Questões Sobre Gestão Escolar - Pedagogia - concurso
Questão 21
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
Um professor com vasto conhecimento teórico, que se graduou em universidade de renome e que realizou diversos cursos de aperfeiçoamento deve ser considerado, em razão de seu saber, um profissional competente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é E)
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
Um professor com vasto conhecimento teórico, que se graduou em universidade de renome e que realizou diversos cursos de aperfeiçoamento deve ser considerado, em razão de seu saber, um profissional competente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é E).
Questão 22
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
O estímulo ao debate e à participação caracteriza o líder democrático no exercício de suas atribuições no cotidiano das organizações.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
O estímulo ao debate e à participação é uma característica marcante do líder democrático, que busca envolver sua equipe nas decisões e promover um ambiente colaborativo. Esse estilo de liderança valoriza a opinião dos membros do grupo, incentivando a troca de ideias e o diálogo aberto, o que contribui para um clima organizacional mais saudável e produtivo.
No contexto das relações humanas no trabalho, essa abordagem fortalece o engajamento e o senso de pertencimento, pois os colaboradores se sentem valorizados e parte ativa do processo. Portanto, a afirmação está correta, pois reflete a essência da liderança democrática.
Gabarito: C) CERTO
Questão 23
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
A participação coletiva da comunidade na escola é feita mediante instâncias colegiadas deliberativas, processo de escolha de dirigentes, construção de projeto político-pedagógico e definição da aplicação dos recursos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
A participação coletiva da comunidade na escola é feita mediante instâncias colegiadas deliberativas, processo de escolha de dirigentes, construção de projeto político-pedagógico e definição da aplicação dos recursos.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 24
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
A alternativa correta é C)
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A partir das concepções mais recentes de supervisão escolar, a função do supervisor passou de meramente técnico-burocrática para educacional e integrada aos demais profissionais e segmentos da comunidade escolar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
O gabarito correto é C).
Questão 25
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Sobre a gestão escolar e os trabalhadores da escola,
( ) com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, mas isso depende da função que exerçam.
( ) os funcionários da escola, outrora identificados por nomenclaturas diversas – serviçais, servidores, auxiliares – e, principalmente, por exercerem o papel de meros cumpridores de tarefas, são chamados agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola.
( ) os funcionários, conscientes de seu papel de educadores, precisam construir a sua nova identidade profissional, isto é, ser profissionalizados, recebendo formação inicial e continuada tanto quanto os professores.
( ) os princípios que sustentam e fundamentam a constituição das identidades dos trabalhadores em educação, funcionários de escola, encontram- se estreitamente relacionados à concepção do ambiente escolar como espaço democrático de formação integral e cidadã e à reconstrução do fazer pedagógico como prática coletiva de trabalho e convivência.
( ) Compreende- se por formação todo o processo educativo formal que permite a intervenção do sujeito no universo, agindo crítica e responsavelmente, primando pela ética nas relações, refletindo, avaliando e reformulando suas atitudes.
( ) O indivíduo, dotado dos conhecimentos técnicos necessários à otimização de seu desempenho funcional, desenvolve- o com competência, criticidade e racionalidade, abandonando, gradativamente, as ações eminentemente empíricas.
( ) a competência profissional legitima a ação do funcionário de escola, conferindo- lhe identidade com a atividade que realiza e a dignidade da profissão, estabelecendo, entre outras atribuições, sua participação na elaboração da proposta pedagógica, na preparação e na avaliação do trabalho educativo.
- A)F – V – V – V – F – V – V.
- B)V – V – V – F – F – V – V.
- C)V – F – F – V – F – F – V.
- D)F – F – F – F – V – F – F.
- E)V – V – F – V – V – V – F.
A alternativa correta é A)
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Sobre a gestão escolar e os trabalhadores da escola,
( F ) com a progressiva expansão da escolarização, percebe-se que, mais do que ser instruída por professores, a população precisa ser educada por educadores, compreendendo-se que todos os que têm presença permanente no ambiente escolar, em contato com os estudantes, são educadores, mas isso depende da função que exerçam.
( V ) os funcionários da escola, outrora identificados por nomenclaturas diversas – serviçais, servidores, auxiliares – e, principalmente, por exercerem o papel de meros cumpridores de tarefas, são chamados agora para uma nova missão, em face das profundas e radicais transformações por que passam a sociedade e a escola.
( V ) os funcionários, conscientes de seu papel de educadores, precisam construir a sua nova identidade profissional, isto é, ser profissionalizados, recebendo formação inicial e continuada tanto quanto os professores.
( V ) os princípios que sustentam e fundamentam a constituição das identidades dos trabalhadores em educação, funcionários de escola, encontram-se estreitamente relacionados à concepção do ambiente escolar como espaço democrático de formação integral e cidadã e à reconstrução do fazer pedagógico como prática coletiva de trabalho e convivência.
( F ) Compreende-se por formação todo o processo educativo formal que permite a intervenção do sujeito no universo, agindo crítica e responsavelmente, primando pela ética nas relações, refletindo, avaliando e reformulando suas atitudes.
( V ) O indivíduo, dotado dos conhecimentos técnicos necessários à otimização de seu desempenho funcional, desenvolve-o com competência, criticidade e racionalidade, abandonando, gradativamente, as ações eminentemente empíricas.
( V ) a competência profissional legitima a ação do funcionário de escola, conferindo-lhe identidade com a atividade que realiza e a dignidade da profissão, estabelecendo, entre outras atribuições, sua participação na elaboração da proposta pedagógica, na preparação e na avaliação do trabalho educativo.
- A) F – V – V – V – F – V – V.
- B) V – V – V – F – F – V – V.
- C) V – F – F – V – F – F – V.
- D) F – F – F – F – V – F – F.
- E) V – V – F – V – V – V – F.
O gabarito correto é A).
Questão 26
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Faz parte do papel da equipe pedagógica da escola
( ) traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que colocam a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.
( ) ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientação em questões pedagógicas e, principalmente, atuar na formação contínua dos professores.
( ) ter a seu dispor a estrutura necessária para desenvolver seus projetos e suas metas.
( ) ser uma equipe que pesquise constantemente, que seja capaz de antecipar conhecimentos para o grupo de professores, lendo muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros e diferentes jornais e revistas.
( ) ter um desafio enorme e jamais ter uma postura visionária, já que suas ações devem acontecer aqui e agora.
- A)V – V – F – F – V.
- B)V – V – F – V – F.
- C)F – F – V – F – F.
- D)V – V – V – V – F.
- E)V – V – V – F – V.
A alternativa correta é B)
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
Faz parte do papel da equipe pedagógica da escola
( V ) traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade mundial, elucidar a quem ele serve, explicitar suas contradições e, com base nas condições concretas dadas, promover necessárias articulações para construir alternativas que colocam a educação a serviço do desenvolvimento de relações verdadeiramente democráticas.
( V ) ajudar a elaborar e aplicar o projeto da escola, dar orientação em questões pedagógicas e, principalmente, atuar na formação contínua dos professores.
( F ) ter a seu dispor a estrutura necessária para desenvolver seus projetos e suas metas.
( V ) ser uma equipe que pesquise constantemente, que seja capaz de antecipar conhecimentos para o grupo de professores, lendo muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros e diferentes jornais e revistas.
( F ) ter um desafio enorme e jamais ter uma postura visionária, já que suas ações devem acontecer aqui e agora.
- A) V – V – F – F – V.
- B) V – V – F – V – F.
- C) F – F – V – F – F.
- D) V – V – V – V – F.
- E) V – V – V – F – V.
O gabarito correto é B).
Questão 27
Sobre as funções do processo de organização da gestão escolar, NÃO podemos afirmar que
- A)a escola necessita formular objetivos , tendo como referência as suas necessidades em articulação com o projeto político- educacional do sistema de ensino do qual faz parte.
- B)o processo e o exercício de planejar constituem uma antecipação da prática, ou seja, planejar é prever e programar as ações e os resultados desejados, possibilitando à equipe gestora a tomada de decisões.
- C)ocorrem de forma isolada ou estanque, antes de se constituírem em processos que, de forma sistemática, articulada e permanente, buscam garantir a organização e o desenvolvimento da gestão da escola.
- D)o planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola.
- E)uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com o envolvimento dos segmentos representativos da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação.
A alternativa correta é C)
Sobre as funções do processo de organização da gestão escolar, NÃO podemos afirmar que:
- A) a escola necessita formular objetivos, tendo como referência as suas necessidades em articulação com o projeto político-educacional do sistema de ensino do qual faz parte.
- B) o processo e o exercício de planejar constituem uma antecipação da prática, ou seja, planejar é prever e programar as ações e os resultados desejados, possibilitando à equipe gestora a tomada de decisões.
- C) ocorrem de forma isolada ou estanque, antes de se constituírem em processos que, de forma sistemática, articulada e permanente, buscam garantir a organização e o desenvolvimento da gestão da escola.
- D) o planejamento escolar não pode ser conduzido de forma autoritária e centralizadora, uma vez que se pretende instituir uma cultura mais democrática e participativa nos processos desenvolvidos na escola.
- E) uma gestão democrática não se constrói sem um planejamento participativo, que conte com o envolvimento dos segmentos representativos da comunidade escolar nos processos de tomada de decisão, bem como na definição de metas e estratégias de ação.
O gabarito correto é C), pois as funções da organização da gestão escolar não ocorrem de forma isolada ou estanque, mas sim de maneira integrada, contínua e articulada, visando ao desenvolvimento da escola.
Questão 28
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
De acordo com Libâneo na nova concepção de formação – do professor como intelectual crítico, como profissional reflexivo e pesquisador e elaborador de conhecimentos, como participante qualificado na organização e gestão da escola- o professor prepara- se
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. De acordo com Libâneo na nova concepção de formação – do professor como intelectual crítico, como profissional reflexivo e pesquisador e elaborador de conhecimentos, como participante qualificado na organização e gestão da escola- o professor prepara-se
( ) empiricamente nos assuntos pedagógicos e nos conteúdos para poder realizar a reflexão sobre sua prática.
( ) atua como intelectual crítico na contextualização sociocultural de suas aulas e na transformação social mais ampla.
( ) torna- se investigador analisando suas práticas docentes, revendo as rotinas, inventando novas soluções.
( ) desenvolve habilidades de participação grupal e de tomada de decisões, seja na elaboração do projeto pedagógico e da proposta curricular, seja nas várias atividades da escola como execução de ações, análise de problemas, discussão de pontos de vista, avaliação de situações etc.
( ) e analisa sua prática à luz da teoria, revê sua prática, experimenta novas formas de trabalho, cria novas estratégias, inventa novos procedimentos, ou seja: tematiza sua prática.
- A)F – V – V – V – V.
- B)V – F – V – F – F.
- C)F – F – V – V – V.
- D)V – F – F – V – F.
- E)V – V – F – V – F.
A alternativa correta é A)
Questão 29
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. Sobre a direção da escola,
( ) ela tem um papel fundamental na condução da prática educacional, tendo por horizonte os princípios, objetivos e metas estabelecidos no projeto político-pedagógico.
( ) sabemos que nas ocasiões em que tem que promover ajustes no percurso de cada agente, nem sempre é possível ser respeitosa nas relações interpessoais.
( ) cabe a ela promover a mobilização dos professores e funcionários e a constituição do grupo enquanto uma equipe que trabalhe cooperativa e eficientemente.
( ) sabemos que não deve se lançar em busca da comunidade, mas esperar que venham até a escola, para então discutir uma proposta de articulação.
( ) ela necessita saber delegar poderes e estimular a autonomia, valorizando a atuação e a produção de cada um.
( ) ela precisa ser uma figura presente, ponto de referência da personalidade e missão da escola.
- A)V – F – V – V – V – V.
- B)F – V – F – F – V – V.
- C)F – F – V – V – F – F.
- D)F – V – F – V – F – V.
- E)V – F – V – F – V – V.
A alternativa correta é E)
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. Sobre a direção da escola,
( V ) ela tem um papel fundamental na condução da prática educacional, tendo por horizonte os princípios, objetivos e metas estabelecidos no projeto político-pedagógico.
( F ) sabemos que nas ocasiões em que tem que promover ajustes no percurso de cada agente, nem sempre é possível ser respeitosa nas relações interpessoais.
( V ) cabe a ela promover a mobilização dos professores e funcionários e a constituição do grupo enquanto uma equipe que trabalhe cooperativa e eficientemente.
( F ) sabemos que não deve se lançar em busca da comunidade, mas esperar que venham até a escola, para então discutir uma proposta de articulação.
( V ) ela necessita saber delegar poderes e estimular a autonomia, valorizando a atuação e a produção de cada um.
( V ) ela precisa ser uma figura presente, ponto de referência da personalidade e missão da escola.
- A) V – F – V – V – V – V.
- B) F – V – F – F – V – V.
- C) F – F – V – V – F – F.
- D) F – V – F – V – F – V.
- E) V – F – V – F – V – V.
O gabarito correto é E).
Questão 30
Considere a bibliografia: COMENIUS, Johann Amos. Didática Magna. São Paulo: Martins Fontes, 2011, para responder as questões de 27 a 30.
A organização escolar proposta por Comenius propunha:
I Educação para toda a juventude, exceto para os privados de inteligência.
II Instrução em todas as coisas capazes de tornar o homem sábio e piedoso.
III Uso de severidade e presença de castigos físicos quando necessário.
IV Ensino da cultura sólida e verdadeira, não vistosa e superficial.
V Exercícios difíceis e exigentes para garantir a disciplina dos alunos.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
- A)I, II e III.
- B)I, III e V.
- C)II, III e IV.
- D)I, II e IV.
- E)I, II, III e V.
A alternativa correta é D)
O pensamento educacional de Johann Amos Comenius, exposto em sua obra Didática Magna, reflete uma proposta pedagógica inovadora para sua época, fundamentada na universalidade, no método e na formação integral do indivíduo. Ao analisar as afirmações apresentadas, é possível identificar os princípios comenianos que permanecem relevantes para a educação contemporânea.
A alternativa D (I, II e IV) constitui-se como correta, pois sintetiza os pilares da organização escolar comeniana: a defesa da educação universal para a juventude (exceto em casos de deficiência intelectual grave), a abrangência formativa que alia sabedoria e virtude, e o compromisso com um ensino substancial em detrimento de aparências superficiais. Comenius rejeitava a mera erudição vazia, privilegiando o conhecimento útil e transformador.
As demais alternativas incorrem em equívocos ao atribuir a Comenius práticas contraditórias com seu humanismo pedagógico. A severidade e os castigos físicos (III), assim como exercícios excessivamente rigorosos (V), conflitam com sua defesa de um ensino natural, gradual e afetivo. Sua didática enfatizava a suavidade e a adequação aos ritmos de aprendizagem, sendo considerado precursor da concepção de escola como espaço de acolhimento e desenvolvimento harmonioso.
Esta análise evidencia como Comenius antecipou princípios educacionais democráticos, combinando acesso amplo à educação com excelência pedagógica - legado que continua a inspirar reflexões sobre equidade e qualidade no ensino.