Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando

Resposta:

A alternativa correta é A)

O estado da arte sobre formação continuada, conforme destacado por Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), revela que programas desse tipo só impactam positivamente as aprendizagens dos alunos quando associados a outras variáveis de contexto. Além disso, grande parte das condições que sustentam práticas docentes efetivas está além do controle direto dos professores. Diante disso, conclui-se que um programa de formação continuada promovido por uma instituição terá dificuldade em melhorar a qualidade da educação quando:

  • A) o docente recebe treinamento centralizado com o objetivo de homogeneizar os projetos pedagógicos e sua execução nas escolas, limitando a autonomia e adaptação às realidades locais.
  • B) a gestão escolar for realizada por profissionais qualificados e responsáveis pelos resultados dos alunos, o que, em tese, poderia contribuir para um ambiente mais estruturado.
  • C) as condições que sustentam as práticas docentes estiverem majoritariamente fora do alcance do professor, exigindo intervenções de agentes externos à escola.
  • D) a cultura organizacional da instituição for compreendida e trabalhada por gestores, comunidade e poder público, promovendo uma abordagem integrada.
  • E) o programa for apoiado por uma política educacional que considere o contexto institucional, as condições de trabalho docente e as realidades socioeconômicas dos alunos.

Conforme o gabarito, a alternativa correta é A), pois a centralização e homogeneização do treinamento docente, sem considerar as particularidades das escolas e dos alunos, tendem a dificultar a efetividade da formação continuada e, consequentemente, a melhoria da qualidade educacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *