

• Avaliação diagnóstica (antes, durante e depois) de todo o processo;
• Levantamento dos desafios da escola e do seu contexto;
• Identificação das potencialidades dos grupos envolvidos (professores, funcionários, estudantes e responsáveis);
• Aprofundamento dos marcos legais, políticos e pedagógicos da escola e da rede;
• Definição das melhores estratégias e direções a serem tomadas.

Considerando-se essa pauta, conclui-se que, nessa reunião, o tema a ser tratado será

Resposta:

A alternativa correta é D)

Numa reunião da Escola Municipal K, as equipes de direção e de coordenação pedagógica convocaram professores, funcionários, representantes dos pais e da comunidade para discutir temas essenciais relacionados ao funcionamento e ao planejamento da instituição. A pauta apresentada inclui itens como avaliação diagnóstica, levantamento de desafios, identificação de potencialidades, aprofundamento de marcos legais e pedagógicos, além da definição de estratégias futuras.

Analisando os pontos abordados, percebe-se que o foco central da reunião é a construção ou revisão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. O PPP é um documento que define a identidade da instituição, seus objetivos, metodologias e diretrizes, abrangendo não apenas aspectos pedagógicos, mas também as relações com a comunidade e o contexto social em que a escola está inserida.

As alternativas apresentadas podem ser descartadas da seguinte forma:

  • A) Currículo Oculto – Refere-se a valores e normas transmitidos indiretamente, não sendo o tema principal da pauta.
  • B) Regras Disciplinares – Embora importante, não é o foco dos itens discutidos.
  • C) Avaliação da Aprendizagem – Apesar de mencionada, é apenas um dos elementos dentro de um escopo mais amplo.
  • E) Conselho Comunidade e Escola – A participação da comunidade é relevante, mas a pauta vai além, tratando de planejamento institucional.

Portanto, a alternativa correta é D) Projeto Político-Pedagógico, pois a reunião está claramente alinhada com a elaboração ou revisão desse documento, que orienta todas as ações educativas e administrativas da escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *